IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
ESTUDO DOS PROCESSOS EROSIVOS NA REGIÃO DA SUB-BACIA DO RIO CABAÇAL, MUNICÍPIO DE RESERVA DO CABAÇAL-MT.
Eladio Crisóstomo de Oliveira 1   (autor)   eladioo@bol.com.br
Rogério de Oliveira Costa 2   (colaborador)   
Ingrid Leite de Oliveira 3   (colaborador)   ingleite@hotmail.com
Ana Rosa Ferreira 4   (orientador)   ferreiraar@terra.com.br
1. Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
2. Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
3. Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
4. Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
INTRODUÇÃO:
O processo erosivo é importante agente modificador da geomorfologia continental, possuindo vários agentes causadores tais como: vento, mar, cursos dáguas, chuvas e gelo. A erosão pode ser natural ou geológica, quando se desenvolve em condições de equilíbrio com a formação do solo; acelerada ou antrópica, quando a intensidade de sua formação/evolução é superior à do solo, não permitindo a sua recuperação natural. A ação da erosão laminar é de difícil percepção, e prejudicial à agricultura. As principais feições que caracterizam a erosão linear são: sulcos, calhas, ravinas e boçorocas. São importantes fontes de produção de sedimentos e servem como canais de transporte dos mesmos. Quando ocorrem em áreas urbanas, provocam sérios impactos como a destruição de infra-estrutura urbana (moradias e equipamentos públicos tais como rede viária, postes etc.), expondo a população a situações de risco, e o assoreamento de canais fluviais e reservatórios de abastecimento urbano. Os controles dos processos erosivos lineares de médio a grande porte, sejam eles ravinas ou boçorocas, envolve obras complexas e de alto custo de drenagem superficial e subsuperficial, além de obras de estabilização dos taludes. Este trabalho tem por finalidade a análise dos processos erosivos na região de Reserva do Cabaçal MT, com identificação de métodos para reverter os quadros erosivos demonstrando os fatores que causam as erosões.
METODOLOGIA:
Para análise da área em estudo foram feitas as seguintes mensurações: largura inicial, profundidade inicial e largura da base inicial da voçoroca, e as mesmas medidas foram feitas na parte central e final da erosão. Para isso foi utilizada uma trena de 50 m (metros), em seguida fez-se um transecto divido em três pontos: Ponto inicial (cabeceira), Ponto Mediano (meio da erosão) e Ponto Final (área de maior largura da erosão), em cada ponto mediram-se a largura do topo, profundidade e largura da base. Fez-se a média para achar um valor aproximado da profundidade e largura da erosão.
RESULTADOS:
Registra-se o comprimento da erosão com 163,49 metros, e as suas medições foram feitas, a partir do leito da erosão.A erosão possui em média 7,25 metros de largura inicial, dado este obtido através da somatória das medidas da largura inicial, meio e fim da erosão. A profundidade média da erosão é de 6,66 metros, já a largura da base é de 3,75 metros em média. Identificou-se que a erosão local é em decorrência da má utilização do solo e estar em área de alta declividade com falta de vegetação nativa e arbustiva. A falta de vegetação nativa propicia o surgimento ou mesmo implica no aceleramento dos processos erosivos do local.
CONCLUSÕES:
Nota-se que se não houver medidas reparadoras, a tendência será o total assoreamento do Rio Cabaçal, já que o acelerado depósito de sedimento já se encontra em estágio avançado no leito do referido rio. Levantar as características da propriedade e indicar a melhor maneira de efetuar a recuperação. Criar metas para resolver problemas como os de drenagem e de conservação do solo, além de práticas para a implantação de curvas de nível, lagoas de retenção e infiltração. Devem constar também as formas de realizar a adubação, que pode ser verde, orgânica ou química. Essas medidas visam proporcionar o novo crescimento vegetal na área afetada com a recuperação e aproveitamento da mesma.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  erosivos; antrópico; recuperação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004