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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
AVALIAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE ANGRA DOS REIS: SUBSÍDIOS PARA TOMADA DE DECISÕES
Carla Bastos Oliveira 1   (autor)   carlabastosoliveira@yahoo.com.br
Marly de Abreu Costa 2   (orientador)   marlya@infolink.com.br
Valéria Batista Dias 3   (colaborador)   valbdias@yahoo.com.br
1. Bolsista de Iniciação Científica do Instituto de Matemática e Estatística - UERJ
2. Profa Dra. da Faculdade. de Educação - UERJ
3. Graduanda do Instituto de Matemática e Estatística – UERJ
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho faz parte do “Projeto Integrado de Avaliação da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Angra dos Reis”, desenvolvido pela equipe de pesquisadores do Núcleo de Gestão e Avaliação (NUGA) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O objetivo principal deste estudo foi conhecer o desempenho cognitivo dos alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental em Matemática e Língua Portuguesa, a fim de fornecer subsídios para a tomada de decisões sobre o processo de ensino em cada escola e na rede municipal de Angra dos Reis. O projeto teve início em meados de 2002, quando foram realizados seminários, reuniões e entrevistas com professores e diretores da rede municipal, com o propósito de se construir uma “cultura de avaliação”, na qual esta deixasse de ser encarada como instrumento de classificação de alunos, para atuar como diagnóstico da situação da aprendizagem, na busca da melhoria da qualidade da educação, culminando com a aplicação dos testes de desempenho escolar em dezembro de 2002.
METODOLOGIA:
Todas as 54 escolas da rede municipal e todas as turmas de 4ª e 8ª séries participaram da avaliação, num total de 95 turmas de 4ª série e 29 turmas de 8ª série. Foram aplicados testes em cerca de 1700 alunos de 4ª série e 600, de 8ª série, em Língua Portuguesa e Matemática. Os alunos responderam a testes – de 39 itens -, construídos a partir de uma coleção de 169 itens, para cada uma das séries e áreas do conhecimento avaliadas. Os testes foram elaborados com base nas matrizes curriculares adotadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Após a aplicação dos testes, por meio de procedimentos estatísticos derivados da aplicação da Teoria da Resposta ao Item (TRI), foram calculados os escores alcançados pelos alunos e as escalas de proficiência divididas em intervalos de 25 pontos, entendendo-se por proficiência o nível de conhecimento alcançado pelo aluno. As faixas de proficiência foram agrupadas em três níveis: crítico, considerado insuficiente e bastante inferior ao desejável, a ponto de ameaçar a continuidade dos estudos; intermediário, para aqueles que estão em processo de aquisição das competências exigidas; e suficiente, para alunos que dominam as competências avaliadas pelos testes.
RESULTADOS:
Face o escasso espaço para a apresentação dos resultados da avaliação de cada uma das escolas, optamos por dividi-las em cinco regiões referenciadas a partir da distância em relação ao centro da cidade: Garatucaia, Perequê, Japuíba, Vila Velha e Ilha Grande, as quais têm como características uma grande diversidade, não só em termos de localização (escolas localizadas em morros, praias e no sertão), como também de nível sócio-econômico. Os resultados alcançados pelos alunos na avaliação da 4ª série em Matemática foram razoáveis, na medida em que a concentração maior dos percentuais ficou no nível intermediário de proficiência. Na avaliação da 8ª série de Matemática, os resultados foram mais desanimadores, de vez que todas as regiões aumentaram o percentual de proficiência no nível intermediário, comparando-se com os resultados da avaliação de Matemática da 4ª série, e tiveram um percentual muito baixo de alunos com nível suficiente. Os resultados da avaliação da 4ª série em Língua Portuguesa foram melhores do que os de Matemática, com mais de 50% da proficiência dos alunos no nível suficiente, enquanto que na avaliação dos alunos da 8ª série, novamente, a concentração maior de proficiência ficou no nível intermediário, exceto na região de Vila Velha, que manteve, como na avaliação da 4ª série em Língua Portuguesa, mais de 60% no nível suficiente. A região de Ilha Grande se destacou pelo pior desempenho, com 35% de alunos no nível crítico.
CONCLUSÕES:
Acreditamos que há muito trabalho a ser realizado a partir das informações que obtivemos através deste projeto. Os resultados aqui apresentados permitiram conhecer os níveis de proficiência dos alunos de 4ª e 8ª séries de todas as escolas municipais e aprofundar o diagnóstico da rede de ensino fundamental de Angra dos Reis. Esperamos que a leitura crítica desses resultados possa contribuir para nortear ações de melhoria do processo de ensino e, com isso, assegurar a um maior número de alunos condições mais efetivas de sucesso escolar.
Palavras-chave:  avaliação de desempenho escolar; tomada de decisões; ensino fundamental.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004