64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
POLITICA DE DOAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Irlana Dias Vidal 1
Italo Boldro Gomes 1
Daniele Lopes Sampaio 1
Darlene Correa 1
Pamella Raquel Assis de Andrade 1
Patricio Moreira de Araújo Filho 2
1. Curso de Administração – Faculdade do Maranhão – FACAM
2. Prof. Dr. /Orientador – Curso de Administração – FACAM
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho pretendemos desenvolver um estudo que propicia identificar mecanismos para aplicação da política de doação das empresas brasileiras, haja vista que há dispositivos em Lei que favorecem tais práticas. Estas empresas apóiam as instituições educacionais públicas e privadas, bem como institutos de pesquisas externos, especialmente nas áreas de ciências naturais e engenharia, ou seja, educação e ciência, promovendo o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. Por outro lado, mostraremos que os ganhos auferidos nestas práticas superam expectativas e fortalecem a relação da empresa com a sociedade.
METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho foi dimensionado uma amostra não probabilística tendo por base um universo de empresas, de pequeno porte, cadastradas no Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE). As análises foram conduzidas sobre uma amostra de dez empresas que declararam ações de doação no ano de 2010. Para tanto os dados coletados foram selecionados e avaliados tendo por base as receitas liquidas das empresas e em seguida foi empregado o software STATA v.10 com o objetivo de realizar as simulações dos dados.
RESULTADOS:
Foi possível observar que 20% das empresas que comporão a amostra investiram 1,3% da receita líquida, 43% investiram 1,0%, 30% investiram 0,8% e 7% não foi possível mensurar a porcentagem. Evidenciamos que todas as empresas são comprometidas com ações de combate a fome e pobreza, porém 45% destas apóiam programas de profissionalização e educação da comunidade. Em relação ao lucro estimado podemos afirmar que: 80% devem superar a margem de lucro estimada para o ano, 15% vão ter dificuldades em atingir a meta e 5% não devem cumprir suas metas.
CONCLUSÃO:
Tendo em vista tais situações percebe-se que há nas empresas uma política de doações seria é de fundamental importância para o desenvolvimento e crescimento das organizações, pois este fato está cada vez mais exposto na mídia, fazendo com que as pessoas também tenham responsabilidade social. Nesta pesquisa ficou evidenciado que a política de doação acarreta muitos benefícios às empresas que praticam ações discretas em relação a sua receita líquida.
Palavras-chave: Politica de doação, Análise social, IBASE.