IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 2. Clínica Odontológica
AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PORTADORES DE PRÓTESES TOTAIS EM RELAÇÃO À MANUTENÇÃO DA SAÚDE BUCAL E DOS SEUS APARELHOS PROTÉTICOS.
Carmem Dolores de Sá Catão 1, 3   (autor)   sacatao@ig.com.br
Gymenna Maria Tenório Guênes 2, 3   (colaborador)   gymenna@bol.com.br
Gyselle Tenório Guênes 1, 3   (colaborador)   gyselletenorio@ig.com.br
Sylvana Maria Onofre Duarte 1, 3   (colaborador)   smod@uol.com.br
Isis Rosa Cedro 1, 3   (colaborador)   isis.cedro@ig.com.br
Ana Luiza Carvalho 1, 3   (colaborador)   aninhaluca@hotmail.com.br
Silvana Parreira Barbosa 1, 3   (colaborador)   silparreira@bol.com.br
José Moreira da Silva Neto 3, 4, 5   (co-orientador)   neto0000@hotmail.com.br
Irma Neuma Coutinho Ramos 3, 4   (orientador)   --
1. Graduanda do Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Graduada pelo Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
3. Pesquisador do Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
4. Prof. Mestre do Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
5. Doutorando pelo Depto. de Odontologia, Universidade Federal da Bahia - UFBA
INTRODUÇÃO:
O aumento da população idosa em todo o mundo é um fenômeno demográfico e a saúde bucal tem um papel relevante na qualidade de vida, já que o comprometimento desta pode afetar negativamente o nível nutricional e mental, bem como a diminuição do prazer de uma vida social ativa. São inúmeras as alterações inflamatórias na mucosa bucal causadas pela má utilização das próteses totais, uma vez que a correta higienização, fator preponderante para a saúde bucal, costuma ser negligenciada na manutenção dos aparelhos protéticos. Sendo de responsabilidade do cirurgião-dentista motivar e instruir os pacientes com medidas preventivas, como métodos de higienização, controle de placa bacteriana e desinfecção das próteses, a fim de evitar as agressões patológicas associadas ao uso incorreto das próteses totais. A orientação eficaz do paciente quanto à higiene dos aparelhos protéticos, ajuda a promover o sucesso do tratamento e evitar danos à saúde oral. A pesquisa propõe avaliar a presença de hábitos relativos à manutenção das próteses totais e da saúde bucal, bem como, a orientação profissional adquirida pelos portadores de próteses totais.
METODOLOGIA:
Foram selecionados aleatoriamente 27 voluntários portadores de próteses totais do Centro de Convivência de Idosos da Secretaria Municipal de Ação Social do Município de Campina Grande – PB. Antes de iniciar o experimento, os participantes foram informados sobre a natureza da pesquisa e para efeito de aceitação ética, consentimento voluntário foi firmado pelos participantes, mediante assinatura dos termos de consentimento e lhes foi garantido sigilo e privacidade. A metodologia foi constituída de uma abordagem indutiva, utilizando como instrumentos de pesquisa o exame clínico, protético e um formulário, contendo 12 perguntas fechadas abordando dados relativos ao sexo, idade, tipo de prótese, tempo de uso, higiene da prótese e mucosa, hábitos de dormir com a mesma, além de orientação recebida pelo cirurgião dentista quanto à sua higienização e manutenção. No exame protético, foi efetuada uma análise visual das próteses totais dos pacientes para detectar anormalidades, como fraturas, manchas, restos alimentares. O exame intraoral foi realizado com auxílio de um espelho bucal e espátula de madeira, a fim de observar a presença de alterações deletérias dos tecidos de suporte, que esteja diretamente relacionada com a falta de higienização ou higiene precária, associada ao uso da prótese, como é o caso da estomatite protética.
RESULTADOS:
O estudo mostrou que 96,5% dos pacientes nunca receberam qualquer tipo de orientação do cirurgião dentista, no entanto, foi observada uma alta freqüência de escovação das próteses totais (59,2% acima de 3 vezes ao dia), porém, 63% não higienizavam a mucosa oral, 96,3% não utilizavam anti-séptico bucal e 48% costumavam dormir com a prótese total. Ao exame clínico, foi observado que 48,15% dos pacientes apresentaram estomatite protética, alteração inflamatória associada à má higienização das próteses totais e mucosa bucal. Foi avaliado um total de 50 aparelhos protéticos e ao exame foi verificado que 52% apresentavam alterações que variavam desde desgastes a fraturas, 96,3% das próteses totais apresentaram placas bacterianas e cálculos visíveis, decorrentes de problemas mecânicos como porosidade da resina e higienização deficiente.
CONCLUSÕES:
A pesquisa comprovou uma elevada freqüência de pacientes com estomatite protética nos tecidos de suporte,detectou uma alta presença de biofilme dentário nas próteses totais mesmo com a acentuada assiduidade de escovação observada, comprovando que a técnica de higienização adotada não foi realizada corretamente. Estas informações confirmam a ausência de orientação profissional recebida pelos portadores de prótese total quanto à manutenção dos aparelhos protéticos e saúde bucal, observada na pesquisa. Concluindo a necessidade de promover a saúde oral dos portadores de prótese total, através da motivação, prevenção, orientação quanto a higienização e manutenção das próteses totais, buscando uma melhoria das condições bucais e da alta estima do paciente.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Prótese Total; Higiene Oral; Prevenção.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004