IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 2. Inspeção de Produtos de Origem Animal
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS DOS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL COMERCIALIZADOS NAS FEIRAS LIVRES DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ / MT
Eduardo Eustáquio de Souza Figueiredo 1   (autor)   figueiredoeduardo@hotmail.com
Marcus Falcão Imbelloni 1   (colaborador)   falcaovet@bol.com.br
Henrique Santana Elesbão 1   (colaborador)   henrique.elesbao@bol.com.br
Alceu Ferreira dos Santos 1   (colaborador)   alceuvet@hotmail.com
Sávio Amado 2   (orientador)   s.amado@cpd.ufmt.br
1. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária , Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.
2. Prof. Dr. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Univresidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
O alimento deve satisfazer às exigências de qualidade do consumidor, possuindo adequado valor nutricional, aparência, além de boas condições de higiene e sanidade. No entanto, estatísticas mostram que em praticamente todas as partes do mundo existe elevado número de casos de enfermidades transmitidas por alimentos. Isto ocorre muitas vezes devido a falhas no processo de obtenção higiênica e ao desconhecimento da origem dos alimentos consumidos. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo retratar as condições sanitárias dos produtos de origem animal comercializados nas feiras livres da cidade de Cuiabá/MT.
METODOLOGIA:
Foram visitadas um total de 20 feiras, onde inspecionou-se em 2 etapas todos os estabelecimentos (bancas) que comercializavam produtos de origem animal. A primeira consistia na aplicação de um questionário no qual abordavam-se questões como: tipo de produto, procedência e as formas de conservação. A segunda etapa consistiu em uma observação feita com base nas fichas de inspeção de rotina da fiscalização realizada pela vigilância sanitária de Cuiabá. Os aspectos observados foram as, condições da matéria prima e produtos exposto a venda (características organolépticas, conservação e armazenamento).
RESULTADOS:
Foram inspecionados 40 feirantes que comercializavam diversos produtos como (carne bovina, suína, de aves, peixes, queijos, ovos), todos os produtos avaliados possuíam boas características organolépticas.
Com relação as carnes e peixes, 22 bancas (82%) conservava estes produtos em reboque refrigerado embora muitas vezes estes não se encontravam com temperatura de refrigeração adequada. Já em 5 bancas (18%), os produtos eram expostos ao ar livre sujeitos a contaminação física, química e biológica. Dentre estes produtos (55%) possuíam algum tipo de inspeção sanitária realizada pelo Serviço de Inspeção Municipal, Estadual ou Federal.
Todos os queijos tipo minas frescal eram conservados em reboque refrigerado, enquanto os demais tipos encontrados (curados, ralados, requeijão) eram armazenados a temperatura ambiente embalados em sacos plásticos. Em algumas ocasiões possuíam rótulos nas embalagens constando nome e endereço do produtor. A grande maioria dos queijos (93,75%) não possuía nenhum tipo de inspeção sanitária.
Os ovos comercializados eram armazenados ao ar livre em caixas de papelão com 30 unidades, e eram oriundos em (66,7%) de estabelecimentos possuidores de inspeção sanitária.
CONCLUSÕES:
Os dados levantados permitem concluir que a maioria dos produtos de origem animal fornecidos a população nas feiras de Cuiabá não possui nenhum tipo de inspeção sanitária.
Este ponto chama a atenção para uma série de fatores de riscos a saúde pública que possivelmente possam estar sendo veiculados através destes alimentos fornecidos a população.
Também foi possível identificar como inadequadas as principais formas de armazenamento e conservação dos produtos nas feiras. Podendo estas interferir na qualidade final do produto uma vez que muitos feirantes ainda adotam medidas impróprias de armazenamento e exposição dos produtos a venda.
Palavras-chave:  condições sanitárias; produtos de origem animal; feiras livres.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004