64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
CONTEXTUALIZANDO AS LEIS DE NEWTON ATRAVÉS DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES
Micaías Andrade Rodrigues 1
Gean Silva dos Santos 2
1. Prof. Mestre / Orientador – Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - UFPI
2. Bolsista PIBID, Departamento de Física - UFPI
INTRODUÇÃO:
Pietrocola (2004) afirmou que a ciência pode ser fonte de prazer e diversas outros trabalhos corroboram com isto (CARVALHO, 1999; SCHROEDER, 2007). A Física está muito distante dos alunos, quer pela matematização da mesma ou mesmo porque os alunos não conseguem visualizar os conceitos teóricos envolvidos ou mesmo por já suporem que a Física é difícil, pelo que já ouviram de colegas mais velhos que já haviam cursado esta disciplina anteriormente, entre outros fatores. A utilização de oficinas pedagógicas ou outras atividades lúdicas têm servido como um papel motivador para o aprendizado de disciplinas tidas como difíceis por parte dos alunos, tais como física e química. Neste trabalho abordaremos o ensino das leis de Newton através de brinquedos e brincadeiras populares, de forma que os alunos pudessem perceber que existe Física nas diversas situações da vida e entender de forma mais clara as três leis da mecânica. Além de servir para contextualizar a Física, esta pesquisa também tinha como objetivo resgatar um pouco da cultura dos brinquedos e brincadeiras populares, outrora realmente populares, apresentando-a para as turmas de alunos mais novos, especialmente os do Ensino Fundamental I.
METODOLOGIA:
No primeiro momento foram ministradas aulas tradicionais sobre as leis de Newton para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Como alguns destes encontraram dificuldades em visualizar onde ocorria cada uma das leis, foi proposto uma pesquisa para que os mesmos pudessem contextualizar as leis de Newton nos brinquedos e brincadeiras populares. Para isto, primeiramente os alunos listaram alguns brinquedos e brincadeiras populares, descrevendo as suas regras e/ou processo e materiais de confecção. Como muitos dos alunos não tinham conhecimento sobre brinquedos e brincadeiras populares, foram consultadas pessoas mais velhas (em geral pais, tios, avós, padrinhos e vizinhos), livros e internet. Após estes passos, os alunos se reuniram em trios e discutiram sobre os dados coletados e começaram a verificar a existência de conceitos de Física, em particular sobre as leis de Newton, percebendo que existe Física nas diversas situações da vida e entendendo de forma mais clara as três leis da mecânica. Após isto, compilaram as informações num volume que explicava os brinquedos e brincadeiras com o processo de construção, regras e leis de Newton envolvidas em cada um(a) deles(as) e disponibilizaram para as demais turmas conhecerem um pouco mais sobre a cultura popular pernambucana.
RESULTADOS:
No total os alunos listaram 13 brinquedos e 5 brincadeiras. O processo de construção desde as primeiras pesquisas até a compilação do produto final mostrou-se muito interdisciplinar, abordando questões relativas a português (elaboração de entrevistas, descrição dos brinquedos e regras, elaboração do trabalho escrito etc), à história (resgate de informações de diversas fontes, tanto documentais quanto humanas), à geografia (pessoas que vieram do interior brincavam de coisas diferentes das pessoas que sempre viveram na cidade), à sociologia e à antropologia (resgate de valores culturais locais) e especialmente à física, mostrando que a mesma está no dia-a-dia e que ela pode ser interessante, desde que compreendida como forma de explicar os fenômenos do mundo. As leis de Newton puderam ser amplamente discutidas e compreendidas, de maneira bastante diferente da que normalmente era apresentada aos alunos, gerando o prazer pela pesquisa, pela descoberta e comprovação dos conceitos aprendidos de forma teórica, porém de maneira mais prática e reflexiva.
CONCLUSÃO:
Este trabalho mostrou que podem ser utilizadas estratégias simples e de caráter interdisciplinar para lecionar conteúdos nos quais os alunos apresentam dificuldades. A pesquisa por meio de entrevistas e de leitura de livros e artigos de internet revelou-se uma ferramenta importante na construção de conceitos. O fato de trabalhar as leis de Newton partindo de brinquedos e brincadeiras populares foi proveitoso, pois, além de aprofundar os conhecimentos sobre estes conceitos científicos, também gerou um rico material que serve de consulta para alunos de séries anteriores conhecerem um pouco mais sobre as atividades de entretenimento que as crianças pernambucanas faziam para se divertirem, anos atrás, dando novas opções e possibilidades, estimulando o trabalho manual, criativo e o espírito de equipe.
Palavras-chave: Leis de Newton, Brinquedos populares, Resgate da cultura popular.