Visite o site da SBPC


   

 

Visite o site da UFPA

 
 

» Sobre o evento

» Inscrição
     Envio de Resumo

» 15ª SBPC Jovem

» 14ª Jornada
      Nacional de IC

» ExpoT&C

» SBPC Cultural

» Feira de artesanato

» Salão do livro

» Concurso e
      Prêmios

» Hospedagem /
     Alimentação

» Alojamento

» Imprensa

» Fique sócio da
     SBPC

» Contato

 

 
 
Notícias 

 
06.07.2007

Agilidade, eficiência, transparência e competência são palavras-chave na gestão de projetos de institutos de pesquisas, empresas, órgãos governamentais e entidades do terceiro setor. A experiência de 32 anos da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) em gerenciamento de projetos possibilitou que a instituição reunisse esses conceitos, tendo uma atuação intersetorial e em todas as áreas do conhecimento.

Com o intuito de apresentar soluções em gestão de projetos, a Gerência de Transferência de Tecnologia (GTT) do Núcleo de Relações Institucionais e Desenvolvimento de Oportunidades (NRI) da Fundep participa da 59ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que acontece de 8 a 13 de julho na Universidade Federal do Pará, em Belém.

“A expectativa é divulgar produtos e serviços da Fundep e angariar novos negócios e oportunidades. O público do evento é um potencial parceiro para a instituição”, ressalta a analista de transferência de tecnologia da Fundação, Carolina B. M. Oliveira Silva Enham, que participa da reunião com outras três representantes da GTT. Segundo dados da organização do evento, a expectativa de público é cerca de 3.000 pessoas por dia. Ano passado, o encontro teve 1.000 visitantes diários.

Produtos e serviços

Nessa terceira participação da Fundep na reunião anual da SBPC, a estande da Fundação estará localizado na EXPOT&C – local reservado para a mostra de ciência e tecnologia, que reúne expositores como empresas, universidades e instituto de pesquisas. Nesse espaço, a equipe que representa a Fundep terá a oportunidade de apresentar o trabalho de consultoria e de identificação de competências; serviços de importação, compra e contratação de pessoal; as assessorias jurídicas e de informática.

O sistema GPF (Gestão de Projetos Fundep), que será apresentado no estande, integra todas essas atividades, por meio de um conjunto articulado de programas, instruções e procedimentos disponibilizados aos usuários – coordenadores de projetos e órgãos financiadores – que permite acesso remoto, transparente e em tempo real, via Internet, a todas as informações referentes ao trabalho em execução. O GPF engloba a gestão administrativa e financeira: licitações de bens e serviços, importações, contabilidade, prestação de contas, auditoria de contratos, assessoria jurídica e serviços de informática.

A competência da Fundep em realização de concursos públicos e o Financiar – sistema de busca e organização de dados que disponibiliza informações sobre fontes financiadoras, internacionais e nacionais, de projetos para diversas áreas – também serão apresentados aos participantes no estande na Reunião da SBPC. Outra atividade programada pela GTT é a divulgação do Fórum de Produtos e Serviços Fundep e UFMG para Administração Pública, que acontece em novembro deste ano, na capital mineira.

Mais sobre a Fundep

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) é uma entidade de direito privado, devidamente reconhecida pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT) como fundação de apoio e tem, como finalidade principal, apoiar atividades de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional da UFMG. Há 32 anos cumpre este papel, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na gestão de seus projetos de pesquisas, ensino e extensão. Viabiliza, administrativa e financeiramente, a construção, a disseminação e a aplicação de conhecimentos e tecnologias que promovem o desenvolvimento social.

A competência de gestão adquirida com a prestação de serviços à Universidade também se estende a parceiros externos – órgãos governamentais, empresas e instituições do terceiro setor –, seja na captação de recursos ou na execução de projetos institucionais, com ou sem a participação da UFMG. É importante destacar que a execução de projetos desses parceiros segue o modelo utilizado nos trabalhos desenvolvidos pela Fundep para a UFMG, com garantia de qualidade do produto final.

SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada principalmente para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. A instituição organiza reuniões anuais com a participação de sociedades e associações científicas das diversas áreas de conhecimento, nas quais comparecem milhares de cientistas, professores, estudantes, profissionais liberais e demais interessados na discussão de temas ligados à ciência e tecnologia nacionais. Além disso, promove encontros e cursos destinados a familiarizar a sociedade com o trabalho científico e sua importância para o País.

O tema da reunião deste ano é “Amazônia: desafio nacional”. Para discutir a temática, a programação será composta de conferências, simpósios, mesas-redondas, minicursos, sessões de pôsteres e assembléias. 50º Concurso Cientistas de Amanhã, 15ª SBPC Jovem, 14ª Jornada Nacional de Iniciação Científica, SBPC Cultural, Feira de artesanato e Salão do livro também integram à programação da reunião. Veja todos os eventos no http://www.sbpcnet.org.br/eventos/59ra/index.htm

SUGESTÃO DE FONTE

Carolina B. M. Oliveira Silva Enham

(31) 3499-6532

carolinaenham@fundep.ufmg.br

INFORMAÇÕES

Cristina Guimarães

Gerência de Comunicação da Fundep

(31) 3499-6534

 

 
 
 

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA

Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2006 - WebMaster