IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PRÉ-UNIVERSITÁRIO OFICINA DO SABER PROEX/CES/CEG UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
José Nilton de Sousa 1   (autor)   jnilton@vm.uff.br
Paulo Cesar Ribeiro 1   (autor)   paulo@brasilweb.com.br
Regina Camacho 1   (autor)   reginacamacho@urbi.com.br
Sérgio Aboud 1   (autor)   jnilton@vm.uff.br
Lehanne Oliveira de Andrade 1   (autor)   
1. COPE/CES, PROSABER, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF
INTRODUÇÃO:
O trabalho tem por objetivo apresentar o resultado do Projeto Pré-Universitário Oficina do Saber que tende para a criação de um espaço físico na UFF para que alunos licenciando tenham a experiência de transmitir conhecimentos para que pessoas da camada social menos favorecida economicamente, possam vir a qualificar-se melhor para participar de concursos públicos, seleção de vestibulares e do mercado de trabalho numa situação menos injusta. Oportunizando ao aluno universitário, além da prática pedagógica, a vivência junto à camada popular, ou seja, procuramos operacionalizar uma troca - conhecimento x experiência.
METODOLOGIA:
O projeto é estruturado da seguinte forma: buscamos o envolvimento continuo de docentes, funcionários e estudantes da UFF; interação com demais pré-vestibulares comunitários de Niterói e São Gonçalo; seleção de alunos, preferencialmente, afro-descendentes de menor renda per capita, oriundos de comunidades faveladas e escolas públicas com curso de ensino médio completo ou em conclusão. Os conteúdos desenvolvidos no Projeto são equivalentes aos solicitados pelos vestibulares das universidades públicas do Rio de Janeiro, porem perpassando por atividades socioculturais e encontros de avaliações permanente. Os universitários que atuam no Projeto são orientados por professores visando o planejamento e discussões das atividades a serem desenvolvidas nas aulas.
RESULTADOS:
(Estamos no 5(quinto) ano da proposta, com: uma equipe de docentes composto de alunos formando e recém-formado, em sua maioria dos cursos de licenciatura da UFF, sendo alguns ex-alunos do Projeto; um crescente envolvimento de professores da UFF; o apoio significativo de pessoas que se entusiasmam e dão forças e estímulo para que se prossiga com a proposta, apesar das dificuldades, principalmente, a falta de recursos; um monitoramento permanente das evasões, um dos, meios de aferir o desenvolvimento do projeto; produção de material pedagógico próprio para as aulas; aprovações nos vestibulares que estão ultrapassando nossas expectativas, 42 aprovações no vestibular 2003 para universidades públicas entre 76(setenta e seis alunos) que finalizaram o Curso.
CONCLUSÕES:
Os efeitos positivos deste trabalho para o aluno-mestre e mesmo para os professores já formados podem ser ratificados, nas avaliações feitas ao final dos anos, constatamos não só que os objetivos traçados têm sido alcançado, como também, que houve trocas de experiências de forma bem solidária. Em relação aos alunos da comunidade que concluem o curso, fica patente o entusiasmo e a empolgação de poderem preparar-se para melhor competir por uma vaga nos vestibulares. Analisando relatórios e reuniões realizadas com os inscritos, concluímos que as aulas ministradas são bastante proveitosas e satisfatórias, apesar de algumas deficiências encontradas como por exemplo, o número pequeno de sala de aulas, material de consumo exíguo. Segundo os participantes, o curso propiciou aos alunos de menor faixa etária oportunidade de aprender e reaprender conteúdos; e aos alunos de mais idade, relembrar e, na maioria das vezes, aprender conteúdos apresentados. A experiência vem demonstrando ser possível conciliar as atividades da Academia com dinâmicas de atividades populares onde a solidariedade e a participação são tomadas como linhas mestras.
Palavras-chave:  Educação; Direito; Acesso ao ensino superior.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004