64ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
GANHO DE RESISTÊNCIA FÍSICA DE MEMBROS INFERIORES COM INTERVENÇÃO AGUDA POR ACUPUNTURA.
Patrícia Corrêa Pereira 1
Sandra Mara Silvério Lopes 1
Maria Paula Gonçalves da Mota 1
1. Universidade Tras-os-Montes de Alto Douro - UTAD (Portugal)
INTRODUÇÃO:
A acupuntura tem um histórico filosófico e de tratamento de mais de 5 mil anos, onde preconiza a harmonia dos fenômenos da natureza, ambiente e homem, e a relação entre eles, no seu poder de auto-regulação.
Há carência de pesquisas científicas avaliando a aplicabilidade da acupuntura na área desportiva. Observando este fato e a possível extensão de seus resultados a grupos de indivíduos atletas e não atletas, motivou a elaboração desta pesquisa, a qual tem como objetivo avaliar possíveis melhoras no ganho de performance de resistência em membros inferiores (MMII) de indivíduos sadios, fisicamente ativos, com a aplicação da acupuntura.
METODOLOGIA:
Foram avaliados vinte indivíduos, sadios, praticantes de atividades físicas regulares em academia (2 vezes por semana), na faixa etária entre 20 a 35 anos, ambos os sexos. Foi distribuído de maneira aleatória, por sorteio, os indivíduos em dois grupos: Grupo Teste, que recebeu uma única aplicação(aguda) de acupuntura sistêmica nos seguintes acupontos: E36, BP6, VB34, BP10, e um outro Grupo Controle, recebeu acupuntura “shan”, que caracteriza a uma zona/ponto no corpo que não corresponde a ponto de acupuntura. Caracterizando assim uma pesquisa “duplo cego”, onde nenhum dos participantes soube a qual grupo pertence, bem como um avaliador convidado. A aplicação foi realizada por especialista em acupuntura. Para fins de avaliação do antes e depois, foram realizados dentro do limite de cada individuo uma série de agachamentos no período de 1 minuto, conhecidos como repetição máxima (RM), antes da acupuntura e 10 minutos após a sessão de acupuntura, em ambos os grupos. O tempo de agulhamento de cada um dos grupos foi igual e de 20 minutos.
RESULTADOS:
O grupo Teste teve um ganho de 11,4% a mais no número médio de agachamentos (repetições máximas) entre o momento do antes e do depois da intervenção, quando comparado a média do grupo Controle.
CONCLUSÃO:
A acupuntura aumentou o ganho de resistência física de membros inferiores, quando comparado a um grupo que recebeu acupuntura shan. Sugere-se a expansão de pesquisas desta natureza, incluso para indivíduos sedentários e atletas de alto nível, para verificar a representatividade de ganhos como os detectados na pesquisa.
Palavras-chave: Performance física, Acupuntura, Benefícios.