64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
A CULTURA POPULAR DO SERTÃO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Maria Cicera de Souza Guerra 01
1. Valdete Pereira de Sousa - SEST
INTRODUÇÃO:
A cultura popular nas últimas décadas vem sofrendo grande impacto na divulgação do acervo literário, entre os quais destacamos o cordel. A escola Fausto Pereira, localizada na área rural do distrito de Luanda do município de Serra Talhada, que se caracteriza como uma instituição inserida no processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva construtivista integrou no seu planejamento o estudo de pesquisa intitulado de: Intercâmbio Cultural: pesquisa na escola, a fim de desenvolver investigação na comunidade de Luanda, em diversas áreas do conhecimento, entre as quais destacaremos neste trabalho o gênero textual cordel. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 6º ao 9º ano, integrou diversos estudos no resgate da cultura popular e sua importância para o ensino da Língua Portuguesa.
Trabalhar com a literatura no gênero de cordel exige do professor e do aluno competência na leitura e na escrita. O ensino da língua utilizando o texto de cordel proporciona ainda novos horizontes sobre a escrita, sobretudo na utilização da produção de texto como meio para imprimir, fatos e casos, da vida real ou imaginária, além de inserir no contexto de ensino a diversidade da linguagem nas formas culta e popular.
METODOLOGIA:
A metodologia deste projeto foi aplicada numa perspectiva de trabalho de pesquisa de campo e bibliográfica, a fim de compreender a cultura popular, com o intuito de valorizar os poetas e cordelistas da localidade, tendo como finalidade primar pela produção de cordéis de forma eficaz, mostrando à população de Luanda e dos sítios vizinhos a importância da literatura de cordel em nossas vidas. Além de valorizar os poetas de Luanda, Serra Talhada.
Durante o decorrer das explanações foi possível utilizar vários recursos didáticos como: CARTAZES, TV, DVD, DATA SHOW para melhor fixar a exposição do tema trabalhado. Ainda contamos com um momento de reflexão com a palestrante socorro Duarte, professora da faculdade de formação de professores de Serra Talhada. A mesma abriu uma discussão com o tema à origem da literatura de cordel, onde alunos, professores e a gestora participaram assiduamente.
RESULTADOS:
É válido ressaltar que a poesia é um gênero literário que integra a razão e a emoção, além de estimular a criança o jovem e adulto a produzir textos, contudo a escola não valoriza a diversidade do gênero poesia, do mesmo modo que valoriza outros gêneros textuais, tais como: os textos informativos e didáticos.
CONCLUSÃO:
No decorrer do projeto foram encontrados resultados de aprendizagem significativos tanto para os docentes como para os discentes. As atividades desenvolvidas em sala de aula e nas aulas de campo resultaram nas participações efetivas na construção do conhecimento. Nesse contexto a pesquisa proporcionou melhor a compreensão sobre a literatura de cordel, no distrito Luanda zona rural de Serra Talhada. Além disso, deu oportunidade á comunidade de participar e permanecer neste processo de crescimento contínuo.
Palavras-chave: CULTURA, LEITURA, ESCRITORES.