IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PRATICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Vilma Aparecida de Pinho 1   (autor)   vilmapinho@terra.com.br
Maria Lúcia Rodrigues Muller 1   (orientador)   mullerlu@terra.com.br
1. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
INTRODUÇÃO:
A partir de estudos sobre a desigualdade educacional existente entre brancos e negros no país, detectou-se que o fracasso escolar de alunos negros é superior no ensino fundamental em relação aos alunos brancos. De acordo com Rosemberg (1987), os dados da PNAD 82, indicam que, para todas as séries do primeiro grau, os alunos negros, incluindo pretos e pardos apresentam índices de exclusão e de repetência superiores aos alunos brancos. As crianças negras não só tendem a repetir de ano com maior freqüência que as brancas, como também saem do sistema de ensino antes de completar as séries iniciais. Rosemberg (op. cit.) enfatiza que a passagem da 3ª para a 4ª série do 1ª grau é a fase critica da trajetória escolar de alunos negros, visto que, de cada dez alunos negros, um deixa de freqüentar a escola. Acredita-se que existem mecanismos intra-escolares que propiciam a evasão e o fracasso de alunos negros, posto que a criança negra enfrenta situações de discriminação por parte de colegas e professores, (Pahin Pinto 1987, Rosemberg 1987, Telles 2003, Cavalleiro 2000). O tratamento que professores dispensam para os alunos negros causam a baixa auto-estima e sentimento de desanimo, de modo que o desempenho desses alunos fica prejudicado. A conseqüência é a evasão do sistema de ensino que ocorre, tendo em vista que os alunos negros, conforme (Telles 2003) percebem a pouca chance de êxito escolar. O objetivo neste trabalho foi verificar a relação entre professores de educação física do ensino fundamental e alunos negros.
METODOLOGIA:
Utilizou-se nesta pesquisa abordagem qualitativa, especialmente o método observação participante. Essa abordagem permite de acordo com Minayo (1998), estudar “o mundo dos significados das ações e das relações humanas que é um lado não perceptível e captável em equações, médias e estatísticas”. O método observação participante, conforme Becker (1999) possibilita ao pesquisador, tendo em vista seu objetivo, observar as pessoas que está estudando para ver as situações com que se deparam normalmente e como se comportam diante delas. Observou-se nove professores de educação física atuando com alunos negros e brancos no ensino fundamental, nos meses de fevereiro e março do ano letivo de 2004. Para estudar as interações entre professores e alunos, optou-se por utilizar os indicadores: tratamento pessoal, grau de relações, existência de afeto e interesse. Para a analise das condutas, fez-se uma relação entre a fala, os procedimentos e os gestos dos professores.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam situações de solidão, falta de confiança e relação precária entre os professores e alunos negros nas aulas de educação física. Foi verificado com freqüência o isolamento desses alunos no decorrer das aulas, tendo em vista um certo distanciamento dos professores em relação aos mesmos. Os professores expressaram falta de confiança na competência dos alunos negros afirmando que, entre os que participavam das aulas, 90% não venceriam na vida. Nas relações professor/aluno, percebe-se uma diferença no tratamento que o professor estabelece com brancos e negros, visto que os contatos físicos com os alunos brancos aconteceram para manifestação de afeto e, com os alunos negros, geralmente aconteceram com o objetivo de dar broncas ou exclui-los do jogo para deixá-los de castigo. Detectou-se que os professores privilegiam a interação verbal com os alunos brancos, posto que os chamam pelo nome, conversam, cumprimentam, demonstrando afeto e interesse na participação desses alunos nas aulas.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que nas aulas de educação física estudadas, ocorrem mecanismos intra-escolares que penalizam os alunos negros, desestimulando-os a permanecer na escola. As condutas dos professores indicam uma relação bastante superficial com os alunos negros, posto que a manifestação de desinteresse e expressão de desestima para com esses alunos, foi uma variável constante nesta pesquisa.
Palavras-chave:  Professores; Alunos Negros; Relações.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004