Visite o site da SBPC


   

 

Visite o site da UFPA

 
 

» Sobre o evento

» Inscrição
     Envio de Resumo

» 15ª SBPC Jovem

» 14ª Jornada
      Nacional de IC

» ExpoT&C

» SBPC Cultural

» Feira de artesanato

» Salão do livro

» Concurso e
      Prêmios

» Hospedagem /
     Alimentação

» Alojamento

» Imprensa

» Fique sócio da
     SBPC

» Contato

 

 
 
Notícias 

 
06.07.2007

O projeto “Um Laptop por Criança”, oferecido pela ONG OLPC (Organização Não-Governamental One Laptop Per Child) a vários países e, no final do ano passado, também ao Brasil, consiste em distribuir computadores pessoais portáteis a cada estudante de países em desenvolvimento. No entanto, seria esse programa uma forma efetiva de propiciar mais conhecimento e desenvolvimento intelectual às crianças e aos adolescentes e melhorar o seu rendimento escolar? Segundo o professor Valdemar Setzer, titular do departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, a resposta é não.

Os meios eletrônicos e o seu impacto sobre a educação têm no professor Valdemar Setzer um dos seus mais obstinados críticos. Em seu exaustivo trabalho de pesquisa, ele estuda a influência que a TV, o computador e os jogos eletrônicos exercem especialmente sobre as crianças. A sua posição é: “Deixem as crianças serem infantis, não lhes dêem acesso a TV, jogos eletrônicos e computador!”.

Em sua conferência na 59ª Reunião Anual da SBPC, Uma Análise Crítica do Projeto “Um Laptop por Criança”, Setzer faz uma avaliação desse programa, mostrando inicialmente que ele não é acompanhado por nenhum projeto educacional específico: a mentalidade é a de que “computador no ensino é bom, ponto final”. Em seguida, são abordados dois aspectos: o local, isto é, por que ele é inapropriado para o Brasil; e o universal, válido para qualquer uso de computadores por crianças e jovens.

No primeiro caso, são mostrados vários fatores que deveriam impedir esse projeto de ser concretizado entre nós, tal como a questão fundamental das prioridades dos gastos públicos com educação: no Brasil, há prioridades muitíssimo mais urgentes, como a melhoria dos salários dos professores e seu melhor preparo didático, a melhoria das condições das escolas etc. Quanto aos fatores universais, Setzer, desde 1976, tem-se mostrado decididamente contra o uso de computadores por crianças e jovens pelo menos até os 15 anos de idade. Justifica-se contrapondo o fato de o computador ser uma máquina matemática, que exige o uso de linguagem e pensamento formais, lógico-simbólicos, ao desenvolvimento da criança e do jovem segundo a conceituação e prática da pedagogia Waldorf. “Nessa conceituação, o pensamento e a linguagem formais impostas pelo computador são impróprias para crianças e jovens, prejudicando um desenvolvimento intelectual harmônico com o resto de seu desenvolvimento”, diz o professor. Essa conceituação é corroborada por resultados de pesquisas que mostram que, estatisticamente, quanto mais uma criança ou jovem usa um computador, pior o seu rendimento escolar”, finaliza.

O que é a reunião anual da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência reúne representantes de todas as áreas da ciência brasileira desde 1948, quando foi fundada em São Paulo com o objetivo de defender o avanço científico e tecnológico do país e o seu desenvolvimento educacional e cultural. A reunião anual é a oportunidade dessa comunidade se manifestar sobre questões fundamentais para a independência e desenvolvimento econômico nacionais. Todos os anos, ela é realizada em diferentes pontos do país, com o objetivo de ampliar o debate para todos os Estados, com a participação de 83 sociedades e associações científicas.

Milhares de pessoas, incluindo cientistas, professores, estudantes e outros interessados participam desses encontros que desempenham duas funções importantes. A primeira é servir de ponto de encontro e unidade dos cientistas do país, tratando tanto de temas estritamente acadêmicos como dos problemas mais gerais que afetam a atividade científica. O segundo é mais geral, ou seja, discutir as grandes questões sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que afetam o país como um todo.

A primeira reunião da SBPC, realizada em outubro de 1949, realizado em Campinas, interior de São Paulo, reuniu 104 participantes. Este ano são esperados aproximadamente 15 mil participantes.

*O credenciamento de imprensa poderá ser feito pelo site da Reunião Anual da Universidade Federal do Pará (http://www.sbpc.ufpa.br).

SBPC - Assessoria de Imprensa
Maristela Garmes
Tel. 11 3259 2766
www.sbpcnet.org.br




 

 
 
 

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA

Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2006 - WebMaster