IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EM SAÚDE: A DENGUE COMO DESAFIO
Danielle Grynszpan 1   (autor)   danielle.grynszpan@terra.com.br
Camilo Pinto 1   (colaborador)   camilo@ioc.fiocruz.br
Marcelo Aranda 1   (colaborador)   educambaranda@ibest.com.br
Luciana Ribeiro 1   (colaborador)   lucianar@ioc.fiocruz.br
Angela C. Castilho 1   (colaborador)   acast@ioc.fiocruz.br
1. Departamento de Biologia, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa é parte de um projeto maior denominado “ABC na Educação Científica – Mão na Massa” porque está voltado para a melhoria da alfabetização científica, contando com o apoio da Academia Brasileira de Ciências. Muitas vezes são as escolas que sinalizam ao sistema de saúde sobre surtos epidêmicos e, no caso de doenças reemergentes, como a dengue, ressalta-se mais ainda o papel da educação, já que esta pode contribuir para diminuir as taxas de reinfecção. Nosso desafio maior é trabalhar a questão da saúde em uma perspectiva ambiental, por intermédio de uma parceria entre educadores, profissionais da área da didática das ciências e cientistas do campo da virologia e entomologia. Buscamos desenvolver materiais associados a estratégias educacionais próprias, voltados para uma questão ligada ao contexto de alguns municípios do interior fluminense: a dengue.
METODOLOGIA:
Foi aplicado, em uma amostra de professores públicos fluminenses, um questionário que buscava identificar seus conhecimentos, opiniões e crenças sobre a transmissão da dengue, o que é vital para a compreensão de sua possibilidade de identificar problemas, analisar situações e propor soluções para ações concretas. Os resultados coletados serviram de base à elaboração de um protótipo de material educacional que visa colaborar para uma postura mais investigativa entre os estudantes. O material vem sendo testado por professores públicos de diversas coordenadorias estaduais de ensino, dentro de um sistema avaliativo específico, a fim de ser aprimorado.
RESULTADOS:
O principal resultado, até o momento, foi a elaboração de um protótipo de material denominado "ABC Dengue", associado a uma metodologia de intervenção, que busca estimular a construção compartilhada do conceito de saúde como um processo dinâmico e intermitente de busca de qualidade de vida. Outro aspecto importante do material é que visa a superação do enfoque etiopatológico que está na base da visão reducionista, que leva a culpar unicamente os mosquitos pelo recrudescimento dos casos urbanos, prejudicando uma compreensão mais global ligada ao desequilíbrio ambiental e social, que se coaduna com o paradigma da promoção da saúde.
CONCLUSÕES:
As conclusões são ainda parciais, visto que o material e a metodologia estão em fase de teste. De todo modo, vale enfatizar que, desde já, ele vem demonstrando eficácia com relação à percepção, entre os alunos, da relação entre condições ambientais e o aparecimento de enfermidades. Esse aspecto é essencial, na medida em que temos notado que a saúde vem sendo, ainda, tratada na escola de forma descontextualizada. Outro ponto importante é que os alunos estão tendo a oportunidade de estabelecer vínculos diversos e variados, na medida em que o material permite diversas respostas para um mesmo desafio. Por fim, cabe destacar que a aplicação do material vem favorecendo, também o desenvolvimento da expressão oral e escrita em função da intesificação das interlocuções entre pares iguais e desiguais, isto é, alunos entre si e estes com os professores e medidadores que acompanham o processo.
Instituição de fomento: Academia Brasileira de Ciências e Consulado Francês no Rio de Janeiro
Palavras-chave:  Dengue; Meio ambiente; Saúde coletiva.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004