IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
DETERMINAÇÃO DA SENSIBILIDADE DE Panicum maximum AO HERBICIDA ISOXAFLUTOLE APLICADO EM SOLO ARGILOSO.
Ana Carolina Roso 1   (autor)   carolroso@hotmail.com
Jamil Constantin 1   (orientador)   
Rubem Silvério de Oliveira Júnior 1   (colaborador)   rsojunior@uem.br
1. Depto. de Agronomia, Universidade Estadual de Maringá - UEM.
INTRODUÇÃO:
O isoxaflutole é um herbicida que pertence ao grupo químico dos benzoil isoxasoles, e apresenta como mecanismo de ação a inibição da síntese de carotenóides nas partes verdes das plantas. Utilizado tanto isolado como em mistura representa uma importante opção para o controle de plantas daninhas em diversas culturas, podendo ser empregado em pré-emergência e pós-emergência precoce no milho e na cana-de-açúcar para o controle de gramíneas anuais e perenes e algumas espécies de dicotiledôneas. Uma das formas de se avaliar a atividade de herbicidas no solo é por meio de espécies de plantas sensíveis a baixas concentrações destas moléculas. No caso do isoxaflutole, não há relato de nenhum bioindicador adequado ao seu monitoramento. O objetivo deste trabalho foi determinar a sensibilidade de Panicum maximum (capim-colonião) ao herbicida, aplicado em diversas doses, em um solo argiloso.
METODOLOGIA:
Foram utilizadas amostras deformadas de solo, provenientes da camada de 0-20m de um latossolo vermelho distroférrico, de textura argilosa. As amostras de solo foram coletadas no município de Maringá-PR, com conhecido histórico de uso. Após a coleta, o solo foi peneirado em malha de 2 mm para a separação dos torrões, raízes e terra fina. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no Departamento de Agronomia da UEM e as unidades experimentais foram compostas por vasos plásticos com capacidade de 3 L. Em cada unidade experimental foram semeadas 2 g de sementes de capim-colonião, as quais foram incorporadas nos 3 cm superficiais do solo de cada vaso. Os tratamentos foram compostos por seis doses do herbicida (0; 0,15; 1,5; 15; 30 e 60g/ha). A aplicação do herbicida foi realizada a uma temperatura de 25°C e a umidade relativa do ar no momento da aplicação foi de 68%. Utilizou-se um pulverizador costal manual a CO2, numa pressão de 35 Ib/pol2, bicos 110.02 AD, simulando uma vazão de 200 L/ha. Após a semeadura e a aplicação do herbicida todos os vasos foram submetidos a uma lâmina de irrigação equivalente a 20mm. A partir de então os mesmos foram irrigados próximo a capacidade de campo.
RESULTADOS:
As avaliações foram feitas por contagem de plantas que emergiam por vaso e pela biomassa da parte aérea de cada planta 28 dias após a aplicação do herbicida. O experimento foi analisado como modelo hierárquico (6×2), conduzido num delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições, totalizando 48 unidades experimentais. Os dados foram avaliados por meio de análise de variância e de regressão.
CONCLUSÕES:
Através da análise dos dados foi possível concluir que a dose mínima para um controle de 80% da espécie bioindicadora Panicum maximum foi a dose equivalente a 15 g/ha.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Isoxaflutole; Capim-colonião; Sensibilidade.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004