Visite o site da SBPC


   

 

Visite o site da UFPA

 
 

» Sobre o evento

» Inscrição
     Envio de Resumo

» 15ª SBPC Jovem

» 14ª Jornada
      Nacional de IC

» ExpoT&C

» SBPC Cultural

» Feira de artesanato

» Salão do livro

» Concurso e
      Prêmios

» Hospedagem /
     Alimentação

» Alojamento

» Imprensa

» Fique sócio da
     SBPC

» Contato

 

 
 
Notícias 

 
27.06.2007

Mário Novello, físico brasileiro de fama internacional, foi um dos primeiros cientistas a dizer que a idéia de uma grande explosão não se sustentava e que o “Big Bang” não poderia explicar a origem do universo. Novello se dedica há anos ao estudo da origem e evolução do Universo.

Durante a 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre entre 8 e 13 de julho, em Belém, o pesquisador fará um breve inventário dos “modos de criação do universo”. Segundo ele, ao longo do século XX, os cientistas desenvolveram um cenário cosmológico de um universo dinâmico em expansão. A mais simples expressão deste cenário foi consubstanciada na identificação de um “começo” explosivo ao qual associou-se o nome “Big Bang”.

Mais tarde, explica o físico, no final daquele século, os cosmólogos foram além e começaram a examinar seriamente diferentes modelos para produzir uma alternativa mais racional destes primórdios. Estabeleceu-se uma série de modos não-equivalentes de descrição da origem da fase expansionista em que vivemos.

Novello é pesquisador e professor titular do Instituto de Cosmologia e Relatividade Astrofísica, organismo vinculado ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) do Ministério da Ciência e Tecnologia. É formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem doutorado em Física pela Universidade de Génève e pós-doutorado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. É autor, entre outros livros, de O que é Cosmologia, da editora Jorge Zahar Editor.

O que é a reunião anual da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência reúne representantes de todas as áreas da ciência brasileira desde 1948, quando foi fundada em São Paulo com o objetivo de defender o avanço científico e tecnológico do país e o seu desenvolvimento educacional e cultural. A reunião anual é a oportunidade dessa comunidade se manifestar sobre questões fundamentais para a independência e desenvolvimento econômico nacionais. Todos os anos, ela é realizada em diferentes pontos do país, com o objetivo de ampliar o debate para todos os Estados, com a participação de 83 sociedades e associações científicas.

Milhares de pessoas, incluindo cientistas, professores, estudantes e outros interessados participam desses encontros que desempenham duas funções importantes. A primeira é servir de ponto de encontro e unidade dos cientistas do país, tratando tanto de temas estritamente acadêmicos como dos problemas mais gerais que afetam a atividade científica. O segundo é mais geral, ou seja, discutir as grandes questões sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que afetam o país como um todo.

A primeira reunião da SBPC, realizada em outubro de 1949, realizado em Campinas, interior de São Paulo, reuniu 104 participantes. Este ano são esperados aproximadamente 15 mil participantes.

*O credenciamento de imprensa poderá ser feito pelo site da Reunião Anual da Universidade Federal do Pará (http://www.sbpc.ufpa.br).

SBPC - Assessoria de Imprensa
Maristela Garmes
Tel. 11 3259 2766
www.sbpcnet.org.br




 

 
 
 

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA

Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2006 - WebMaster