64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
BERTOLEZA, RITA BAIANA E POMBINHA: DA SUBMISSA À RECATADA NA OBRA O CORTIÇO DE ALUÍZIO AZEVEDO
Juliana Ramos Santiago 1
Cyntia Clemente Silverio da Silva 1
Emilson Pereira dos Reis 1
Thanays Cardoso dos Santos 1
Fabrício Pereira da Silva 1
Maria das Graças Silva 2
1. Educandos / Centro de Ensino Thales Ribeiro Gonçalves
2. Profa. Esp./Orientadora - Centro de Ensino Thales Ribeiro Gonçalves
INTRODUÇÃO:
O projeto de pesquisa apresentado neste resumo está inserido no contexto das práticas de leituras dos alunos do ensino médio, através da obra literária O Cortiço de Aluízio Azevedo, que tem como característica a estética do Realismo/Naturalismo no Brasil, a vida e a sociedade carioca em 1890. O estudo focaliza através da narrativa, alguns personagens femininos como: Bertoleza, Rita Baiana e Pombinha; com o intuito de analisar sobre as relações sociais e as condições do papel dessas personagens da camada popular nos fins do século XIX no Brasil; as quais eram caracterizadas como um objeto de futilidade, submissa ou como um animal, sem consciência dos seus próprios atos, à luz dos teóricos como: Coutinho (2002), Ribeiro Junior (2003) e Foucault (2002).
METODOLOGIA:
Pesquisa bibliográfica de abordagem interdisciplinar através da disciplina Sociologia e da Literatura, realizado no Centro de Ensino Thales Ribeiro Gonçalves no município de Caxias-MA; com um universo de 70 alunos da 1ª série do ensino médio, correspondendo a 20% desse alunado. Para tanto, utilizou-se o método comparativo, por permitir refletir acerca das relações existentes entre a comparação e a explicação nas abordagens clássicas das teorias sociológicas. Tendo como estratégias de execução dessa pesquisa: leitura individual, alunos monitores para auxiliar nos círculos de discussões a respeito da obra O Cortiço, destacando o comportamento e o modo de vida de alguns personagens femininos como: Bertoleza, Rita Baiana e Pombinha; enfoque do naturalismo cuja concepção de vida resulta da atuação hereditária e do ambiente; análise do filme O Cortiço, tecendo paralelo entre este e o romance em discussão; entrevista semi-estruturada com um número de 30 mulheres da comunidade escolar, sobre a obra em questão e o papel da mulher no atual contexto social e seminário aberto a comunidade escolar sobre a obra discutida.
RESULTADOS:
Refletiu-se que a política socioeconômica relatada no romance e principalmente em alguns personagens femininos, só enfatizam as idéias dominantes da época, permeada das antigas tradições e costumes que colocavam a mulher submissa ao homem. As personagens por esse trabalho analisadas, por exemplo, Rita Baiana e Bertoleza, duas mulheres totalmente diferentes uma da outra, trazem consigo os fortes traços do Realismo/Naturalismo; vivem em ambiente degradado e não são mulheres idealizadas, pois Bertoleza era escrava, sua vida era condicionada ao meio físico e social; Rita Baiana era bonita e sensual, gostava de ter sua própria autonomia; enquanto que Pombinha, era considerada a flor do cortiço, casa-se, porém, se descobre lésbica, se separa e vive um caso amoroso com a meretriz Leónie, uma prostituta rica. Percebeu-se ainda, que há divergência entre a obra e o filme, este apresenta cenas que fogem da realidade do romance, porém é um excelente meio de conseguir o interesse dos alunos, mesmo não sendo o objetivo principal da pesquisa. Quanto às entrevistas realizadas sobre o romance e o papel da mulher na atual sociedade, chegou-se a conclusão que a exclusão social feminina é secular e ainda perdura nos dias atuais.
CONCLUSÃO:
Acredita-se que a proposta desse trabalho de incentivo a leitura por meio da literatura através da disciplina Sociologia, criou-se, mecanismos para que os alunos desenvolvessem o hábito da leitura. Além de fomentar reflexão crítica acerca de personagens femininos na obra O Cortiço de Aluízio Azevedo (1890) desde a república velha no Brasil aos dias atuais. Enfim, estudar O Cortiço fez perceber a construção dos espaços sociais e as diversas experiências urbanas vivenciadas pelas mulheres naquela época; a obra em questão deixa claro o lugar em que socialmente a mulher deveria estar: de submissão, de recato, de delicadeza, de fragilidade; atendo-se ao papel de esposa exime: passiva, carinhosa e excelente educadora, transmitindo as regras que a sociedade da época privilegiava. Dessa maneira houve uma melhor compreensão sobre essa realidade e a realidade atual.
Palavras-chave: Leitura, Literatura, Mulher.