IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
Estudo comparativo do perfil dos consumidores do Shopping Cirne Center e Shopping Popular Edson Diniz em Campina Grande - Pb
JANE ERICA BARBOSA 1   (autor)   cristal_358@hotmail.com
KARINA DIAS AMORIM 1   (autor)   
JOSIPLESSIS BARROS PONTES MARQUES 1   (orientador)   romarques@hotmail.com
ROBSON OLIVEIRA MARQUES 1   (co-orientador)   romarques@hotmail.com
1. FACISA - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
INTRODUÇÃO:
Diante das crises econômicas que têm atingido os mais diversos segmentos comerciais, se torna cada vez mais necessário que as empresas conheçam seus consumidores e busquem atraí-los e fidelizá-los. Uma vez que neste cenário competitivo e marcado por constantes períodos de transições econômicas, diversos setores do mercado têm sofrido quedas em seus negócios, em especial os que atuam no mercado da moda, visto que precisam competir com pequenas, médias e grandes empresas, do Brasil e do mundo. Neste sentido, com esta pesquisa pretendeu-se verificar comparativamente o perfil do público consumidor dos dois Shopping Centeres de menor porte e mais populares da cidade de Campina Grande – Pb, tendo-se como objetivo ainda contribuir cientificamente, através da apresentação dos dados obtidos, junto aos lojistas destes segmentos e junto aos profissionais do Marketing comercial de um modo geral.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa teve como universo os consumidores do Shopping Cirne Center e Shoping Popular Edson Diniz em Campina Grande – Pb, estando os dois instalados na área central da cidade e tendo perfis mais populares que os demais. A amostra não-probabilística intencional foi composta por 199 entrevistados, sendo 94 do Cirne Center e 105 do Shopping Popular. Utilizou-se como instrumento para a obtenção dos dados, questionários que constaram de questões fechadas em escala (tipo Likert), aplicados por meio de entrevistas dirigidas junto aos consumidores entrevistados, escolhidos aleatoriamente e por acessibilidade. Para realizar as análises descritivas e as correlações dos dados, utilizou-se o programa SPSS for Windows versão 9.0. Foram analisadas variáveis que versaram sobre o perfil sócio-cultural do público-alvo; referenciais quanto ao poder de compra e satisfação deste público; preferências por marcas de griffis na hora da realização da compra; a relação entre a freqüência aos shopping centeres pela necessidade de compra ou para obtenção de lazer; se existe influência das campanhas promocionais no desejo de compra dos consumidores; se o preço é o maior referencial de compra; se há fidelização à certas lojas e o conforto oferecido por estes ambientes.
RESULTADOS:
A partir das análises dos dados, observou-se que em ambas as categorias há predominância do gênero feminino(60,8%) entre os consumidores e a faixa-etária entre 21 à 30 anos destacou-se em (42,7%). Constatou-se que praticamente metade dos entrevistados (51,2%) não concordaram que a marca do produto seja referencial de compra, no entanto um número significativo (69,8%) concordaram que o preço é que define suas compras, dentre este índice destacou-se o consumidor do Shopping Popular em (43,2%); concomitantemente nos dois estabelecimentos observou-se que (53,3%) não freqüentam o shopping pela necessidade de compra e sim de lazer; verificou-se ainda que (70,9%) dos consumidores de ambos os shopping centeres discordam haver qualquer desconforto no estabelecimento comercial. Quanto às campanhas promocionais (60,3%) dos entrevistados concordaram que estas geram maior desejo de compra.
CONCLUSÕES:
Concluiu-se portanto, que ambos os consumidores encontram-se possivelmente satisfeitos com os estabelecimentos, embora utilizem mais o shopping com motivações de lazer do que mesmo para compras. O preço baixo das mercadorias suplanta o interesse pelas griffis dos produtos, uma vez que os consumidores parecem buscar hoje agregar o preço à qualidade das mercadorias. As tendências de consumo descritas por influência das campanhas publicitárias é um dado que aponta para a importância do desenvolvimento de visões estrategistas de marketing para atrair cada vez mais este público-alvo, uma vez que traçou-se nesta pesquisa o perfil destes consumidores e suas expectativas em termos de consumo, espera-se com estes dados ter contribuído para que os lojistas dêem início à uma relação ainda mais duradoura e fidelizada junto aos seus consumidores, o que poderá garantir melhores resultados em face à este mercado tão competitivo. Houve uma notória equiparidade das respostas fornecidas pelos entrevistados dos dois estabelecimentos e percebeu-se inclusive, que apresentaram perfis bastante similares
Instituição de fomento: FACISA - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  CONSUMIDORES; MARKETING; SHOPPING CENTERS.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004