IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 4. Gestão de Negócios
PLANO DE NEGÓCIOS - PROJETO DA EMPRESA RECINORTE LTDA - RECICLAGEM DO NORTE LTDA
Agenildo Alves Soares 1   (autor)   ipram@centranet.com.br
Márcia Schuster Perini 1   (autor)   schuster@centranet.com.br
Simone Marçal Quintino 1   (orientador)   profesimone@yahoo.com.br
1. FACULDADE DE PIMENTA BUENO-FAP
INTRODUÇÃO:
Devido ao impacto causado ao meio ambiente pela produção desenfreada de lixo, tem levado governo e sociedade a promover estudos e buscar alternativas para minimizar a degradação da natureza e aumentar o bem estar da sociedade como um todo. Neste sentido a reciclagem é um dos mais promissores setores, ainda muito pouco desenvolvido e conhecido em muitas regiões, inclusive pela região Norte. Muito embora a Amazônia é conhecida como pulmão da humanidade, deve-se a nós, buscar alternativas para que o meio ambiente em algum tempo não seja um caos para a humanidade, aumentando assim a qualidade de vida no planeta, no presente e, principalmente no futuro. Ao cogitar alternativas empreendedoras para nossa região, especificamente para o município de Espigão do Oeste-RO, idealizou-se uma indústria de reciclagem, projetada com equipamentos de ponta, com a especialidade de reciclar num primeiro momento, garrafas PET, constituindo assim, a Empresa ReciNorte Ltda – Reciclagem do Norte Ltda, sendo um projeto fictício, no entanto, desenvolvido de forma minuciosa e projetada de tal forma que todos os dados coletados são reais, tendo um investimento inicial de R$ 750.000,00 (setecentos e cinqüenta mil reais). A empresa ReciNorte Ltda colaborará de forma prática oferecendo serviços para as comunidades adjacentes, promovendo assim, a melhoria dos seres e do meio ambiente em que vivem, oferecendo-lhes ferramentas de auto desenvolvimento, de forma a estimular sua cultura e educação, usando como princípio básico o acesso à qualidade de vida mais digna.
METODOLOGIA:
Para a idealização deste projeto, foi importante o conhecimento da história da região e através da percepção dos pesquisadores em que não havia segmentos industriais nessa área. Também foram realizados levantamentos e pesquisas baseadas em amostragem da destinação do lixo residencial, principalmente das garrafas PET. Coletadas informações em uma das fábricas de refrigerantes da região, indicando o volume de produção em garrafas de PET, na qual são vendidas, e não são reaproveitadas, com o destino final catastrófico para o meio ambiente. Junto à população de baixa renda, buscou-se o interesse na participação de cooperativas de coleta de materiais recicláveis, trazendo uma nova expectativa de emprego e conseqüentemente a inclusão social. Foi observado nos lixões da região a quantidade de garrafas, sem a destinação correta. Foram examinados textos escritos sobre a cidade, lixo e suas conseqüências. Num primeiro momento a responsabilidade na conscientização da sociedade como um todo, evidenciando o que ocorre com a não destinação correta do lixo, ou seja, dos materiais recicláveis, aproveitando desde as salas de aula, bem como campanhas de orientação para o conhecimento do tempo de decomposição dos materiais na natureza, dando ênfase no que cada cidadão pode contribuir, ajudando na melhoria da sociedade como um todo.
RESULTADOS:
Denota-se que a partir do Plano de Negócios, a Empresa ReciNorte Ltda está dentro dos padrões de viabilidade, com sua estrutura operacional inicial de 100ton mensal, de flocos de PET, revalorizado, descontaminado, moído, lavado e seco, no entanto, a capacidade máxima de produção é 250ton mensal. O Payback apresenta-se dentro dos padrões de retorno do investimento, no presente caso com uma taxa interna de retorno em 10%. No Demonstrativo de Resultados, este se apresenta com o lucro líquido de R$ 523.486,12 (quinhentos e vinte três mil e quatrocentos e oitenta e seis reais e doze centavos). Em relação aos resultados referentes ao meio ambiente, estes são satisfatórios, pois as reciclagens das embalagens PET (polietileno tereftalato), estão em franca ascensão no Brasil. O material, que é um poliéster termoplástico, tem como características a leveza, a resistência e a transparência, ideais para satisfazer a demanda. A evolução do mercado e os avanços tecnológicos têm impulsionado novas aplicações para o PET reciclado: cordas e fios de costura, toldos, barracas, bem como, garrafas PET. Além de desviar lixo plástico dos lixões, utiliza apenas 30% da energia necessária para a produção da resina virgem e têm a vantagem de poder ser reciclado várias vezes sem prejudicar a qualidade do produto final. Exercer a inserção de trabalhadores de lixões contribuindo para o resgate da cidadania e melhoria da qualidade de vida destes grupos e das comunidades adjacentes.
CONCLUSÕES:
A idealização deste Plano de Negócios iniciou-se com um projeto considerado ousado, porém, fundamentado na realidade regional, nas conseqüências ambientais e na necessidade da criação de pólos industriais para a região Norte, aproveitando tanto trabalhadores não qualificados, quanto o reaproveitamento de materiais recicláveis, contribuindo desta forma com a sociedade, municipalidade, governabilidade, meio ambiente, dentre outros. A Empresa ReciNorte neste contexto acredita que a partir da educação ambiental, modificando atitudes, reformulando conceitos e formando a consciência crítica do cidadão, levando em consideração os diversos aspectos sócio-ambientais que constituem sua realidade, evidenciando o que ocorre com a não destinação correta do lixo, ou seja, dos materiais recicláveis, aproveitando desde as salas de aula, bem como campanhas de orientação para o conhecimento do tempo de decomposição dos materiais na natureza, dando ênfase no que cada cidadão pode contribuir e ajudar na melhoria da sociedade como um todo. Tendo em vista a abrangência definida no plano de negócios, cabe, portanto, aos empreendedores a oportunidade para a realização deste projeto, lembrando, pois, a ampla linha de financiamentos para esta finalidade, implementando e construindo um negócio de sucesso.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Plano de Negócios; Reciclagem; Inserção Social.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004