IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
LEVANTAMENTO DA AVIFAUNA DA MATA CILIAR DO RIO JAURÚ NUMA REGIÃO DO MUNICÍPIO DE MIRASSOL D’OESTE - MT.
Maria Rosiney de Salles 1   (autor)   rosiney_salles@hotmai
Isméria M.C.Nascimento 1   (autor)   
Lizandra E. de Menezes 1   (colaborador)   
Edimara Batistela 1   (colaborador)   
Maria de Socorro T.Freitas 1   (colaborador)   
Marlene O. Nogueira 1   (colaborador)   
João Vidoti Junior 1   (colaborador)   
Kleber Vecchi Junio 1   (orientador)    vecchijr@terra.com.br
1. Centro Universitário de Varzea Grande UNIVAG
INTRODUÇÃO:
O rio Jaurú é um importante afluente do rio Paraguai, tendo sua foz pouco abaixo da cidade de Cáceres no estado de Mato Grosso. Sua mata ciliar vem sendo retirada rapidamente a partir da metade da década de 80, dando lugar à pecuária e à agricultura. O vale do rio Jaurú está situado numa região com influências da Floresta Amazônica e do Pantanal mato-grossense, o que pode caracterizar uma grande diversidade na avifauna. Apesar disso, poucos estudos foram realizados na região, e com o crescente desmatamento perdem-se informações sobre a ocupação desta área pelas aves. O objetivo deste estudo é levantar as espécies de aves da mata ciliar do rio Jaurú na fazenda Esperança no município de Mirassol D’Oeste
METODOLOGIA:
As aves foram observadas com o auxílio de binóculos durante caminhadas pela mata ciliar e percursos no leito do rio realizado com um barco e identificada com o auxílio de bibliografias especializadas. Algumas espécies foram fotografadas para posterior identificação. As observações foram realizadas durante três dias nos períodos matutino, vespertino e noturno.
RESULTADOS:
Os dados revelaram que 50% das espécies são aves comuns a ambientes como : pastagens , campos ou áreas abertas. Os dados sugerem a substituição de espécies de hábitat de floresta por espécies de hábitat antropizados, como Crotophaga ani (anu preto), Rhynchotus rufescens (perdiz) , Tyrannus savana (tesourinha) e Guira guira (anu-branco). Foram observadas 23 espécies pertencentes às 17 famílias: Accipitridae, Alcedinidae, Cuculidae, Psittacidae, Tyrannidae, Cracidae, Anatidae, Jacanidae, Emberizidae, Ardeidae, Phalacrocoracidae, Tinamidae, Bucconidae, Caprimulgidae, Furnariidae, Trochilidae, Strigidae.
CONCLUSÕES:
Estudos mais detalhados são necessários para acompanhar o declínio populacional de espécies que são sensíveis ao desmatamento. A idéia da possível extinção regional de exemplares da avifauna requer ações de sensibilização da população e uma melhor fiscalização por parte dos órgãos oficiais.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Rio Jauru; avifauna; antropizada.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004