64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
Pentecostalismo e Redes Sociais em favelas de Campos dos Goytacazes.
Michelle Piraciaba Araújo 1
Wania Amélia Belchior Mesquita 2
1. Lab. de Estudo da Sociedade Civil e do Estado, UENF
2. Profa. Dra./Orientadora – Lab. de Estudo da Sociedade Civil e do Estado, UENF
INTRODUÇÃO:
Num contexto de retratação das políticas sociais e de precarização do trabalho e desemprego, O segmento religioso evangélico tem apresentado dinamismo em suas estratégias e ações na sociedade brasileira. Desta forma, a problemática da pesquisa se refere ao fato de que as igrejas pentecostais vão além do serviço religioso. Elas, com suas habilidades de evangelização, conseguem criar respostas imediatas aos problemas de seus fiéis, atenuando assim, os problemas de integração social. Nesse sentido, trabalhando para além da fronteira religiosa, os evangélicos constroem redes de proteção social que ajudam no enfrentamento da situação de pobreza de seus prosélitos. Considerando as ações pentecostais, tais fenômenos são observáveis junto aos moradores das favelas do município de Campos dos Goytacazes que vivenciam processos de criminalização e estigmatização social, por viverem em território marcado pela violência e discriminação encontrando, portanto, dificuldades de serem reconhecidos na cena pública como sujeitos legítimos dos direitos de cidadania.
METODOLOGIA:
A metodologia dessa pesquisa é de caráter qualitativo, na qual três favelas de Campos dos Goytacazes foram selecionadas de acordo com suas características socioeconômicas e das condições de vida de seus moradores. De acordo com o cronograma da pesquisa foi realizado a identificação das denominações pentecostais nas três favelas focalizadas na pesquisa. Ainda que o foco fossem as referidas favelas, no decorrer do desenvolvimento da pesquisa, o campo de atuação foi devidamente ampliado, e hoje já estamos em outros bairros da cidade, onde as igrejas contatadas realizam algum tipo de trabalho comunitário em favelas situadas próximas a elas. Também realizei trabalho de campo que envolve participação nos cultos com intuito de observar e compreender ações de instituições pentecostais. Além da preparação do diário de campo, através de observações e conversas informais, serão efetivadas ainda entrevistas semi-estruturadas com diretores e pastores de instituições religiosas e sócioassistenciais pentecostais.
RESULTADOS:
São nas redes sociais que a via religiosa ganha destaque, construindo vínculos associativos tendo como alcance as camadas mais pobres. Essas redes evangélicas acabam servindo como apoio para o enfrentamento das dificuldades sociais, espirituais e, principalmente, econômicas. As redes, junto com a igreja, trazem a perspectiva de viver. A partir desse momento o indivíduo passa a frequentar a igreja, mas falta a ele o acesso a bens e serviços e um trabalho que não esteja relacionado ao tráfico de drogas. Como os moradores de favela sofrem discriminação e são estigmatizados por viverem sob uma ordem violenta permanente, esse fato acaba prejudicando na obtenção de emprego fora da favela. Desta forma, as redes trabalham na mediação ao acesso a ações e serviços do Estado e também no mercado de trabalho. As relações que a igreja estabelece ajudam nos circuitos de trocas, na qual circula dinheiro, benefícios afetivos, comida, informações sobre trabalho, cuidado com os filhos de mães que trabalham fora e também ajuda em casos de doença. Assim, pode-se concluir que as redes evangélicas, com todos seus circuitos de troca, ajudam na diminuição do isolamento social por parte dos moradores favelados em relação ao restante da cidade, buscando, então, a noção de pertencimento nas comunidades.
CONCLUSÃO:
Durante as incursões ao campo de pesquisa foi constado uma forte presença de igrejas pentecostais e neopentecostais no interior das favelas de Campos. Todas elas se utilizam de práticas assistencialistas para com seus respectivos membros, como forma de ajuda mútua, pois as próprias pessoas dos templos evangélicos colaboram com doações principalmente de alimentos e vestuário, ou então, arrecadam mensalmente doações para manutenção de um fundo para casos de ajuda emergencial. Portanto, todas as igrejas pentecostais pesquisadas estabelecem redes de proteção que servem para o enfrentamento dos problemas sociais vividos pelos moradores de favela. Desta forma, o estudo mostra que as redes nas favelas enfatizam o aumento de auto-estima, o impulso empreendedor no indivíduo e fomentam a ajuda mútua por meio de laços de confiança e fidelidade. Além disso, os pentecostais, a partir dos seus vínculos de sociabilidade, trabalham no processo de evangelização e conversão dos traficantes. Assim se confirma a importância e existência destas redes evangélicas que contribuem para o enfrentamento das condições de vulnerabilidade e as associações a criminalidade violenta dos moradores de favelas, assim como o próprio território favelado.
Palavras-chave: Religião, Pentecostalismo, Redes Sociais.