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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A CONSOLIDAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO: O CASO DA UFMT
Katia Morosov Alonso 1, 2   (autor)   katia@cpd.ufmt.br
1. UFMT/ IE/ Profª do Departamento de Ensino e Organização Escolar
2. Doutoranda/Unicamp
INTRODUÇÃO:
O Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (NEAD), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e nove Prefeituras da Região Norte do estado de MT, desenvolveu, no período de 1995 a 2000, uma oferta experimental da Licenciatura em Educação Básica: 1ª a 4ª séries, organizada na modalidade de educação a distância (EAD). Entre os anos de 1999 e 2000 foram realizadas negociações institucionais para sua expansão. A “licenciatura” foi, então, estendida para quase todo estado de MT. De um projeto experimental, a “licenciatura” seria integrada ao “Programa Interinstitucional de Qualificação Docente de MT”, atendendo hoje a quase 3.000 alunos/professores na UFMT. O presente estudo procura analisar o conjunto de forças que atuaram desde a oferta experimental da “licenciatura” até sua transformação em programa institucionalizado de formação. A análise tem por foco os fatores e elementos que permitiriam reconhecê-la social e pedagogicamente em dois sentidos: na formação superior de professores em exercício e na organização da EAD. A partir das dimensões institucional, curricular e de gestão da EAD que conformaram a oferta do curso e em confronto com teorias sobre a formação de professores e essa modalidade de ensino, os atores que vivenciaram a experiência de sua implementação são chamados a realizar suas “leituras” sobre esse processo de maneira a (re)significar práticas de formação.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada tendo por base o “estudo de caso”. Isso em razão da necessidade de se efetuar um estudo qualitativo que considerasse os princípios expressos no projeto político pedagógico do curso, sua implementação e as condições em que se daria sua expansão. Assim, o trabalho esboça os cenários relativos às políticas de formação de professores e de compreensão do uso da EAD de forma a explicitar o porquê de determinadas decisões e quais estratégias foram organizadas para viabilizar a experiência. Para confrontar a proposta e as práticas estabelecidas na implementação do projeto piloto e sua posterior expansão os atores que participaram da experiência foram chamados a realizar suas leituras sobre tal processo, dentre eles: representantes institucionais (UFMT, Secretaria de Estado e Prefeituras), alunos, orientadores acadêmicos, equipe de professores do NEAD, diretores e coordenadores de escolas. Foram aplicados questionários e entrevistas de forma que, a partir da fala desses atores, se percebesse os elementos que permitiram consolidar essa experiência de formação e não outra. Além disto, foram utilizados estudos e pesquisas sobre o assunto confrontando a “experiência de MT” com outros contextos. É, pois, de posse dessas interpretações que elementos como a parceria institucional, da idéia de um currículo em construção e de um sistema de EAD que priorizaria a comunicação entre os envolvidos na formação, que vemos surgir um determinado “modelo” formativo.
RESULTADOS:
O estudo explicitará um determinado “modelo” de formação de professores em exercício e de uso da modalidade de EAD bastante específicos ao contexto mato-grossense. Daí sua importância. Pois se considerarmos as várias experiências tanto no campo da formação de professores quanto no uso da EAD no cenário brasileiro perceberemos compreensões variadas e, talvez, conflitantes sobre tais temas. A partir da constituição de parcerias institucionais, da percepção de que um sistema efetivo de comunicação entre os sujeitos da formação, de elaboração de matérias didáticos adequados aos perfis daqueles que participam desse processo, de um sistema de avaliação que respeita ritmos variados de aprendizagem vemos surgir elementos que implicam um determinado “padrão” de práticas que conformam a oferta formativa. É com base neles, então, que a pesquisa é focada constituindo, a partir dos mesmos, a identidade dessa proposta bem como os elementos que a definem.
CONCLUSÕES:
Na dimensão institucional, as denominadas “parcerias intergovernamentais” estabelecidas entre a UFMT, Secretaria de Estado de Educação e Prefeituras Municipais, aparece como um elemento importante na implementação da proposta na medida em que conforma compromissos institucionais com base em atribuição de funções e não na venda de serviços por uma delas. Na dimensão curricular, um currículo caracterizado como de “baixo enquadramento” permitirá a construção coletiva de análises durante o desenvolvimento do curso em que a pesquisa sobre as práticas escolares são tomadas como parte essencial da formação dos professores. E, finalmente, na dimensão sobre a gestão do sistema de EAD o intenso processo de comunicação entre os sujeitos da formação, assegurado pelo trabalho integrado de diferentes equipes que aí participam é apontado como elemento chave em sua realização. Dessa maneira, e considerando as “leituras” e interpretações dos atores da formação, temos identificados os elementos que definem uma identidade ao projeto de formação em tela, servindo de base para sua consolidação e posterior extensão a todo estado de MT.
Palavras-chave:  Formação de Professores; Educação a Distância; Ensino Fundamental.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004