Visite o site da SBPC


   

 

Visite o site da UFPA

 
 

» Sobre o evento

» Inscrição
     Envio de Resumo

» 15ª SBPC Jovem

» 14ª Jornada
      Nacional de IC

» ExpoT&C

» SBPC Cultural

» Feira de artesanato

» Salão do livro

» Concurso e
      Prêmios

» Hospedagem /
     Alimentação

» Alojamento

» Imprensa

» Fique sócio da
     SBPC

» Contato

 

 
 
Notícias 

 
06.07.2007

Durante a 59ª Reunião Anual da SBPC, que ocorre entre 8 e 13 de julho, na cidade de Belém, um grupo de pesquisadores se dedicará somente ao setor espacial brasileiro. Coordenado por José Monserrat Filho, da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA), o Grupo de Trabalho intitulado Amazônia na Era Espacial descortinará um quadro dos sistemas espaciais que hoje trabalham sobre a região Amazônica, nos campos das comunicações, observação da terra (sensoriamento remoto), meteorologia e navegação e localização; avaliará se estes sistemas atendem às necessidades da região e até que ponto são benéficos ou prejudiciais a ela e, portanto, ao país e, ainda, apresentará um quadro de propostas concretas de soluções para ampliar e melhorar os sistemas e os serviços espaciais existentes hoje sobre a Amazônia.

Entre os estudiosos da tecnologia espacial que participarão do debate, temos Adriano Venturieri, pesquisador da Embrapa/PA e professor da Universidade Federal do Pará; Dalton de Morisson Valeriano, do Serviço de Observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Daniel Nepstad, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM); Gilberto Câmara Neto, diretor-geral do Inpe; Himilco de Castro Carvalho, diretor de Políticas da Agência Espacial Brasileira (AEB); Luiz Carlos Miranda Joels (SFB); Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça, do Depto. de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Pedro Walfir, do Depto. de Geologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Os Grupos de Trabalho (GTs) presentes neste evento da SBPC reúnem especialistas com o objetivo de debater temas de relevância nacional. Seus trabalhos se realizam ao longo de dois dias. No primeiro, os especialistas debatem entre si os diversos temas em questão, em evento fechado. No segundo, os resultados desses debates são apresentados ao público em geral, que poderá fazer considerações e formular perguntas se e quando o coordenador de cada GT julgar conveniente e oportuno.

Os integrantes do GT Amazônia na Era Espacial devem se reunir na terça-feira (10), das 10h00 até às 17h45. Os resultados serão apresentados no dia seguinte, 11, quarta-feira (11), em um simpósio, no Auditório 7, que começa às 10h00 e se prolonga até às 11h45.

O que é a reunião anual da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência reúne representantes de todas as áreas da ciência brasileira desde 1948, quando foi fundada em São Paulo com o objetivo de defender o avanço científico e tecnológico do país e o seu desenvolvimento educacional e cultural. A reunião anual é a oportunidade dessa comunidade se manifestar sobre questões fundamentais para a independência e desenvolvimento econômico nacionais. Todos os anos, ela é realizada em diferentes pontos do país, com o objetivo de ampliar o debate para todos os Estados, com a participação de 83 sociedades e associações científicas.

Milhares de pessoas, incluindo cientistas, professores, estudantes e outros interessados participam desses encontros que desempenham duas funções importantes. A primeira é servir de ponto de encontro e unidade dos cientistas do país, tratando tanto de temas estritamente acadêmicos como dos problemas mais gerais que afetam a atividade científica. O segundo é mais geral, ou seja, discutir as grandes questões sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que afetam o país como um todo.

A primeira reunião da SBPC, realizada em outubro de 1949, realizado em Campinas, interior de São Paulo, reuniu 104 participantes. Este ano são esperados aproximadamente 15 mil participantes.

*O credenciamento de imprensa poderá ser feito pelo site da Reunião Anual da Universidade Federal do Pará (http://www.sbpc.ufpa.br).

SBPC - Assessoria de Imprensa
Maristela Garmes
Tel. 11 3259 2766
www.sbpcnet.org.br




 

 
 
 

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA

Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2006 - WebMaster