64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 4. Sociolinguística
UM ESTUDO SEMÂNTICO-LEXICAL DA JUÇARA, NO DISTRITO DE MARACANÃ – MA
Ana Carla Gomes Morais 1
Maria Natalia Cavalcante da Silva 1
1. Profa. Dra./ Orientadora Conceição de Maria de Araujo Ramos - Depto de Letras - UFMA/ Projeto ALiMA
INTRODUÇÃO:
Para o conhecimento de uma comunidade, faz-se necessário o estudo de sua língua, que está intimamente relacionada com o contexto cultural. Nessa perspectiva, este estudo é uma investigação do universo linguístico-cultural da juçara no Distrito de Maracanã, município de São Luís, capital do Maranhão. A escolha do local se deve à grande incidência de várzeas e igarapés que compõem o ambiente propício para a presença da Euterpe edulis Martius, palmeira típica da floresta Atlântica que produz um fruto denominado, no Maranhão, de juçara. Devido à expressiva presença da juçara nesse distrito, ocorre anualmente uma manifestação cultural conhecida por “Festa da Juçara”, que se caracteriza por fortalecer as tradições culturais e a identidade local da comunidade, tendo também um caráter educativo no sentido de conscientizar a população sobre a importância do produto, que é fonte de renda para muitas famílias. O objetivo da pesquisa é elaborar um glossário do universo da juçara, com ênfase nos termos que nomeiam o processo de coleta/extração do fruto, os instrumentos utilizados para sua coleta e para a preparação do vinho da juçara, bem como as partes da palmeira.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa está baseada nos princípios teórico-metodológicos da Sociolinguística e da Socioterminologia. O corpus da pesquisa é proveniente do Distrito de Maracanã, local de grande produção e consumo da juçara e seus derivados. Os dados foram colhidos por meio da aplicação de um questionário semântico-lexical a doze pessoas pertencentes à comunidade. O questionário é composto por vinte e cinco questões, relacionadas com a coleta/extração do fruto, os instrumentos utilizados para sua coleta e para a preparação do vinho da juçara, e como as partes da palmeira. Os sujeitos da pesquisa são moradores da comunidade, que trabalham com a juçara há pelo menos cinco anos, são homens e mulheres maiores de 18 anos.
RESULTADOS:
O glossário dos termos do universo da juçara é o produto final da pesquisa. Desse glossário, cuja estrutura compreende termo-entrada + categoria gramatical + definição + contexto (em alguns casos), foram selecionados alguns termos, a título de ilustração, como apresentado a seguir:
Gamela: s.f: vasilha de madeira com formato circular utilizada para pôr a juçara depois de amassada durante o processo de produção do vinho.
Peia: s.f.: instrumento feito da palha da palmeira com formato circular utilizado nos pés que serve para facilitar a subida da pessoa à palmeira para colher o fruto.
Pilão: s.m: peça de madeira de extremidade arredondada que serve para socar a juçara para obter a polpa para a produção do vinho.
Tona: s.f: casca de cor amarela que envolve o cacho da juçara e que é usado também para artesanato.
CONCLUSÃO:
Observa-se que o estudo do léxico de um determinado grupo permite perceber fatos de sua história, meios de vida, visão de mundo, uma vez que o léxico mantém uma estreita relação com a história sociocultural da comunidade que o emprega. Baseado nesta ideia, esta pesquisa buscou, por meio do estudo do sistema semântico-lexical concernente ao universo da juçara, identificar as marcas linguísticas da comunidade, bem como contribuir para o registro dessa “língua(gem) especializada” utilizada por esse grupo social, o que, de certa forma, contribui para um melhor conhecimento da diversidade do português falado no Maranhão.
Palavras-chave: Léxico, Glossário, Juçara.