64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 5. Histologia
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO MULTIMÍDIA PARA CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS EM HISTOTECNOLOGIA
Pedro Paulo de Abreu Manso 1
Luzia Fátima Gonçalves Caputo 1
Leonardo Perim 2
Genilton José Vieira 2
Barbara Cristina Euzebio Pereira Dias de Oliveira 1
Marcelo Pelajo Machado 3
1. Laboratório de Patologia – Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
2. Serviço de Produção e Tratamento de Imagens– Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
3. Dr. Orientador / Laboratório de Patologia – Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:
O histotécnico é o profissional técnico que executa as técnicas histológicas em laboratórios de anatomia patológica e histologia, em setores acadêmicos e de assistência à saúde. Geralmente, sua formação profissional se dá diretamente na bancada, ou seja, aprendendo com a prática, visto que a grande maioria dos cursos técnicos da área de saúde não contempla suficientemente essa disciplina. Isso pode promover a perpetuação de equívocos conceituais e metodológicos, os quais geram artefatos irrecuperáveis nos preparados histológicos. Cabe ressaltar que o diagnóstico histopatológico e conduta terapêutica, dependem diretamente da qualidade dos preparados histológicos produzidos. Outro fator limitante é a escassez de pessoal qualificado para formar esses profissionais, bem como de laboratórios equipados, que permitam demonstrar de maneira correta os procedimentos técnicos necessários. Além da carência de cursos que formem este tipo de técnico, há ainda dificuldade de encontrar material didático em português. De modo à diminuir essa lacuna, apresentamos neste trabalho a produção de material audiovisual que apresenta de forma sistemática e conceitual as principais etapas da técnica histológica utilizadas na rotina dos serviços de anatomia patológica.
METODOLOGIA:
A experiência didática do Laboratório de Patologia do Instituto Oswaldo Cruz, de mais de 25 anos de atuação na formação de técnicos de histologia, foi transposta para a produção de um material didático que desse suporte aos conteúdos ministrados em disciplinas específicas bem como servisse na formação continuada de profissionais já atuantes nos vários serviços de anatomia-patológica do Estado do Rio de Janeiro. Neste material, conceitos abstratos como os mecanismos de fixação, a base química das colorações, a forma correta de incluir vários tipos de tecidos, entre outros, foram cuidadosamente representados sob a forma de modelos e animações gráficas. Os procedimentos técnicos foram filmados em alta definição durante sua execução, ressaltando os conceitos que fundamentam as técnicas histológicas, apresentando dicas e ilustrando os artefatos mais comuns. Durante todo o trabalho foram contempladas as boas práticas de biossegurança e de gestão de resíduos pertinentes a cada etapa do procedimento histológico. Uma equipe multidisciplinar foi envolvida no desenvolvimento deste material, composta por profissionais com expertise em patologia, histotecnologia, gestão de resíduos químicos/ biológicos, biossegurança, animação computacional, edição de imagens e pedagogia.
RESULTADOS:
O material didático multimídia concebido e produzido sob formato de DVD é inédito, totalmente em português e contém mais de 80 minutos de vídeos, animações e modelos as seguintes etapas da técnica histológica: coleta de material para a análise histológica ou histopatológica, fixação e clivagem de tecidos; processamento , descalcificação, inclusão em parafina, microtomia, criomicrotomia, e colorações de rotina. Todo o conteúdo é apresentado de forma sequencial, com ênfase nos conceitos teóricos, na visualização das etapas e nos artefatos que podem advir de uma realização incorreta da técnica. A associação de imagens dos procedimentos aos conceitos que os fundamentam, deram significado às práticas dos profissionais que assistiram ao vídeo, da mesma forma que a visualização de profissionais corretamente paramentados pretende despertar a atenção para as normas de biossegurança. Até o momento, este material já foi apresentado em fóruns de discussão para especialistas com experiência na formação de técnicos em histologia, tendo tido impacto muito positivo e atendendo as expectativas da platéia. Este material didático parece, portanto atingir sua intenção de auxiliar no treinamento e capacitação em técnicas histológicas, passando agora a ser difundido por hospitais e escolas técnicas.
CONCLUSÃO:
Temos certeza que a produção deste DVD original impactará substancialmente na formação e aperfeiçoamento de profissionais da área de histotecnologia, refletindo diretamente na qualidade dos preparados histológicos por estes produzidos. Em decorrência disso, acreditamos que os serviços de anatomia patológica de instituições públicas e privadas, acadêmicas ou de assistência, serão beneficiados. Ainda, acreditamos que este material didático ajudará a sensibilizar estes profissionais a adotar condutas de mudança comportamental que impactem na qualidade do trabalho, na sua própria saúde enquanto trabalhadores e na preservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Histotecnologia, Ensino profissionalizante, Anatomia Patológica.