IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
PLANTAS MEDICINAIS NOS QUINTAIS: UMA POSSIBILIDADE DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Crisley Dayane de Oliveira Cabral 1   (autor)   crisleycabral@bol.com.br
Lilian Machado Marques 1   (autor)   liliambio@unemat.br
Maria Antonia Carniello 1, 2   (orientador)   carnielo@rc.unesp.br
1. Depto. de Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
2. Departamento de Biologia Vegetal, Universidade Estadual de São Paulo -UNESP
INTRODUÇÃO:
O uso de plantas com finalidade curativa para os males que o homem apresenta, remonta o início da civilização e vem sendo cada vez mais usadas. Algumas pessoas passaram a cultivar as plantas, necessárias para seu bem-estar físico, próximas as suas casas, facilitando o acesso. Dessa maneira, no quintal estão presentes as plantas que trazem benéficos às famílias. Além disso, o quintal pode ser considerado um espaço de conservação e domestificação de várias espécies vegetais. Em sendo assim o quintal é um espaço ideal para a realização de atividades de educação ambiental que busca a valorização e a conservação das plantas, nesse caso as medicinais. Nessa perspectiva, foi realizado um trabalho de Educação Ambiental, com alunos e professores do ensino fundamental da escola Raquel Ramão Silva, buscando contribuir para essa valorização, e fazer um levantamento das plantas medicinais presentes em seus quintais.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi desenvolvido em conjunto com o Projeto Bases Sócio Ambientais para o Planejamento Urbano da cidade de Cáceres-MT. Foram envolvidos alunos e professores da escola acima mencionada. A coleta de dados foi realizada envolvendo três a quatro alunos, por visita aos quintais, sempre acompanhados de monitoria. Os dados foram registrados seguindo um formulário estruturado aberto, o qual foi elaborado coletivamente com os envolvidos na pesquisa. Após a coleta estes alunos levavam os resultados para as salas a fim de que todos os alunos tivessem acesso a esse conhecimento.
RESULTADOS:
Foram visitados quatorze (14) quintais pertencente aos alunos e seus familiares. Nesses quintais realizou-se um levantamento de todas as plantas neles presentes, verificou-se que das 114 espécies vegetais registradas, 25,4% são utilizadas como medicinal. Registrou-se 29 espécies vegetais com potencialidade medicinal presentes nos quintais, pertencentes a 20 famílias botânicas, sendo as mais representativas: Rutaceae, Lamiaceae e Euphorbiaceae. As espécies mais citadas foram: Mangifera indica L. e Cocos nucifera L.. Das partes utilizadas das plantas, a folha foi a mais indicada com 70%. O estudo ora apresentado, alerta para a importância da valorização desses conhecimentos tradicionais e também para as questões ambientais, cujo objetivo é contribuir para a formação de alunos sensibilizados, comprometidos com a qualidade de vida coletiva.
CONCLUSÕES:
A realização deste trabalho possibilitou uma maior interação dos alunos com a comunidade e os levou a compreenderem que o conhecimento trazido pelos pais tem valor uma vez que a maioria das enfermidades pode ser curada a partir do uso dessas plantas. Pode-se perceber que as plantas medicinais estão presentes na vida das pessoas, e que os conhecimentos sobre sua utilização é de suma importância e passado de pai para filho, na comunidade estudada.
Instituição de fomento: FAPEMAT/UNEMAT e COMETA MOTOCENTER.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Quintais; Plantas Medicinais; Educação Ambiental.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004