64ª Reunião Anual da SBPC |
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil |
EMPRESAS ASFÁLTICAS E SEUS CAMPOS VIRTUAIS: A RELAÇÃO CIMENTO ASFÁLTICO E ASFALTO DILUÍDO DE PETRÓLEO ALIADA ÀS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. |
Adeilton Feitosa da Silva 1 Fábio Júlio Melo da Silva 1 Maria Mirelle Cassimiro dos Reis 1 Priscilla dos Santos Borges 1 Rogéria Mendes Nascimento 2 Tatiana Simões e Luna 3 |
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife 2. Profa. Ma./ Orientadora - IFPE, Campus Recife 3. Profa. Ma./ Orientadora - IFPE, Campus Recife |
INTRODUÇÃO: |
Sabendo que a construção cívica vem como novo catalisador para a economia do Brasil e estruturando-se no fato de que, no mundo globalizado, a sustentabilidade e a qualidade assumem caráter prioritário, foi considerada a relação existente entre os materiais derivados do petróleo, utilizados no meio civil, a conscientização ambiental e algumas normas definidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Ancorados nos trabalho de Bauer (1979), Suzuki (2011), Araújo Jr. et al (2008) e Bernucci et al (2008), foram escolhidos o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) e o Asfalto Diluído de Petróleo (ADP) como pilares da pesquisa, introduzindo-se, nesse contexto, uma investigação crítica sobre a presença ou não, nos sites das vinte empresas que são integradas à Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Asfaltos (ABEDA), de especificações determinadas pela ANP, bem como o compromisso das mesmas com o desenvolvimento sustentável. Torna-se de extrema relevância o estudo e a análise dessas empresas, visto que o mercado civil se encontra em crescente ascensão, podendo assim oferecer uma maior qualidade e satisfação para os consumidores, se essas empresas estiverem dentro de um padrão de qualidade. |
METODOLOGIA: |
A metodologia utilizada foi constituída de pesquisa quantitativo-descritiva tendo como corpus de análise os sítios virtuais da ABEDA e de suas empresas associadas, bem como as resoluções da ANP n°19 de 11/06/2005 e os regulamentos técnicos n°3 de 2005 (para o CAP), n°30 9/10/2007 e n°2 2007 (para o ADP). Foram estabelecidos como elementos da análise as informações disponibilizadas nos campos virtuais das empresas. Para a realização do trabalho, observaram-se os seguintes aspectos: especificações técnicas de caracterização para cada material (Penetração, Ponto de Amolecimento, Ponto de Fulgor, Viscosidade SayboltFurol/Brookfield, Solubilidade em Tricloroetileno e Ductilidade, para CAP; e, Percentagem de água, Viscosidade a 60°C, Ponto de Fulgor, Resíduo a 360°C, quantidade de betume, e ductilidade a 25°C, para ADP), sejam elas para os tradicionais ou modificados; qualidade em certificados (ISO 9001, ISO1400 e OSHAS 18001); projetos voltados para a conscientização ambiental; e, desenvolvimento em tecnologias dos próprios centros e laboratórios das empresas e parceria com universidades. A análise propriamente dita parte da criação de tabelas quantitativas a partir dos dados coletados com posterior comparação entre as empresas que disponibilizam ou não as informações referidas. |
RESULTADOS: |
Em relação às informações divulgadas sobre o CAP, a partir do levantamento feito em seus campos virtuais, constatou-se que 20% das empresas deixam acessíveis tais informações. Além disso, nem sempre essas aparecem compactadas em arquivos livres para downloads. Para os CAPs modicados, 70% das empresas deixam pelo menos uma especificação faltando, sejam informações no site sejam para downloads. As mesmas exigências são dirigidas para o ADP, e apenas 10% das empresas disponibilizam todas as informações técnicas solicitadas. Quanto aos investimentos em inovações tecnológicas, 45% buscam novas formas de produção através de centros de desenvolvimento administrados pelas mesmas e, em alguns casos, com o suporte de universidades. A respeito da conscientização ambiental para com os materiais, é notória a falta de referências, em seus campos virtuais, aos projetos que visam diminuir os impactos causados por seus produtos e seus meios de produção. Poucas são as que possuem ISO (30%), entretanto, verificou-se que a maioria tenta se enquadrar ou já se enquadrou em diversos requisitos de excelência para a efetiva certificação. Outras empresas não possuem ao menos um sítio oficial. |
CONCLUSÃO: |
Delineados os pressupostos pesquisados e confrontados com a realidade virtual das empresas, verificou-se que a total divulgação das especificações caracterizadoras dos materiais tradicionais e modificados, apoiadas na resolução, é a diferenciação das estratégias de marketing das empresas asfálticas, constatando-se uma heterogeneidade de contemplação de informações entre as mesmas. Como o CAP e ADP são derivados de petróleo e uns dos componentes do asfalto, embora no todo sejam uma pequena fração, têm impactos significativos no desempenho dos pavimentos. É importante também a divulgação de considerações e projetos na execução de trabalhos voltados ao desenvolvimento de produtos modificados, fazendo correlações em inovações tecnológicas objetivando a diminuição do esgotamento de uma fonte não renovável que é a sua matéria-prima, para que agreguem valor perceptível ao público especializado. |
Palavras-chave: Cimento Asfáltico de Petróleo, Asfalto Diluído de Petróleo, ABEDA. |