64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: OS CONDICIONANTES DO AMBIENTE ESCOLAR
Luciana Leal Barros 1
Ana Caroline Silva Sardinha 2
Márcia Pereira Sousa 3
Benedito Souza Filho 4
1. Curso de Ciências Sociais- UFMA
2. Curso de Ciências Sociais- UFMA
3. Curso de Ciências Sociais- UFMA
4. Prof. Dr/ Orientador- Depto.de Sociologia e Antropologia- UFMA
INTRODUÇÃO:
Com o intuito de compreender as particularidades do ‘ambiente escolar’, o modo como este se apresenta e os ritos inerentes a instituição Escola, desenvolveu-se este trabalho com base nas reflexões teóricas realizadas nas reuniões do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, e as vivências em sala de aula dos bolsistas. Tendo em vista a conjuntura atual, onde se observa a demanda crescente por professores da disciplina e de metodologias de ensino, novas e eficazes, capazes de atrair a atenção dos alunos e transmitir adequadamente os conteúdos da Sociologia, é imprescindível conhecer a dinâmica de funcionamento dessa disciplina nos estabelecimentos de ensino. Com essa orientação, e partindo das experiências nas salas de aula nas escolas Humberto de Campos e Manoel Beckman, localizadas na cidade de São Luís do Maranhão, as autoras deste trabalho buscaram perceber os elementos teóricos no dia-dia nos estabelecimentos de ensino, identificando como se constituem as relações entre os diferentes atores sociais nas escolas, como a rotina de sala de aula pode interferir no ensino de Sociologia e como este espaço de troca de conhecimento se torna fator decisivo na trajetória e no sucesso escolar do aluno.
METODOLOGIA:
Trabalho elaborado a partir de reflexão teórica, análise bibliográfica, além de informações levantadas por entrevistas com professores e gestores das escolas e ainda através da observação participante em sala de aula, nas escolas Humberto de Campos e Manoel Beckman, em períodos diferenciados (6 meses e 1 mês, respectivamente). A partir das informações levantas realizou-se a classificação e análise dos dados relativos ao ambiente escolar. A partir da análise das informações foi possível conhecer a dinâmica desses estabelecimentos e pensar novos modos de atuação do profissional de sociologia levando em consideração a rotina de sala de aula e como essas relações cotidianas podem interferir na trajetória e no sucesso escolar do aluno.
RESULTADOS:
O esforço em problematizar e compreender o cotidiano e rotinas escolares à luz das teorias sociológicas reflete empenho das autoras em (re)pensar a realidade atual e de futuros professores de sociologia. Nesse cenário emerge a demanda por novas metodologias de ensino, eficazes do ponto de vista metodológico e atraentes para tornar os temas abordados em aula interessantes aos alunos, atraindo-os para o debate da realidade social. Ao caracterizar o contexto do ‘ambiente escolar’ e das relações entre os atores sociais (alunos,professores,gestores) realizamos a interpretação desse quadro social e relacional, para identificar, com base na teoria, elementos que comporiam a noção de boa escola, bom professor, e entender os fatores que podem ser apontados como determinantes para o (in)sucesso escolar. Os elementos levantados pelas observações revelam que o ambiente escolar, as relações entre os atores sociais, bem como as metodologias e temáticas utilizadas não só na de disciplina sociologia funcionam como determinantes para orientar a trajetória dos alunos. Essa reflexão é importante, pois ao conhecer os fatores que interferem no cotidiano dos estabelecimentos e no desempenho do alunado é possível sugerir orientações ao desenvolvimento de metodologias de trabalho e apoio aos discentes.
CONCLUSÃO:
A partir das informações coletadas e das reflexões realizadas infere-se que o ambiente escolar orienta, em certos aspectos, o ensino da sociologia no ensino médio, posto que as temáticas trabalhadas por essa disciplina são indissociáveis da realidade cotidiana e diretamente afetada por elas. A compreensão do ambiente escolar, em diversas perspectivas, das estruturas escolares e as relações criadas nesses ambientes permite antever os tipos de interferência que podem se dar na prática do ensino da Sociologia, implicando muitas vezes nos resultados finais obtidos pelos alunos.
Palavras-chave: Ambiente e rotina escolar, Metodologia de ensino, Sucesso escolar..