IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 7. Serviço Social
O LAZER COMO FORMA DE SOCIABILIDADE DOS IDOSOS- O CASO DE VIÇOSA-MG
Jacinta Cristiana Barbosa 1   (autor)   kitabarbosa@bol.com.br
Ingrid da Silva Macêdo 1   (colaborador)   guidamacedo.macedo@bol.com.br
Katia Milagres Rosado 1   (colaborador)   katiamrosado@bol.com.br
Gourete da C. Souza 1   (colaborador)   
Iris Fereira de Sousa 1   (colaborador)   
Maria José Dias 1   (colaborador)   
Eliana Guimaraes Barros 1   (colaborador)   
Karina Rodrigues Oliveira 1   (colaborador)   
Ligia Antonucci Forny 1   (colaborador)   
Maria da Dores Saraiva 1   (orientador)   
1. Depto. de Economia Doméstica, Universidade Federal de Viçosa - UFV.
INTRODUÇÃO:
É reconhecido que, tradicionalmente, paralelo a uma clara marginalização dos idosos; esta ocorrendo um tendência recente e crescente das pessoas mais velhas estarem desenvolvendo uma sociabilidade , principalmente, extra familiar, em grupos organizados e por meio do lazer. Segundo MOTTA (2001), a sociabilidade ou a forma lúdica da sociação, tem sido acompanhada... Por um sentimento positivo, por uma satisfação pelo próprio fato de se estar associado a outros e de a solidão do individuo ser resolvida através da proximidade da reunião com outros. Em face dessa realidade o presente estudo teve como objetivo analisar o Programa para a Terceira Idade implantado pelo departamento de Educação física da UFV.Especificamente, procurou-se delinear o perfil dos idosos e suas percepções sobre os problemas enfrentados para a integração social.
METODOLOGIA:
Em termos metodológicos foram utilizados os seguintes instrumentos: observação do comportamento dos idosos durante o programa Ginástica para a Terceira Idade; entrevista com a coordenação do programa; visita domiciliar a uma amostra aleatória de idosos para tomar seus depoimentos.
RESULTADOS:
Resultados e discussões: os resultados mostraram que a faixa etária dos idosos variou de 52 a 75 anos; sendo preferencialmente mulheres dona de casa; cujo nível de escolaridade era equivalente ao ensino fundamental incompleto. Na percepção de 60% dos idosos a sociedade não se encontra preparada para o atendimento dos mesmos, sendo vista como desatenciosa e intolerante. Em torno de 80% dos entrevistados consideravam a amizade como forma predominante de relação; sentiam que, por meio do lazer e das atividades de ginástica, haviam estabelecido relações com outras pessoas ampliando-se a convivência social com a elevação da auto  estima. Esse posicionamento era também compartilhado pela coordenadora do programa, que visa a melhoria do bem estar e da qualidade de vida do idoso.
CONCLUSÕES:
Em função desses resultados conclui-se que o lazer como forma de sociabilidade tem complementado a função tanto das famílias como do governo, que já deveria ter estabelecido, como foi feito recentemente, uma política de atendimento aos idosos, visando uma maior conscientização da família/sociedade do valor dos mesmos.
Palavras-chave:  Idoso; sociabilização; lazer.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004