IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 7. Serviço Social
O PAPEL DO MERCOSUL NO ATUAL PANORAMA DE INTEGRAÇÃO REGIONAL SUL-AMERICANO
Livania de Oliveira Conceição 1   (autor)   niacon@ig.com.br
Paula Cristina Nunes de Sá 2   (autor)   pacrissa@yahoo.com.br
Reginaldo Machado da Costa Junior 2   (autor)   reginaldomcjunior@hotmail.com
Silene de Moraes Freire 3   (orientador)   silene-freire@ig.com.br
1. Bolsista de Estágio Interno doDepto. de Ciências Sociais, Faculdade de Serviço Social - UERJ
2. Colaborador do Depto. de Ciências Sociais, Faculdade de Serviço Social - UERJ
3. Profa. Dra. do Depto. de Ciências Sociais, Faculdade de Serviço Social - UERJ
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é uma das vertentes que compõe a pesquisa Mercosul: um projeto de integração econômica, política, social e cultural desenvolvida pelo Programa de Estudos de América Latina e Caribe, coordenado pela Prof. Dra. Silene de Moraes Freire, situado no Centro de Ciências Sociais. O quadro de insatisfação da população sul-americana frente aos problemas sociais foram agravados nos últimos anos em decorrência da política econômica adotada pelos países da região. Tal situação culminou nas eleições de presidentes que defendiam políticas tanto macro como microeconômicas favoráveis à produção e à geração de emprego, priorização no atendimento das questões sociais, bem como uma maior integração regional na busca de minimizar a vulnerabilidade externa da América do Sul. O Mercado Comum do Sul, Mercosul, com seu atual fortalecimento e a sua aproximação com o Pacto Andino, sinaliza uma possível alternativa para a viabilização de tais propostas.Objetivamos estar refletindo sobre a importância do Mercosul dentro da conjuntura presente, além de compreendê-lo como um processo historicamente ligado à construção de um projeto comprometido com os interesses latino-americanos. Sua relevância está na necessidade de entendimento do Mercosul como um indicador de reflexão dos rumos da América Latina em um mundo globalizado.
METODOLOGIA:
Considerando que a mídia hoje é a principal fonte de informações e que a imprensa possui um papel de destaque neste processo, pois é responsável pelo registro de todas as transformações econômicas, sociais e políticas dos últimos tempos, a investigação por nós desenvolvida baseia-se em uma análise empírica dos principais fatos ocorridos na América Latina, veiculados em jornais e revistas de maior circulação no Brasil. A coleta das informações selecionadas é realizada diariamente mediante visitas à Biblioteca Nacional e a outras bibliotecas, todas no estado do Rio de Janeiro, em um trabalho que teve início no ano de 2001. Tais notícias, depois de analisadas, são agrupadas nas seguintes categorias temáticas: Processos Políticos, Planos Econômicos, Conflitos Sociais, Relações Internacionais, Indicadores Sociais e Manifestações culturais, gerando uma cronologia que abrange o período de 1990 até os dias atuais, sistematizada e disponibilizada pelo Programa de Estudos de América Latina e Caribe via internet por uma equipe que atualmente conta com doze integrantes.
RESULTADOS:
Através da pesquisa desenvolvida no Programa de Estudos de América Latina e Caribe, os estudos mostram que o valor do Mercosul não está apenas na sua configuração econômica, conforme os acordos de cooperação comercial com o Peru, Chile e Bolívia e as negociações com o Pacto Andino, tão evidenciados pelas notícias coletadas e divulgadas pela mídia. Mas na possibilidade de aglutinar elementos políticos, sociais e culturais num projeto de resistência que permita à América do Sul, e por que não a América Latina como um todo, sair do eterno território de dependência. Assim como um contraponto à ofensiva norte-americana de implementação da Área de Livre Comércio das Américas, conhecida como ALCA. Nas recentes discussões sobre esta última, foi clara a polarização de dois projetos distintos para o continente: a ALCA abrangente defendida pelos Estados Unidos da América e a ALCA light pelo Mercosul, uma vez que esse processo de integração dentro da visão deste último, se implantado em sua plenitude, aprofunda a contradição entre os países fortalecendo ainda mais as desigualdades existentes. Os resultados são disponibilizados na home page do Programa, Boletins Bimestrais PROEALC, elaboração de artigos e participações com apresentação de trabalhos em Congressos Nacionais e Internacionais.
CONCLUSÕES:
Após doze anos da criação do Mercosul, é inegável que o bloco não passou somente por crescimentos econômicos. Mas também, pelo fortalecimento dos laços culturais, históricos, políticos e sociais entre os países membros. Entretanto, compreendê-lo como um processo historicamente ligado à construção de um projeto comprometido com os interesses latino-americanos que rompa a dependência da América Latina é dificultado pela herança autoritária, elemento central da cultura política dos países sul-americanos. Analisar o Mercosul dentro da atual conjuntura é pensar no mesmo como um campo de possibilidades relevantes; já que o projeto torna a região mais competitiva e limita os sucessivos abusos decorrentes do desequilíbrio do mercado internacional, entre outras. O papel dos movimentos sociais também foi observado na pesquisa apoiando à cristalização do bloco, uma vez que estes lutam por uma identidade regional. Cabe mencionar ainda a necessidade de um maior aprofundamento da temática em questão, pois esse processo continua em andamento. Destacamos que o Programa de Estudos de América Latina e Caribe realiza intercâmbios com: o Conselho Latino Americano de Ciências Sociais, o Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o Fórum Mercosul, entre outros.
Instituição de fomento: CETREINA/UERJ
Palavras-chave:  Mercosul; Integração regional; América do Sul.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004