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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
OPINIÃO POPULAR DA ELEIÇÃO ESCOLAR NO NUCLEO PEDAGOGICO INTEGRADO
Camilo de Assis Pereira Torres 1   (autor)   marconi@amazon.com.br
Waldelice Maria da Rocha Sedovin 2   (co-orientador)   marconi@amazon.com.br
Luiz Marconi Fortes Magalhães 3   (orientador)   marconi@amazon.com.br
1. Estagiário do GEPEA/NPI/UFPA
2. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, GEPEA
3. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, GEPEA
INTRODUÇÃO:
A década de noventa foi marcada pelas mudanças na política brasileira, entre elas, a política educacional no que se refere à gestão democrática e a modernização da gestão educacional na escola pública, que vinha sendo discutida desde o início da década de oitenta pela sociedade civil organizada, ganhando autonomia e espaço nos debates políticos. O processo de democratização da educação pública implicou em um novo modelo de gestão, de propostas para reestruturar o sistema de ensino por intermédio da descentralização financeira e administrativa para as instituições educativas ganharem autonomia e responsabilidade dos resultados educativos da sociedade. Atualmente é possível pensar a gestão escolar como um espaço de integração entre o Estado, a sociedade e a escola. Hoje, com o avanço das políticas educacionais, muitas escolas públicas adquirem novo formato pedagógico perante a sociedade que vai da escolha de diretor até as decisões que são tomadas para o cumprimento do compromisso com o pedagógico, o administrativo, e os diferentes aspectos que constituem o seu cotidiano. Pois, quando a escola pública conta com uma gestão escolar democrática, ela só tem a ganhar em todos os setores educacionais. Este estudo teve como objetivo avaliar a opinião popular da eleição escolar no Núcleo Pedagógico Integrado.
METODOLOGIA:
O presente estudo foi desenvolvido no Núcleo Pedagógico Integrado – NPI, em Belém/PA, no período de 08h00 às 20h00 do dia primeiro de fevereiro de 2002, o dia da eleição da diretoria do NPI para a gestão 2002-2006. A amostra deste estudo foi formada de 21 professores da educação básica e 52 alunos (ensinos: fundamental, médio e educação de jovens e adultos). A coleta de dados foi realizada com a seguinte indagação: a eleição 2002 do NPI foi um processo: a) educativo, b) pedagógico, c) científico, d) social, e) político e f) outro (qual?). Para a realização desta coleta, um ambiente da área física do NPI foi preparado para o trabalho de campo, afixando-se a indagação em um quando de avisos, disponibilizando-se as folhas de papel A-4 para que os sujeitos da pesquisa pudessem responder a indagação solicitada.
RESULTADOS:
Os resultados deste estudo mostraram que para os 73 sujeitos da pesquisa a eleição 2002 do NPI foi um processo: a) um processo educativo (15,%), b) um processo pedagógico (8,2%), c) um processo científico (2,7%), d) um processo social (13,75), e) um processo político (42,5%). No quesito outro (qual?) sete respostas, representando 1,4% cada, foram apontadas pelos respondentes: anti-ético, embate pessoal, apático, de poder pessoal, indefinido, anti-pedagógico e todas as alternativas. 8,2% das pessoas questionadas não responderam este quesito.
CONCLUSÕES:
Através dos resultados deste estudo constatou-se a eleição da diretoria do NPI foi decrescentemente um processo político, educativo e social. A eleição da direção como processo participação é uma demonstração de mudança necessária para resgatar a dignidade humana nos processos de ensino e aprendizagem em meio escolar. O diretor é o representante da escola é o dirigente e principal responsável da ação educativa escolar, ele deve ter uma visão de conjunto, articular e integrar os vários setores (administrativo, pedagógico e técnico) que compõem a unidade escolar, evitando práticas excessivamente burocráticas, conservadoras, autoritárias e centralizadoras. Para isso, faz-se necessário superar as formas conservadoras de organização e gestão, adotando formas alternativas, criativas, de modo a atender sua clientela. A característica: política, educativa e social atribuída a eleição do NPI repousa na idéia da responsabilidade da direção para compreender que a administração escolar é um processo autêntico de gestão democrática. Sua importância não se esgota no ato em si de eleger, mas no conjunto de elementos que a eleição mobiliza, fazendo emergir situações do cotidiano da escola para efetivação da gestão democrática na instituição educativa que tem a função de formas pessoas competentes e habilitadas para enfrentar seu tempo e sua sociedade
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Gestão democrática; Eleição escolar; Opinião popular.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004