Visite o site da SBPC


   

 

Visite o site da UFPA

 
 

» Sobre o evento

» Inscrição
     Envio de Resumo

» 15ª SBPC Jovem

» 14ª Jornada
      Nacional de IC

» ExpoT&C

» SBPC Cultural

» Feira de artesanato

» Salão do livro

» Concurso e
      Prêmios

» Hospedagem /
     Alimentação

» Alojamento

» Imprensa

» Fique sócio da
     SBPC

» Contato

 

 
 
Notícias 

 
08.05.2007

A ficha de inscrição para estudantes do ensino fundamental e médio que desejam participar da 15ª SBPC Jovem – a versão infanto-juvenil da Reunião Anual da SBPC - já está disponível no site www.sbpcnet.org.br/eventos/59ra.

A reunião será realizada de 8 a 13 de julho, em Belém, no Pará. O valor das inscrições, até o dia 22 de junho, é de R$ 10,00. Durante o evento será de R$ 15,00.

Este ano a 15ª SBPC Jovem ocorrerá além do espaço em que acontece a Reunião Anual. Várias atividades serão realizadas por toda a cidade de Belém, incluindo centros de pesquisa e museus. Segundo a coordenação do evento, o objetivo é propiciar um ambiente instigante que promova a curiosidade e a imaginação.

Com estimativa de público de aproximadamente 3 mil participantes de vários Estados brasileiros, os estudantes poderão participar de três modalidades de atividades: Ateliê de Arte, Ciência e Tecnologia; Circuito Jovem de Ciência e Cultura e Trilhas de Ciência e Arte.

A programação do Ateliê de Arte, Ciência e Tecnologia é composta de diversas atividades lúdicas voltadas para as crianças de até 10 anos, que sozinhas ou em grupos participarão de experimentos, instalações, jogos, teatro, sessões de vídeo e exposição, fotografia, oficinas de engenhocas, mesas de jogos, leitura, pintura, modelagem, de atividades com computadores, com instrumentos musicais ou em laboratórios, e ainda, de um cantinho reservado para ouvir “contação” de histórias.

No Circuito Jovem de Ciência e Cultura, destinado a alunos de 11 a 17 anos, o participante poderá vivenciar o universo científico por meio dos minicursos, oficinas, palestras e sessão de comunicação oral.

Já nas Trilhas de Ciência e Arte, o estudante poderá participar da Usina de Idéias (exposição de projetos classificados nas feiras de ciências escolares, regionais e estaduais), de peças de teatro, de exposições temáticas e da Conversa com Cientista — espaço reservado para um bate-papo descontraído com os grandes cientistas brasileiros.

As atividades ministradas fora da Reunião acontecerão no Museu Paraense Emílio Goeldi, no Instituto Evandro Chagas e no Planetário do Pará 'Sebastião Sodré da Gama'.

Além destas atividades também haverá visitas aos espaços já consolidados na Reunião Anual. A idéia é despertar os jovens para estes ambientes.

Entre as atividades, destacamos: Circo da Ciência e Arte (espaço interativo de experiências e equipamentos de divulgação e educação científica), Feira de Livros, Programação Cultural (desenvolvidas durante toda a semana do evento) e EXPOT&C (exposição de ciência, tecnologia e inovação, desenvolvidas por universidades, institutos de pesquisa, empresas incubadoras e empresas autônomas).

Histórico

A SBPC Jovem teve sua primeira edição em 1993, na cidade de Recife. O desafio era apresentar, de forma estimulante e descontraída, a ciência e aspectos culturais associados à pesquisa científica para crianças, jovens e professores do ensino fundamental e médio.

A partir desta data, a SBPC Jovem seguiu o encontro anual da entidade em todas as cidades pelas quais ocorreu o encontro.

Em 2006, passou a ter estrutura administrativa própria, pois até então ficava sob a responsabilidade da cidade-sede do evento.

Foi criado um banco de dados para registrar os participantes da reunião e concentrar todas as informações relativas a ela e um novo formato foi constituído por diferentes grupos de atividades: conferências, palestras, simpósios, mesas-redondas, oficinas, minicursos, Usina Jovem de Idéias em Ciências e Circo da Ciência e Arte.

Ao longo dos anos a SBPC Jovem procurou se adequar às novas necessidades e solucionar problemas surgidos com a expansão de seus encontros.

Isto sem perder de vista seu objetivo principal: integrar o lúdico às práticas educativas e de divulgação científica para os alunos do ensino fundamental e médio, levando-os à reflexão e à prática da ciência.


 

 
 
 

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA

Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2006 - WebMaster