IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS:UM ESTUDO DE CASO NO RAMO DE COMÉRCIO VAREJISTA DE CONFECÇÃO
Ediana de Fátima Melo Magela 1   (autor)   edianafatimamelo@hotmail.com
Christiano Coelho 1   (orientador)   floripacoelho@toligado.com.br
Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho 1   (co-orientador)   aninhalima@hotmail.com
1. Depto. de Ciências Contábeis, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas Rio Branco - FIRB
INTRODUÇÃO:
Observa-se, no Brasil, uma mortalidade prematura de micro e pequenas empresas, vítimas de um capitalismo que se reveste de fatores determinantes de insucesso a curto prazo. A carga tributária elevada, desconhecimento de ferramentas contábeis gerenciais, despreparo na gestão de negócios podem estar associados a este cenário. Entretanto, busca-se sempre novos meios de sobrevivência e tem-se como alternativa a criação de micro e pequenas empresas. A Contabilidade, por sua vez, deve fazer um acompanhamento da situação econômica financeira desta, ampliando alternativas para a tomada de decisão empresarial, utilizando-se de diversas ferramentas contábeis.
METODOLOGIA:
Nesta perspectiva, a pesquisa se estabelece enquanto bibliográfica, do tipo exploratória. Para tal, fez-se um estudo de caso em uma empresa do ramo varejista de confecção na cidade de Rio Branco/Acre, com o objetivo de conhecer a realidade na prática.
RESULTADOS:
Verifica-se que o contador tem um importante papel na busca de soluções para o empresário, não como responsáveis na tomada de decisões, mas pelo levantamento e informações de dados úteis.
Ressalta-se ainda que o empresário não possui conhecimentos suficientes do real benefício que a Contabilidade pode trazer para a gestão de seu negócio. Ademais, o contador não deve fazer somente um acompanhamento para atender interesses fiscais, mas um acompanhamento gerencial da empresa.
CONCLUSÕES:
A Contabilidade deve ser vista pelos empresários como fonte geradora de informações, cuja finalidade é direcionar a tomada de decisões, melhorando a qualidade destas pelo profissional contábil. Deve ser utilizada em todas as fases da empresa, isto é, não se deve acreditar que as informações contábeis por si só são suficientes para salvar a vida de qualquer negócio e recorrendo-se a ela somente quando a empresa está passando por uma situação delicada. O empresário deverá ter a visão de que a Contabilidade é fonte de informações gerenciais utilizadas não apenas para preservação do patrimônio, mas também para o crescimento da empresa de forma planejada e estruturada.
Palavras-chave:  informação contábil; micro e pequena empresa; ferramentas gerenciais contábeis.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004