IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
PROPOSTA DE CRIAÇAO DE UM CENTRO HISTÓRICO PARA O MUNÍCIPIO DE POCONÉ – MT
Gizelle Prado da Silva Fonseca 1   (autor)   gizelle_fonseca@ibest.com.br
Geraldo Ferreira Gomes 1   (orientador)   
1. Departamento de Geografia ,Instituto de Ciências Humanas e Sociais - UFMT
INTRODUÇÃO:
Poconé pode ser considerada uma cidade antiga, com mais de dois séculos de existência, sendo um dos primeiros povoados do Estado de Mato Grosso, onde se encontram construções centenárias, que se apresentam literalmente como verdadeiros patrimônios históricos, trazendo consigo lugares privilegiados onde se acumulam vestígios culturais sucessivos que evidenciam um processo de permanente apropriação das coisas do passado, documentando a trajetória dessa sociedade e constituindo uma paisagem que traz a somatória de tempos distintos, do homem e dos demais elementos da natureza, que se conjugam, fazendo com que o novo e o antigo coexistam. O objetivo principal deste trabalho é propor a criação de um Centro Histórico em Poconé, identificando a aceitação do mesmo perante a população poconeana e os prováveis bens imóveis passíveis de tombamento do município, com o intuito de contribuir para a sensibilização das pessoas estabelecidas nessa área, que muitas vezes não se dão conta do valor incontestável de suas propriedades e ainda assegurar a preservação desses bens culturais que possuem não só um valor material, mas também um significado histórico, pelo qual deve ser preservado para continuar evocando a história, a cultura e a memória desse povo para conhecimento de seus contemporâneos ou descendentes. Visando esta proposta ostentar um meio de garantir que não ocorra a descaracterização ou destruição desses bens, por intermédio da aplicação de legislações especificas, que os protejam.
METODOLOGIA:
Por se tratar de um estudo de imóveis que retratam e sejam atestatórios de um período histórico vivido por uma determinada cultura humana, optou-se por desenvolver um trabalho com abordagem qualitativa, sendo desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, na qual identificaram-se os materiais utilizados como base teórica. Para verificar a viabilidade da criação do Centro Histórico levantaram-se informações em órgãos especializados no assunto como: IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional, Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso, Secretaria Municipal de Cultura de Poconé e Câmara Municipal de Poconé, onde foi adquirida a Lei Municipal de número 1.279 de 17 de Junho de 2002, que dispõe sobre a Preservação e Proteção do Patrimônio Artístico, Cultural, Histórico e Ambiental do município de Poconé. Foram utilizados os seguintes materiais cartográficos: mapa da cidade, escala 1:100.000 - Plano de Diretrizes de ação, 1981; Planta de Poconé do perímetro urbano, escala 1:10.000 de 1996; mapa de localização do município de Poconé de 1997, extraído do mapa da rede rodoviária municipal de 1976, escala 1:4.000.000. Desenvolveram-se entrevistas com moradores da área delimitada como a mais antiga da cidade, conforme o Mapa do Plano de Diretrizes de ação 1981. E para constatação da existência e estado das antigas edificações utilizaram-se fotografias, o que auxiliou na busca da história e da importância das mesmas no contexto da referida sociedade.
RESULTADOS:
Após a consulta de materiais bibliográficos da história desse município, de se levantar informações em órgãos especializados sobre a definição, abrangência e as variáveis que determinam a criação de um Centro Histórico, tomando conhecimento e comprovando a existência de bens imóveis nessa área, que são passiveis de tombamento, pôde-se comprovar que não só é viável a criação desse Centro Histórico, mas que o mesmo poderia gerar benefícios para o município, conservando uma parte da sua história resguardada na arquitetura e ainda impulsionando o fluxo turístico, o que influenciaria na economia do local. O que se propõe como Centro Histórico é apenas uma parte do que restou da vila original, que sustenta os parâmetros para o tombamento, uma vez que a maior parte dela foi descaracterizada. Constituindo-se a partir dessa consideração um croqui, onde está delimitada a concentração de maior número de edificações compatíveis com a estrutura antiga, criando um organismo unitário. Através da realização de entrevistas com pessoas residentes nessa área, tomou-se conhecimento de que: a criação de um Centro Histórico local é bem visto pela maioria dos moradores, que concordam com a preservação dos prédios antigos, desde que não prejudique o seu uso atual. Os proprietários mais antigos acreditam que o tombamento seria a única forma de preservar a história do povo poconeano, perpetuada nas construções atestatórias de fatos vividos por seus antepassados.
CONCLUSÕES:
Todas as cidades são produzidas historicamente e a partir de preceitos culturais, que variam ao longo do tempo, fazendo com que a paisagem apresente momentos distintos da evolução social. Como pode ser visualizado em Poconé, justificando assim a importância de se criar um Centro Histórico local, onde se vivencia uma volta ao passado tendo a possibilidade de conhecer as histórias e fatos impressos nos casarões antigos ainda existentes. Com a realização deste trabalho comprovou-se que não só é viável a criação desse Centro Histórico, mas que o mesmo poderia gerar benefícios para o município, como a preservação arquitetônica (que remete a preservação histórica e cultural) e o implemento do fluxo turístico, o que beneficiaria a economia local.O que fica explicito é que nem todos que vivem nessa área possuem a consciência da importância da preservação de um patrimônio cultural, ocasionando muitas vezes a destruição e perda de grande quantidade de bens de incalculável valor, fazendo-se necessário apenas uma municipalidade mais consolidada agindo como promotor da preservação da cultura e dos bens históricos, tendo de contrapartida uma política publica determinada a salvaguardar realmente esses bens, para que se agilize o processo de levantamento e tombamento dos mesmos, aumentando assim a probabilidade de se escapar da tendência à modernização, que é a grande ameaça dessas áreas de preservação, onde a maioria das vezes as edificações são transformadas em comércio.
Palavras-chave:  Centro Histórico; Patrimônio; Preservação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004