IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
PREFERÊNCIAS AMBIENTAIS E DISTRIBUIÇÃO DE MOLUSCOS BIVALVES NATIVOS DO LAGO BAÍA DO POÇO, MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER, PANTANAL DE MATO GROSSO, BRASIL
Fabiane de Sousa Melo 1   (autor)   fabiane_melo@hotmail.com
Cláudia Tasso Callil 1   (orientador)   callil@cpd.ufmt.br
Marlei Silvia Marcela 1   (colaborador)   marcela.dani@terra.com.br
Ibraim Fantin Cruz 1   (colaborador)   ibraimfantin@uol.com.br
1. Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
Os moluscos bivalves representam normalmente o maior percentual da biomassa bêntica dos ambientes límnicos e são ativos filtradores. Devido a este padrão alimentar, os bivalves de água doce são considerados componentes essenciais no que se refere à estrutura e funcionamento dos ecossistemas límnicos, representando importantes indicadores de qualidade ambiental, podendo também auxiliar na remoção de detritos. O Lago Baía do Poço fica localizado no município de Santo Antônio de Leverger e é utilizado como local de pesca e lazer pela população. Pode ser considerado como parte da área de inundação do rio Cuiabá, permanecendo conectado diretamente a este, exceto nos períodos de seca acentuada. Aparentemente, trata-se de um meandro isolado do rio Cuiabá, formando assim um conjunto de lagos marginais. Considerando a importância dos moluscos bivalves na estrutura e funcionamento de ambientes límnicos, já que são eficientes sentinelas de alterações ambientais, objetiva-se no presente estudo compor uma base de dados para a elaboração de futuros projeto de monitoramento e acompanhamento da diversidade frente aos possíveis impactos ambientais na região.
METODOLOGIA:
O Lago Baía do Poço apresenta-se em forma de ferradura, com 1.200m de extensão por 120m de largura, ligada permanentemente ao rio Cuiabá, em seu lado direito. É circundada por uma mata ciliar alterada em alguns pontos por desmatamento. Localiza-se a 8 km do município de Santo Antônio de Leverger, 56º55’ W e 16º01’ S e totaliza uma área de 27.877 m². Para o presente estudo foram marcados com GPS, 27 transectos e, ao longo deles, 205 quadrats de 1 m², separados entre si por uma distância de 10 metros. Nestes foram realizadas as coletas de bivalves e tomadas de medidas das variáveis limnológicas (pH, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica da água e do sedimento e temperatura). A amostragem dos indivíduos foi realizada manualmente no período entre 19 a 24 de agosto de 2003, estação de águas baixas. A cada indivíduo encontrado eram anotadas a localização e espécie a que pertence e, imediatamente, colocado no local de onde fora retirado. Valves vazias também foram identificadas e quantificadas. Simultaneamente, em cada quadrat foram coletadas amostras de sedimento para análise de matéria orgânica (ALLEN, 1988), e da composição granulométrica. A análise da composição granulométrica foi feita pelo método do densímetro com uso de sete tamanhos diferentes de peneiras: >2mm (areia muito grossa); <2mm>1mm (areia grossa); <1mm>0,50mm (areia média); <0,50mm>0,25mm (areia fina); <0,25mm>0,125mm (areia muito fina); <0,125mm>0,063mm (silte) e <0,063mm (argila).
RESULTADOS:
A análise granulométrica do sedimento revelou que a média de tamanho das frações encontradas foi representada em maior porcentagem pelos grãos retidos pela peneira com malha de 0,125 mm, ou seja, silte. O Lago apresentou pH básico, com valores variando de 5,86 a 8,11, com média de 7,413. Os índices de OD medidos na lâmina d’água ficaram em torno de 19,817%, variando entre 3,8 mg/L e 19,6mg/L. As temperaturas medidas na superfície d’água foram muito elevadas, variando entre 24.7º C e 32,5º C. De acordo com análises, uma média de 9.33% referente a composição do sedimento trabalhado trata-se de matéria orgânica, variando entre 0.50% e 26,67%, mostrando ser este um local rico em matéria orgânica. A coleta de bivalves revelou a presença de cinco espécies no lago, três pertencentes à família Mycetopodidae - Anodontites trapesialis (LAMARK, 1819), Anodontites elongatus (SWAINSON, 1823) e Mycetopoda legumen (MARTENS, 1888), um Hyriidae - Castalia ambigua (LAMARK, 1819) e um Sphaeridae. Foram encontrados nos quadrats: 59 indivíduos da espécie A. trapesialis, o que corresponde a uma densidade de 0,29 ind/m²; 7 A. elongatus, com densidade de 0,03 ind/m²; e 22 exemplares de C. ambigua, sendo a densidade de 0,11 ind/m². Não se registrou nenhuma ocorrência da espécie M. legumen viva nos quadrats. Quanto as valves foram encontradas 220 de A. trapesialis, 118 de A. elongatus, 32 de M. legumen e 271 de C. ambigua.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos na análise granulométria pode-se concluir que o substrato do lago tem constituição de silte, tendo a maioria das partículas tamanho aproximado de 0.125mm. O sedimento mais fino concentrou-se na região central do lago e o mais grosso predominou nas áreas marginais. A distribuição dos bivalves coletados no Lago Baía do Poço foi desigual. Indivíduos da espécie Castalia ambigua foram encontrados em maior quantidade nas áreas de margem, provando sua preferência por substrato arenoso. Foram coletados Anodontites trapesialis e Anodontites elongatus em substratos variados, desde arenoso até argiloso/lodoso. De um modo geral, a distribuição dos moluscos tem relação com o substrato, e que a falta de oxigênio dissolvido impõe certas limitações. A preferência dos bivalves por um determinado tamanho de partícula do substrato está relacionada com o grupo funcional alimentar ao qual o organismo pertence. Com esses dados será possível implementar ações com o objetivo de reparar ou mesmo impedir possíveis perdas decorrentes de ações antrópicas na região, demostrando a importância desses organismos no sistema e sua dependência com relação às variáveis ambientais.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Bivalves; Pantanal de Mato Grosso; Densidade.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004