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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE LOGISTAS DO SHOPPING CENTER IGUATEMI E LUIZA MOTTA ACERCA DAS CAMPANHAS PROMOCIONAIS DE MARKETING NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB
JOSIPLESSIS BARROS PONTES MARQUES 1   (orientador)   romarques@hotmail.com
ROBSON OLIVEIRA MARQUES 1   (co-orientador)   romarques@hotmail.com
GRACENILDA NUNES DA SILVA 1   (autor)   
FERNANDA OLIVEIRA DE SOUSA 1   (autor)   
JEFFERSON B. FARIAS SANTOS 1   (autor)   jefferson_cg@ig.com.br
JULIANA SALES OLIVEIRA 1   (autor)   
FABIANA DIAS SOUTO 1   (autor)   
AGNALDO WAGNER LINS 1   (autor)   
1. FACISA - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
INTRODUÇÃO:
Em face à este cenário competitivo, as organizações dos mais diversos segmentos estão cada vez mais voltadas para a utilização das novas estratégias do Marketing, uma vez que percebem a necessidade de implementarem seus negócios e solidificarem a imagem da sua empresa, desta feita a visão estrategista dos profissionais desta área têm sido cada vez mais valorizada. Diante disto, essa pesquisa teve como objetivo analisar a percepção e a satisfação dos lojistas dos dois maiores shopping centeres da cidade de Campina Grande  Pb quanto às campanhas promocionais de massa realizadas periodicamente por estes estabelecimentos. Entende-se estas campanhas como sendo promoções de todas as lojas do shopping center, bem como, aquelas promoções realizadas durante os eventos sociais ou datas comemorativas do ano. Objetivou-se inclusive, trazer uma colaboração científica tanto para os profissionais do Marketing como para os lojistas da cidade.
METODOLOGIA:
Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa entre todo o universo de lojistas do Shopping Iguatemi e do Shopping Luiza Motta, ambos na cidade de Campina Grande - Pb, no que concerne às estratégias utilizadas nas campanhas promocionais de massa nos dois shopping centeres, respectivamente. Para obtenção dos dados, utilizou-se como instrumento 64 questionários contendo questões fechadas em escala (tipo Likert), aplicados por meio de entrevistas dirigidas junto ao universo composto por 31 lojistas do Shopping Iguatemi e 33 do Shopping Luiza Motta. Por sua vez, estes dados obtidos foram descritos, analisados e correlacionados com a utilização do programa SPSS for Windows Versão 9.0.
RESULTADOS:
Com base nos dados averiguados, observou-se nas duas categorias uma predominância de lojistas do sexo feminino (79,7%) e com grau de escolaridade de nível médio (48,4%); Nos dois shopping centeres, observou-se que (75,4%) dos entrevistados concordaram que as Campanhas Promocionais realizadas não estão atendendo às suas expectativas de vendas nem correspondendo ao seu investimento financeiro. Constatou-se ainda que em média (75%) das duas categorias entrevistadas consideraram insuficientes o número e a eficácia dos eventos anuais promovidos pelo shopping no sentido de atrair consumidores. Dentre os lojistas (65,7%) afirmaram que não participam da elaboração das campanhas promocionais. Observou-se uma certa insatisfação dos entrevistados quando afirmaram que os shopping centeres não fornecem capacitação para funcionários em períodos de campanhas, totalizando (71,9%) dos lojistas. Quanto à possibilidade de ajustarem seus preços aos descontos anunciados pelas campanhas, (81,2%) afirmaram que conseguem fazer este ajuste.
CONCLUSÕES:
Concluiu-se portanto, que as Campanhas Promocionais de massa realizadas pelos departamentos de Marketing do Shopping Iguatemi e Luiza Motta parecem não estar atendendo de forma satisfatória às expectativas dos seus principais clientes, os lojistas. Constatou-se inclusive, uma relevante equiparação das respostas fornecidas pelos lojistas dos dois shopping centeres. Os índices apontados e analisados nos dois shopping centeres nos fez concluir que ambos os lojistas parecem unânimes quanto à existência de uma certa insatisfação no que se refere às variáveis questionadas na pesquisa. Verificou-se entretanto, haver uma pequena participação dos lojistas no processo de elaboração das campanhas, o que pode vir à refletir nestes índices de insatisfação e até mesmo numa provável ineficácia de alguns dos eventos elaborados pelos responsáveis pelo departamento de Marketing nas organizações pesquisadas.
Instituição de fomento: FACISA - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  SHOPPING CENTERS; CAMPNHAS PROMOCIONAIS DE MARKETING; LOJISTAS.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004