IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 2. Clínica Odontológica
ESTUDO COMPARATIVO DO EFEITO DE BOCHECHOS DE CLOREXIDINA E AROEIRA Schinus terebinthinfoliusNA SAÚDE GENGIVAL DE PACIENTES COM GENGIVITE.
Isis Rosa Cedro 1, 3   (autor)   isis.cedro@ig.com.br
Gymenna Maria Tenório Guênes 2, 3   (colaborador)   gymenna@bol.com.br
Gyselle Tenório Guênes 1   (colaborador)   gyselletenorio@ig.com.br
Sylvana Maria Onofre Duarte 1, 3   (colaborador)   smod@uol.com.br
Carmem Dolores de Sá Catão 1, 3   (colaborador)   sacatao@ig.com.br
Ana Luiza Carvalho 1, 3   (colaborador)   aninhaluca@hotmai.com.br
Jane Kenya Nogueira da Costa 1, 3   (colaborador)   jane.k@bol.com.br
Silvana Parreira Barbosa 1, 3   (colaborador)   sil.parreira@bol.com.br
Lindomar de Farias Belém 4, 5   (co-orientador)   
Irma Neuma Coutinho Ramos 3, 6   (orientador)   
1. 1 Graduanda do Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. 2 Graduada pelo Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
3. 3 Pesquisadora do Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
4. 4 Pesquisadora do Depto. de Farmácia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
5. 5 Profa. Dra. do Depto. de Farmácia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
6. 6 Profa. Mestra do Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
Uma das afecções bucais mais comumente encontradas nos serviços de Clínicas Integradas do Departamento de odontologia da UEPB é a gengivite bacteriana, uma gengivo-estomatite causada por acúmulo de placa bacteriana no sulco gengival e no meio bucal. Dessa maneira, a placa bacteriana é universalmente aceita como fator etiológico da gengivite e doença periodontal, sendo esta passível de controle, podendo-se prevenir ou paralisar o processo da doença.. Foi realizado um estudo comparativo para avaliar clinicamente a ação de bochechos de Clorexidina e do Shinus Terebinthinfolius (aroeira) no controle da placa bacteriana e na gengivite. As substâncias citadas são conhecidas na literatura como agentes antimicrobianos e anti-sépticos. A Clorexidina, apesar de sua reconhecida eficácia é um fármaco extremamente caro no que se refere à população menos favorecida, podendo ainda apresentar uma série de reações indesejáveis em pacientes submetidos a tratamentos mais longos. A aroeira Shinus Terebinthinfolius por sua vez, possui princípio ativo natural e ainda apresenta ação antiinflamatória e cicatrizante, possuindo indicações em odontologia para estomatites. Foi propósito dos pesquisadores estudar o efeito dessa planta, no intuito de contribuir efetivamente de forma prática, econômica e menos agressiva para o tratamento da gengivite e controle do biofilme, utilizando a clorexidina como controle.
METODOLOGIA:
O estudo clínico foi comparativo e duplo cego realizado em pacientes provenientes das Clínicas Integradas do Departamento de odontologia da UEPB. Foram selecionados 20 pacientes voluntários que não apresentavam nenhum fator retentivo de placa, tais como: uso de prótese, restaurações mal adaptadas, aparelhos ortodônticos fixo, etc. Todos apresentavam bom estado geral de saúde, sem história médica ou medicamentosa recente. Os participantes apresentavam no mínimo 24 dentes presentes com idades que variavam entre 18 e 25 anos e a aceitação foi mediante assinatura dos termos de “consentimento” e “pós–informado” , sendo-lhes também garantido sigilo e privacidade. Para os ensaios clínicos foram utilizados a aroeira Shinus Terebinthinfolius a 5% e Clorexidina a 0,12% ambos manipulados na Farmácia Escola do Departamento de Farmácia da UEPB e prescritos como colutórios sob forma de bochechos, duas vezes ao dia. A amostra (n=20) foi dividida em dois grupos de 10 pacientes que apresentavam quadro de gengivite. Neste momento, foram aferidos e transcritos na ficha clínica os índice de placa proposto por QUIGLEY e HEIN* e o índice de gengivite proposto por LÖE E SILNESS**, desde a primeira visita (0 dias), e comparados com os índices aferidas nas visitas subsequentes (10 e 20 dias). As monitorações foram realizada após 10 e 20 dias do início da utilização terapêutica das respectivas substâncias.
RESULTADOS:
O colutório a base de clorexidina, obteve um melhor resultado na redução da placa bacteriana e um melhor desempenho na redução da gengivite marginal, onde tivemos que: os pacientes alocados no grupo tratado com a clorexidina apresentavam inicialmente (Dia 0) um índice de placa bacteriana médio de 1,661 e índice gengival médio de 1,218 . Os mesmos índices ao fim do estudo (Dia 20) registraram 0,79 para o I.P*. e 0,65 para o I.G.** em valores médios, o que acarretou uma diminuição de 52% do I.P. e 44,375% do I.G. respectivamente. Já os pacientes do grupo tratado com a aroeira apresentavam inicialmente (Dia 0) um índice de placa bacteriana médio de 2,09 e índice gengival médio de 1,335. Os mesmos índices ao fim do estudo (Dia 20) registraram 1,383 para o I.P. e 0,915 para o I.G.** em valores médios, acarretando uma diminuição de 31,2% do I.P. e 31,46% do I.G.** respectivamente. Comprovamos com os dados apresentados que a clorexidina apresentou uma redução significativamente (P>=5%) maior nos índices I.P.* e I.G.** quando comparados aos valores encontrados para os mesmo índices aferidos no grupo de paciente submetidos ao tratamento com a aroeira.
*I.P.= Índice de placa QUIGLEY& HEIN
**I.G = Índice gengival LÖE & SILNESS
CONCLUSÕES:
Nas condições experimentais do presente estudo, os colutórios contendo clorexidina e aroeira como princípios ativos, reduziram sensivelmente os índices de placa e gengivite em médias percentuais no vigésimo dia da pesquisa, quando comparados aos índices iniciais aferidos no primeiro dia de monitoramento. Pode-se ainda afirmar que o colutório de clorexidina obteve resultado superior na redução dos índices de placa e gengivite quando comparado ao desempenho do colutório com aroeira. Conclui-se que há necessidade de mais pesquisas em relação à aroeira com uma população maior e com maior tempo de duração. Seria de grande valia, também, outros estudos propondo concentrações diversas ou mesmo outras veiculações deste fitoterápico objetivando uma fórmula mais eficaz ou equiparada á clorexidina.
Instituição de fomento: PIBIC\CNPq\UEPB
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Gengivite; Aroeira; Clorexidina.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004