64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A CRIANÇAS: O ESTUDO DE CASO DA COMUNIDADE DE RIO DOS CACHORROS, SÃO LUÍS, MA.
Márcia Fernanda Pereira Gonçalves 1, 1
Maria do Perpetuo Socorro Barbosa Gomes 1,2
Diomar Guterres Filho 1,3
Jainara Santos Albuquerque 1,4
1. ProfªMa./ Instituto Florence de Ensino Técnico
2. Coordenadora Geral/ Instituto Florence de Ensino Técnico
3. Coordenador/Instituto Florence de Ensino Técnico
4. Discente/ Instituto Florence de Ensino Técnico
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental pode trazer aportes significativos para a formação da conscientização socioambiental na sociedade pós-moderna. O foco tridimensional e holístico dos princípios desse alternativa educacional são elementos essenciais para o equilíbrio e conservação dos recursos naturais. A Educação Ambiental representa um campo do conhecimento relativamente recente, com uma presença eminente de pressupostos teóricos, epistemológicos, onde a aplicação de projetos direcionados a comunidade facilita o processos de ensino aprendizagem. Desde o ano de 2009, está sendo desenvolvido um projeto de E. A. numa comunidade Rio dos Cachorros, situada no perímetro rural do município de São Luís. O estudo se justifica por apresentar resultados notórios junto as crianças envolvidas no projeto.
METODOLOGIA:
Para idealização do projeto foi utilizado o método indutivo, que é aquele em que se utiliza a indução, ou seja, o processo mental em que se partindo de dados particulares. São efetuados mensalmente oficinas de reciclagem, reutilização de materiais, compostagem, teatro, trilhas de monitoramento nas áreas de conservação da área de abrangência do projeto. Todas as atividades são embasadas por arcabouços teóricos, através de levantamento de material bibliográfico.
RESULTADOS:
O trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar crianças a construírem uma consciência global das questões ligadas ao ambiente assumindo posições com valores referentes a sua proteção e melhoria. Em relação aos aspectos críticos, abragem a educadores e educandos, onde ambos são estimulados a uma nova formação da consciência ambiental criticando os elementos espaciais, a ação antrópica, a interferência capitalista e as políticas públicas vigentes. Nas atividades de E. A. efetuadas na comunidade de Rio dos Cachorros os resultados foram positivos tanto nas crianças que participam diretamente do projeto quanto em suas famílias. Um ano após o início das atividades do projeto ações sustentáveis são observadas na comunidade. A fabricação de sabão e sabonete com óleo de cozinha saturado, compostagem caseira e a confecção de artesanato com jornais e pet. Outro evento que chamou a atenção na comunidade foi a diminuição da caça e o respeito ao período de reprodução do caranguejo, atividades tradicionais na comunidade.
CONCLUSÃO:
A Educação Ambiental, pode ser considerada uma prática recente, e que modestamente adquire espaço nas escolas, centros comunitários, ONG’s e em diretrizes políticas, por ser uma assunto de interesse cultural, social, e econômico. O processo de desenvolvimento deste ramo do conhecimento humano revitalizou questões como a extração mineral, vegetal ou mesmo de subsistência, onde o homem atua como agente transformador do espaço, sendo um dos indicadores de impacto ambiental. A formação da consciência ambiental deve ser considerada com uma construção social, onde a educação ambiental se torna primordial, não apenas no desenvolvimento da percepção ambiental, mas do cidadão critico e analítico. No caso da comunidade de Rio dos Cachorros, o projeto de educação ambiental desenvolveu ações sustentáveis na comunidade, comprovando que as ações socioeducacionais são aliadas na conservação dos recursos naturais.
Palavras-chave: Educação Ambiental., Crianças., Rio dos Cachorros..