IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
O MUNDO SEM ÁGUA, CONTAGEM REGRESSIVA
Iraceli Pereira Rosa Pinto 1   (autor)   pedagogiaformandos@ig.com.br
Roseni Barbosa de Souza 1   (autor)   rosouza81@hotmail.com
Andréa Cristina Teixeira da Silva 1   (autor)   
Francisnaide Cristina Paes Rego 1   (autor)   cristinapaess@ibest.com
Beatriz Alves de Sousa 1   (autor)   
Neusa Feniman 1   (autor)   
Regina de Almeida e Silva 1   (autor)   
1. Graduanda em Pedagogia do Inst. de Educação, Univ. Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
A Terra dispõe de enorme quantidade de água, setenta por cento de sua superfície é coberta por ela. Todavia, ouvimos avisos de uma crise deste mineral, não apenas no que se refere à quantidade, mas também à qualidade; não somente em um único país, mas em todo o mundo. O acesso a fontes de água confiáveis, saudáveis e suficientes é um requisito fundamental para a sobrevivência, o bem estar e o desenvolvimento socioeconômico de toda a humanidade. Segundo o Instituto Ambiental de Estocolmo, um terço da população mundial vive em regiões que já sofrem de escassez de água de grau moderado a grave; a demanda por água tem um aumento mais de duas vezes superior ao crescimento populacional e em algumas partes do mundo essa demanda já excede as reservas agravando o problema uma vez que o suprimento de água é basicamente fixo.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa foi realizada através de levantamentos bibliográficos da situação da água no mundo. Nossa intenção é mostrar que apesar de todas as dificuldades, a situação não seria tão grave se a preciosa água do planeta fosse usada com mais responsabilidade; que as medidas de conservação da água podem dar certo.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos com a pesquisa foi métodos apropriados e disposição para aplicá-los; e com um pouco de esforço, tanto os usuários domésticos como também as indústrias, podem reduzir o consumo de água.
CONCLUSÕES:
Para solucionar a crise da água é preciso uma mudança de atitude. As pessoas têm de aprender a cooperar, fazer sacrifícios razoáveis quando necessário e estar decididas a cuidar da Terra para seus futuros habitantes.
Palavras-chave:  Escassez; Água; Conservação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004