Visite o site da SBPC


   

 

Visite o site da UFPA

 
 

» Sobre o evento

» Inscrição
     Envio de Resumo

» 15ª SBPC Jovem

» 14ª Jornada
      Nacional de IC

» ExpoT&C

» SBPC Cultural

» Feira de artesanato

» Salão do livro

» Concurso e
      Prêmios

» Hospedagem /
     Alimentação

» Alojamento

» Imprensa

» Fique sócio da
     SBPC

» Contato

 

 
 
Notícias 

 
27.06.2007

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que costuma reunir em média 15 mil pessoas, será realizada este ano de 8 a 13 de julho, em Belém, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. A 59ª Reunião da SBPC, organizada em conjunto com a Universidade Federal do Pará (UFPA), terá como tema “Amazônia: Desafio Nacional”, pondo em foco a necessidade de colocar a Amazônia no centro da questão política nacional. “Nós temos a chance de encontrar na Amazônia uma fonte inesgotável de conhecimentos novos”, afirma o presidente da entidade, Ennio Candotti. “A Amazônia tem que ser estudada diretamente nos seus laboratórios naturais”.

Candotti, um dos grandes defensores da Amazônia, reforça que devemos ter um projeto nacional para a região, que atraia recursos humanos e amplie a presença de empresas inovadoras, comprometidas com o desenvolvimento sustentável. O presidente também destaca que a SBPC já se prepara há alguns anos para este debate e que já foram criadas novas pautas de pesquisas científicas: “Temos discutido o modelo amazônico de desenvolvimento, com alternativas econômicas e tecnológicas apropriadas para a região na Reunião Anual de Cuiabá, em 2004, e, nos últimos meses, em encontros regionais nas cidades de Palmas, Belém, Manaus, Rio Branco, Altamira e Cruzeiro do Sul”.

Ciência e políticas para a ciência

A reunião de Belém traz 45 conferências, 15 simpósios, 40 minicursos, 57 mesas-redondas, além de 22 encontros abertos de no mínimo seis especialistas destinados a elaborar documentos que nortearão as políticas e as ações da SBPC durante o ano. Além disso, serão realizados oito Grupos de Trabalho sobre temas interdisciplinares, ou seja, que demandam profissionais de diversas áreas, como planejamento regional e províncias minerais na Amazônia, saúde, sensores biológicos e integração sul-americana.

Outros temas também serão tratados durante toda a reunião, tais como: aquecimento global, neurociência no Brasil, universo eterno e big-bang, febre amarela e outras arboviroses, desenvolvimento na China, diversidade vegetal e agricultura sustentável na Amazônia, dermatologia tropical, terapias gênicas e as relações entre saberes tradicionais e científicos.

EXPOT&C: soluções tecnológicas

O conhecimento voltado para a inovação será o foco da Exposição de Tecnologia e Ciência (EXPOT&C), feira que se realiza ao mesmo tempo que a reunião anual e que terá este ano mais de 60 expositores, entre incubadoras de empresas, instituições de fomento, universidades e empresas. Segundo Gisa Melo Bassalo, coordenadora da exposição, “o importante é mostrar soluções para o gargalo tecnológico”. “Procuramos mostrar de que forma podemos, por meio do conhecimento científico, chegar a um produto”. Paralelamente à exposição, haverá uma programação técnica com mesas-redondas e palestras.

Iniciação: espaços para os jovens

Diferentemente dos anos anteriores, a 15ª SBPC Jovem ocorrerá em outros locais além daquele em que acontece a Reunião Anual. Museus, centros de pesquisas, planetários, universidades abrigarão minicursos, oficinas, palestras, feiras de ciências, peças de teatro e várias outras atividades. “A idéia é possibilitar que a população possa se envolver nas atividades, ampliando o acesso”, diz Nelson Sanjad, coordenador da comissão local.

As atividades tradicionais como as jornadas de Iniciação Científica, que reúnem os melhores trabalhos apresentados nos congressos de iniciação científica das universidades e a SBPC Cultural, com a apresentação de atividades culturais com ênfase na região, também farão parte da programação.

O que é a reunião anual da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência reúne representantes de todas as áreas da ciência brasileira desde 1948, quando foi fundada em São Paulo com o objetivo de defender o avanço científico e tecnológico do país e o seu desenvolvimento educacional e cultural. A reunião anual é a oportunidade dessa comunidade se manifestar sobre questões fundamentais para a independência e desenvolvimento econômico nacionais. Todos os anos, ela é realizada em diferentes pontos do país, com o objetivo de ampliar o debate para todos os Estados, com a participação de 83 sociedades e associações científicas.

Milhares de pessoas, incluindo cientistas, professores, estudantes e outros interessados participam desses encontros que desempenham duas funções importantes. A primeira é servir de ponto de encontro e unidade dos cientistas do país, tratando tanto de temas estritamente acadêmicos como dos problemas mais gerais que afetam a atividade científica. O segundo é mais geral, ou seja, discutir as grandes questões sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que afetam o país como um todo.

A primeira reunião da SBPC, realizada em outubro de 1949, realizado em Campinas, interior de São Paulo, reuniu 104 participantes. Este ano são esperados aproximadamente 15 mil participantes.

*O credenciamento de imprensa poderá ser feito pelo site da Reunião Anual da Universidade Federal do Pará (http://www.sbpc.ufpa.br).

SBPC - Assessoria de Imprensa
Maristela Garmes
Tel. 11 3259 2766
www.sbpcnet.org.br


 

 
 
 

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA

Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2006 - WebMaster