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G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
FESTAS DOS SANTOS EM VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE-MT: ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA E AFIRMAÇÃO ÉTNICA.
Marília da Conceição Reis de Moura 1, 2   ()   mariliadereis@yahoo.com.br
1. Departamento de Pós-Graduação em História- Mestrado - UFMT
2. Secretaria de Educação e Cultura- SEDUC-MT
INTRODUÇÃO:
Este trabalho faz parte da pesquisa sobre as mudanças e permanências nas práticas alimentares em Vila Bela da Santíssima Trindade–MT, durante as festas do Divino Espírito Santo, São Benedito e Santíssima Trindade realizadas pelos negros vilabelenses. É o tempo da festa, marcado com ofícios religiosos ( missas, rezas, ladainhas ), Alvoradas, morteiros, tocar dos sinos, apresentação da Folia do Divino Espírito Santo, dos Dançantes do Congo, das Dançarinas do Chorado, cortejos pelas ruas da cidade para a entrega dos festeiros (as) em suas casas, distribuição de biscoitos e bebidas após as rezas, e almoços e jantares no Centro Comunitário ou nas casas dos festeiros(as). São espaços em que os festeiros(as), Irmãos e Irmãs das Irmandades do Divino Espírito Santo e São Benedito, Foliões do Senhor Divino, Dançantes do Congo e Dançarinas do Chorado, promesseiros(as), cozinheiras e demais pessoas envolvidas com o evento, através de simbologias, reapropriam do espaço e afirmam a identidade ou seja, “o ser negro vilabelense”. Parte da Amazônia Legal, Vila Bela teve suas terras consideradas “espaços vazios”, ocupadas e colonizadas por uma frente de Expansão Agro-Pecuária nas décadas de 1970 / 90. Neste contexto, a população negra local perdeu as terras que ocupava, e com suas formas de vida modificadas, passou a utilizar o território das festas e as atividades especificas da mesma como estratégias de resistência e reafirmação do território negro.
METODOLOGIA:
A utilização de fontes orais, através dos depoimentos de festeiros (as), de lideranças da comunidade negra, juntamente com a pesquisa bibliográfica, relatos de viajantes, dados do censos, observação sistemática e fotografias dos eventos, foram importantes suportes para o desenvolvimento metodológico do trabalho.
RESULTADOS:
A partir da análise das fontes utilizadas, percebemos que com seu território modificado, a população negra vilabelense passou a utilizar o espaço da Festança ( Festa dos Santos) não só como momentos de devoção, mas também como um espaço de resistência, através de práticas culturais específicas.
CONCLUSÕES:
O tempo da Festança funciona como elemento unificador das lembranças individuais, pois as atividades que compõem a mesma estão presentes no imaginário dos negros vilabelenses e são repassadas ás gerações presentes, principalmente no ciclo das festas, quando as recordações se avivam a partir das atividades realizadas no período. Além da devoção e alegria, está presente, principalmente com os mais idosos, a percepção de que estejam vivendo um presente com algumas características cada vez mais se desvinculando do passado, daí a necessidade de resistirem, mantendo as tradições.
Palavras-chave:  Vila Bela - MT; Resistência; Festas dos Santos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004