IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
EDUCAÇÃO DO JOVEM PARTICIPANTE DO PROJETO AGENTE JOVEM - PROTAGONISMO JUVENIL E CONSCIENCIA POLITICA
MARICELIA PADILHA DA COSTA 1   (autor)   mariceliapadilha@bol.com.br
MANOEL FRANCISCO DE VASCONCELOS MOTTA 1   (orientador)   mmotta@cpd.ufmt.br
1. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INTRODUÇÃO:
O Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, implantado em Cuiabá, foi uma das políticas publica voltada para os jovens do Governo Federal, idealizado e implantado no mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O projeto procura trabalhar a implantação do conceito de protagonista juvenil, para tal os jovens deveriam receber preparação e capacitação a partir de uma metodologia adequada que os permitiria exercer sua cidadania, para atuar em suas regiões, no apoio às áreas de saúde, justiça e meio ambiente. O referido projeto não tem característica de educação formal, mas como educação não formal, porém visando à inserção de seus agentes ao processo educacional formal e sistematizado. Consideramos relevante a realização de uma pesquisa que analisasse os resultados de projetos como o Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, diante dos investimentos financeiros, do propósito social e educacional que o referido projeto traz na sua essência; uma vez que o mesmo objetiva propiciar aos jovens agentes desse movimento, além da reinserção familiar e social, que estes construam suas perspectivas no âmbito individual e coletivo. Esta pesquisa se desenvolveu, tendo como alvo à participação dos jovens atores do Projeto Agente Jovem, detectando se a proposta teórica efetiva-se na prática e se contribui para a formação da consciência política desses jovens. Para analisar o projeto, consideramos o período de sua implantação até dezembro de 2002.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa fundamenta-se numa abordagem qualitativa, utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, que dê suporte teórico para compreender a questão juvenil numa perspectiva político-pedagógico e também como se constroem e efetivam-se as políticas publicas voltada para os jovens.
Os dados desse estudo qualitativo nos permitiram interpretar até que ponto a participação do jovem no projeto contribui para a formação da sua consciência política.
RESULTADOS:
A realização de uma pesquisa que verificasse uma política publica voltada para o segmento juvenil é de relevância não apenas do ponto de vista do investimento econômico feito pela sociedade, mas também de como essa política interfere na sociedade.
A produção acadêmica existente sobre a juventude tem focalizado a história, as formas de sociabilidade, a inserção política e os processos de formação. Pretendeu-se verificar as implicações da educação contemporânea para as novas gerações, como os impasses e as perspectivas políticas pedagógicas se manifestam na da vida social dos jovens. Esta pesquisa privilegia o estudo do jovem participante do Projeto Agente Jovem, em sua atuação nos movimentos sociais.
CONCLUSÕES:
Os jovens ao longo da historia vêm contribuindo com as transformações ocorridas na sociedade, podemos citar como exemplo a importante participação dos jovens na luta por eleições diretas para presidente, e também no movimento conhecido como “caras pintadas”. Ações juvenis ocorridas através de lutas coletivas que podemos traduzir como protagonismo juvenil. .
O Estado Mato Grosso possui uma população predominantemente jovem; esse fato social demandou um conjunto de políticas e ações do governo e da sociedade civil, é nesse sentido a necessidade de uma pesquisa que considere os impactos sociais e educacionais originados a partir da participação de jovens no Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano.
A conclusão desta pesquisa evidencia indicadores de que ocorreu um trabalho de formação da consciência política que conseqüentemente poderá transformar a participação do jovem na sociedade, tornando-o protagonista. Permanece aberta ainda a questão sobre como o jovem utilizará da sua autonomia na participação da construção da sociedade do futuro, que estamos começando a alicerçar agora.
Este trabalho foi desenvolvido vinculado ao projeto de pesquisa: “Educação da Juventude em Mato Grosso: Impasses e Perspectivas Político – Pedagógicos” no Grupo de Pesquisa “Educação, Jovem e Democracia”, na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular no Programa de Pós Graduação em Educação - UFMT.
Palavras-chave:  EDUCAÇÃO; PROTAGONISMO JUVENIL; CONSCIENCIA POLITICA.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004