64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
Determinação das propriedades tensoativas de óleos regionais
Roberto da Silva Barbosa 1
Geraldine Angélica Silva Nóbrega 2
1. Dicente/ Pesquisador - Depto de Petróleo e Gás - IFBA
2. Profa. Dra./ Orietadora - Depto de Petróleo e Gás - IFBA
INTRODUÇÃO:
O Objetivo deste projeto consiste na síntese de tensoativos iônicos utilizando oleaginosas regionais a fim de determinar suas propriedades tensoativas na aplicação de processos de separação água-óleo, determinação da concentração micelar crítica, balanço Hidrofílico-lipofílico, através do estudo da solubilidade das fases, índice de saponificação.
METODOLOGIA:
Reação de saponificação: A primeira etapa do trabalho consiste em sintetizar os tensoativos de óleos oriundos da região do recôncavo e de outras partes do país, sendo estes: pindoba, mamona, licuri e soja. A reação de saponificação utiliza hidróxido de sódio como sendo a base forte, álcool metílico, água destilada, óleo atuando como ácido graxo e um rotavapor com temperatura em 100° C, todas as substancias a uma proporção que se atinja a reação. Esta produzirá um sabão, uma substância que através do óleo álcali ou também conhecido por reação de gorduras, tem sua produção. E com o aumento da superfície de contato do sabão, tornando em pó, obtendo o sal. Com a saponificação concluída tem-se o óleo de pindoba saponificado (OPS), óleo de mamona saponificado (OMS), óleo de licuri saponificado (OLS) e óleo de soja saponificado (OSS).
Obtenção dos Sistemas Microemulsionados: Após sintetizar os tensoativos a etapa que se segue corresponde à construção dos diagramas de fases. A formação dos sistemas microemulsionados é feita através de uma mistura de tensoativo, cotensoativo composto polar e apolar. As obtenções de testes qualitativos de micibilidade são feitos através de titulação volumétrica do tensoativo no composto apolar. O ponto de viragem (delimitação da região de miscibilidade) é determinado pelo aspecto translúcido e homogêneo que sucede ao aspecto turvo, sob agitação.
RESULTADOS:
Saponificação do óleo:
De acordo com o procedimento de saponificação foi realizado a reação com o óleo de licuri e dendê e este foi utilizado como tensoativo para o estudo dos diagramas de fases.
Diagrama de fases:
A fim de estudar o comportamento do óleo saponificado em presença de aguarrás, água e n-butanol, foi construído o diagrama de fases para a temperatura ambiente. A região acima da curva no diagrama ternário corresponde à região de Winsor IV mais a presença de tensoativo sólido, ou seja, uma fase em que o tensoativo ainda não foi completamente soubilizado. A região abaixo da curva corresponde à região de completa solubilização do tensoativo nas fases, Winsor IV.
CONCLUSÃO:
Com base no diagrama de fases pseudoternário, podemos observar que a região de microemulsão (Win IV) é influenciada pela concentração de tensoativo. O tensoativo a altas concentrações precisa de maiores quantidade de água para a sua completa solubilização. À medida que a concentração da mistura da razão de tensoativo e contensoativo vai diminuindo verifica-se que uma menor quantidade de água é necessária para solubilizar a fase Win IV+S e assim chegar na fase de Win IV (microemulsão).
Palavras-chave: tensoativos, diagrama de fases, microemulsão.