IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 2. Clínica Odontológica
AVALIAÇÃO DE TRÊS SUBSTÂNCIAS UTILIZADAS NO MÉTODO QUÍMICO DE HIGIENIZAÇÃO DE PRÓTESES TOTAIS: ESTUDO COMPARATIVO.
Carmem Dolores de Sá Catão 1, 3   (autor)   sacatao@ig.com.br
Gymenna Maria Tenório Guênes 2, 3   (colaborador)   gymenna@bol.com.br
Gyselle Tenório Guênes 1, 3   (colaborador)   gyselletenorio@ig.com.br
Sylvana Maria Onofre Duarte 1, 3   (colaborador)   smod@uol.com.br
Isis Rosa Cedro 1, 3   (colaborador)   isis.cedro@ig.com.br
Ana Luiza Carvalho 1, 3   (colaborador)   aninhaluca@hotmail.com.br
Silvana Parreira Barbosa 1, 3   (colaborador)   silparreira@bol.com.br
José Moreira da Silva Neto 3, 4, 5   (co-orientador)   neto0000@hotmail.com.br
Irma Neuma Coutinho Ramos 3, 4   (orientador)    ---
1. Graduanda do Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Graduada pelo Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
3. Pesquisador do Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
4. Prof. Mestre do Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
5. Doutorando pelo Depto. de Odontologia, Universidade Federal da Bahia - UFBA
INTRODUÇÃO:
Mesmo com os avanços da Odontologia Preventiva, a perda parcial ou total dos dentes ainda é considerável na população em geral, principalmente entre os idosos e o tratamento com próteses totais convencionais ainda é o meio mais comum de reabilitação da saúde oral. O sucesso do tratamento não depende apenas da adequada reposição dos dentes e tecidos perdidos, mas está relacionado com a preservação e um controle adequado do biofilme dentário, visto que é o principal fator etiológico das alterações inflamatórias nos tecidos de suporte. Embora a escovação das próteses totais consiga reduzir a placa dentária, ela não é geralmente suficiente para eliminar a fermentação de restos de placa localizados em lugares inacessíveis à escovação. Portanto, a imersão das próteses totais em substâncias químicas higienizadoras é de grande valia como complementação da higiene protética. Por esta razão tem se testado diversas substâncias químicas usadas como auxiliares na ação mecânica da escova na remoção da placa bacteriana. Assim a pesquisa propõe identificar através de um estudo visual e comparativo, qual das substâncias: digluconato de clorexidina a 2%, peróxido alcalino – corega tabs e o hipoclorito de sódio a 2,25% - água sanitária de uso doméstico, foi mais eficiente na higienização química das próteses totais.
METODOLOGIA:
A pesquisa consistiu de uma abordagem indutiva, com procedimentos comparativos através de exame protético e utilizando substâncias químicas para higienizar próteses totais de voluntários do Centro de Convivência de Idosos da Secretaria Municipal de Ação Social do Município de Campina Grande – PB. Os 27 participantes com idades entre 51 e 80 anos, foram selecionados aleatoriamente e a aceitação foi mediante assinatura dos termos de “consentimento” e “pós–informado” , sendo-lhes também garantido sigilo e privacidade. A amostra de 50 próteses, foi dividida em três grupos: o grupo I, utilizou a solução de hipoclorito de sódio a 2,25% em 40% da amostra, o grupo II, empregou o peróxido alcalino em 40% e o grupo III, aplicou a clorexidina a 2% em 20%. As próteses foram examinadas por duas avaliadoras calibradas e passaram pela evidenciação de biofilme, para avaliar e ponderar a quantidade de placa pós-evidenciação. Em seguida, foram imersas na substância química eleita e reavaliadas. Utilizou-se como critério de avaliação o número de regiões coradas nas próteses baseados nos índices propostos por Ambjornsen, Rise, Haugejorden e a intensidade do corante, através do índice de higiene de Budtz-Jorgensen, Knudsen. Uma avaliação cega foi realizada pelas examinadoras que registraram os escores das próteses pós-evidenciadas e pós-higienizadas no formulário dos pacientes, realizaram estudo comparativo e apresentaram o resultado da substância que melhor removeu a placa previamente corada.
RESULTADOS:
Após o processo de evidenciação da placa bacteriana, foi constatado nas 50 próteses totais coradas, que todas as regiões pré-estabelecidas para estudo (superfície interna, gengiva artificial, dentes anteriores e dentes posteriores) apresentaram-se evidenciadas, com variações de quantidade de placa e intensidade do corante. Observou-se que as regiões mais comprometidas com o acúmulo de placa bacteriana foram à superfície interna e a gengiva artificial, onde, respectivamente, 48% e 28% dos aparelhos protéticos apresentaram-se com mais de 50% da região coberta por biofilme. Neste desenho de estudo, foi verificado através dos dois métodos de avaliação empregados e grau de concordância entre as avaliadoras, que das três substâncias utilizadas na limpeza das próteses, a que obteve maior eficiência na remoção da placa bacteriana foi o hipoclorito de sódio a 2,25%, ao remover aproximadamente 75% do biofilme presente nos aparelhos protéticos. O peróxido alcalino obteve um resultado aceitável ao reduzir cerca de 50% do biofilme evidenciado e o digluconato de clorexidina a 2%, foi considerado ineficiente por não remover as placas bacterianas previamente coradas, não havendo modificação alguma após a imersão das próteses na citada substância.
CONCLUSÕES:
A pesquisa constatou um alto acúmulo de placa bacteriana nas regiões das próteses totais avaliadas, revelando a existência do hábito de higienização empregando técnicas de escovação incorretas, o que conduziu a uma má-higienização da mucosa oral e dos aparelhos protéticos. Necessitando muitas vezes de métodos químicos de higienização que adentram como coadjuvantes dos métodos mecânicos, uma vez que, nenhuma das substâncias utilizadas foi capaz de remover totalmente o biofilme dentário presente nas próteses totais. Porém, dentre as substâncias químicas empregadas na higienização dos aparelhos protéticos, o hipoclorito de sódio a 2,25% foi a substância que mais se destacou na remoção do biofilme dentário previamente corado, sendo recomendado aos usuários como um método auxiliar da higienização.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Prótese Total; Controle de Placa Bacteriana; Higienizadores de Prótese.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004