64ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 1. Aqüicultura
ANÁLISE FÍSICO-HÍDRICAS DO SOLO PARA SISTEMA AQUÍCOLA NA MICRORREGIÃO DE CASTANHAL-PA
Geovanna Letícia Oliveira Tenório 1
Gleika Tamires Jordão dos Reis 2
Cícero Paulo Ferreira 3
1. Tecnologia em Aquicultura – IFPA/Campus Castanhal
2. Tecnologia em aquicultura – IFPA/Campus Castanhal
3. Prof. Dr./ Orientador - Diretor de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação Tecnológica e Extensão – IFPA/Castanhal
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que o solo é resultante basicamente da degradação de rochas e da decomposição de restos vegetais e animais, sendo de fundamental importância comportamento de um ecossistema, tendo para a aquicultura enorme importância, já que o mesmo é responsável pelas características químicas da água, fornecendo elementos que irão primariamente apontar a sua qualidade, além dos subsídios físicos fundamentais quanto à escolha do local, implantação e manejo dos tanques de criação.
Sabe-se que um dos principais gargalos atualmente na aquicultura é a perca de água por infiltração, logo o presente estudo teve como objetivo analisar se o solo da região tem um potencial para a construção de tanques escavados.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Pará- Campus Castanhal-PA. Em um terreno escavado com medidas de 40mx80m, onde se coletou cinco amostras de solo, das quais foram retiradas quatro amostras nas extremidades do terreno, e uma no centro do mesmo com profundidade de 10cm, misturou-se a mesma até ficar homogênea. Foram avaliados os seguintes parâmetros; Densidade do Solo; Densidade de Partículas; Porosidade Total; Para o Teste de Infiltração, utilizou-se de métodos anel duplo, verificando o tempo (h) e a quantidade de água infiltrada em mm (h) no período de três horas (10:00 h às 13:00 h), 5-121; 5-4,8; 10-36; 10-23,4; 15-37,6; 15-0,8; 30-19,2; 30-1; 30-0,8 e 30-18,6; respectivamente. Os anéis de ferro com altura de 25cm (40 e 20cm diâmetro) foram cravados no solo na posição que corresponderá à cota do fundo dos viveiros, onde foram cravados no solo a uma profundidade ao redor de 8 a 10 cm, ficando o anel menor posicionado bem no centro do anel maior. O espaço entre o anel maior e o menor foi preenchido com água, para induzir a formação de uma frente molhada no solo. Em seguida, foi introduzida água dento do anel menor. Uma régua é colocada no interior do anel menor e a infiltração mm foi anotada a intervalos de tempo igualmente espaçados.
RESULTADOS:
A densidade do solo é influenciada pelo volume dos espaços (poros) presentes no solo, através do estudo da análise do solo obtiveram-se os seguintes resultados através das fórmulas Densidade do solo =m/v - Ds=1,58g/cm³; Densidade de Partículas é dada por Dp= peso / vol. do álcool- Dp=2,25g/cm3; Porosidade Total Pt=1-(ds/dp) - Pt=40%. Apresentando características satisfatórias para a atividade de piscicultura.
No estudo da velocidade de infiltração de água no solo foi determinado à equação potencial de Kostiakov, denominada de equação básica de infiltração do tipo potencial, em que foi determinado com auxílio do Software Excel. Onde os níveis de infiltração tenderam há uma estabilidade considerando-se assim o solo da região com potencial para a implantação de viveiros aquícolas.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos através do teste de infiltração demonstraram uma inconstância nos níveis de infiltração nos períodos verificados tendendo para estabilidade, tempos em que foram verificados, onde houve um acréscimo e decréscimo. A partir do cálculo do potencial de infiltração, verificou-se que ocorreu uma estabilidade na infiltração, de acordo com o decorrer do tempo obtendo assim resultados satisfatórios, para desenvolvimento da aquicultura na microrregião.
Palavras-chave: Análise de solo, Físico-hidrica, Infiltração.