IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
A QUESTÃO DA CONCEPÇÃO DE FAMÍLIA E GÊNERO NA MODERNIDADE: ESTUDO COM UM GRUPO DE USUÁRIAS DAS 2ª E 3ª VARAS PRIVATIVAS DE ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA DE ARACAJU/SE
Ana Paula Silva Novais 1   (autor)   
Ana Maria Vasconcelos Melo 1   (autor)   
Priscilla Fontes de Góes Vasconcelos 2   (autor)   piugoes@hotmail.com
Amy Adelina Coutinho de Faria Alves 1   (orientador)   
Míriam Coutinho de Faria Alves 3   (autor)   miriamfaria2002@yahoo.com.br
1. Depto de Serviço Social, Universidade Federal de Sergipe - UFS
2. Depto de Comunicação Social, Universidade Tiradentes - UNIT
3. Mestrado de Ciências Sociais, Universidade Federal de Sergipe - UFS
INTRODUÇÃO:
A temática central desse estudo ressalta a importância e necessidade de se repensar como concepções a respeito de família e gênero, vêem sendo transformadas a partir dos condicionamentos gerados pela modernidade. O problema objeto desta investigação se refere à análise das representações sociais das usuárias das 2ª e 3ª Varas Privativas de Assistência Judiciária de Aracaju/SE, em relação à concepção que têm sobre família e gênero. O estudo tem como objetivo visualizar possibilidades de reflexão no sentido de que novos caminhos para orientação de práticas sociais dirigidas ao atendimento das famílias, possam ser revistas.
METODOLOGIA:
O estudo é de natureza privilegiadamente qualitativa. Os procedimentos metodológicos combinaram análise documental e entrevistas de história de vida, num total de onze entrevistas que tiveram duração média de duas horas e foram transcritas segundo a técnica de registro cursivo.
RESULTADOS:
Em relação aos resultados da pesquisa, a população alvo é composta por pessoas com baixo poder aquisitivo, constituída em sua maioria por mulheres com faixa etária entre vinte e cinco e quarenta e nove anos, que se encontram em maioria inseridas no mercado informal. Analisamos as concepções das usuárias em estudo em duas fases: no período do namoro e no contexto da vida conjugal. Na fase do namoro visualizamos que o imaginário da família aparece marcado por exigências morais que dizem respeito ao ideal burguês. Neste período, era exigido das moças que tivessem gestos contidos, que respeitassem os pais e mantivessem-se virgens até o matrimônio, porque era algo que trazia honra e nome à mulher. Visualizamos, porém, que algumas fugiam às regras, o que caracterizava a influência do processo de modernidade. Em relação ao período que diz respeito à vida conjugal visualizamos um processo de desestruturação na família, devido à série de fatores que permeiam o contexto atual, ou seja; as relações políticas, econômicas, sociais e emocionais, por meio das quais as usuárias assumem novas posturas, manifestando desejos de consumo, de educação, de trabalho e independência, construindo imaginários com valorações imbricadas na sociedade capitalista, caracterizando as novas exigências femininas na modernidade e as novas concepções de família.
CONCLUSÕES:
As representações sociais destas usuárias guardam características das gerações anteriores, amalgamadas por relações oriundas da modernidade e das transformações da intimidade vivenciadas durante o período do convívio. Esta análise histórica e contextual é de fundamental importância para que possamos subsidiar a ampliação de pesquisas que tenham como temática a família, visualizando a necessidade de implantação e ampliação de políticas públicas destinadas a suprir anseios e carências, subsidiando com isso a prática do Assistente Social no que diz respeito a novas alternativas de intervenção às problemáticas apresentadas pela família.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Família; Gênero; Serviço Social.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004