IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 2. Clínica Odontológica
INVESTIGAÇÃO DA AUTOMEDICAÇÃO EM ODONTOLOGIA PELOS PACIENTES QUE PROCURAM OS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS DOS CENTROS DE SAÚDE MUNICIPAIS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE –PB.
Gymenna Maria Tenório Guênes 2, 3   (autor)   gymenna@bol.com.br
Isis Rosa Cedro 1, 3   (autor)   isis.cedro@ig.com.br
Gyselle Tenório Guênes 1, 3   (autor)   gyselletenorio@ig.com.br
Sylvana Maria Onofre Duarte 1, 3   (colaborador)   smod@uol.com.br
Carmem Dolores de Sá Catão 1, 3   (colaborador)   sacatao@ig.com.br
Ana Luiza Carvalho 1, 3   (colaborador)   aninhaluca@hotmai.com.
Jane Kenya Nogueira da Costa 1, 3   (colaborador)   Jane.k@bol.com.br
Silvana Parreira Barbosa 1, 3   (colaborador)   sil.parreira@bol.com.br
Lindomar de Farias Belém 4, 5   (co-orientador)   
Irma Neuma Coutinho Ramos 2, 6   (colaborador)   
1. Graduanda do Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Graduada pelo Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
3. Pesquisadora do Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
4. Pesquisadora do Depto. de Farmácia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
5. Profa. Dra. do Depto. de Farmácia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
6. Profa. Mestra do Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
: A automedicação é tida como um procedimento terapêutico praticado em todas as civilizações ao longo do tempo, dentro de características peculiares a cada época e a cada região. É um comportamento caracterizado fundamentalmente pela iniciativa de um indivíduo, ou de seus responsáveis, em obter e utilizar um produto que lhe trará benefícios no tratamento de doenças ou alívio da dor. Dentre as experiências dolorosas, a dor de origem odontogênica, é das mais intolerantes, sensitivamente falando. A experiência clínica e a literatura nos mostra que, durante este tipo de crise álgica, muitos pacientes são capazes de cometer verdadeiras barbáries no intuito de sanar ou mesmo aliviar esta sensação incômoda. A terapêutica medicamentosa contemporânea oferece uma rica literatura à respeito de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios que são eficientes, desde que adequadamente utilizados. Para tanto, é míster que haja acompanhamento e prescrição odontológica, para que a medicação de escolha corresponda à patologia em questão evitando assim, que o paciente recorra a meios improváveis e arriscados. Como a dor odontogênica é um problema vivido por milhares de brasileiros devido à sua situação sócio-econômico e cultural do país, o trabalho tem por objetivo conhecer algumas características do consumo de medicamentos e hábitos alternativos da população que freqüenta os centros de saúde da cidade de Campina Grande-PB
METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo exploratório-descritivo, constituído de uma abordagem indutiva, com procedimento comparativo e estatístico, na qual foi utilizado técnicas de observação direta intensiva sistematizada e técnica de observação direta extensiva por formulários, aplicados diretamente pelos pesquisadores, destinado à investigação da prática da automedicação em odontologia, entre os pacientes que, procuram os serviços odontológicos dos centros de saúde municipais da cidade de Campina Grande – PB. A amostra foi composta por 200 pacientes que se dispuseram a responder o formulário, espontâneamente. Não houve portanto, nenhum tipo de seleção por parte dos pesquisadores. Sem distinção de gênero, idade, estado civil, grau de escolaridade, renda familiar, religião ou quaisquer outras informações de âmbito pessoal como forma de exclusão do paciente. O instrumento utilizado para a coleta de dados constituía-se de um formulário, contendo questões que permitiram obter o conhecimento da automedicação em odontologia, com perguntas elaboradas de maneira clara e objetiva, abertas e fechadas, diretamente relacionadas com os objetivos da presente pesquisa de modo a favorecer uma maior cooperação por parte dos entrevistados
RESULTADOS:
: Observou-se que o gênero feminino (84%) foi o mais presente nos centros de saúde de Campina Grande-PB. Comprovamos que a automediçacão é uma prática terapêutica aceita e muito adotada por a maioria dos pacientes que procuram os serviços odontológicos de Campina Grande-PB pois 93% dos entrevistados afirmaram fazer uso de medicação e apenas 50% sabiam o significado da automedicação. Quando perguntados acerca do motivo que os levava a se automedicar, tivemos em ordem decrescente de freqüência; costume (33%), difícil acesso aos postos de saúde (28%), utilizou e deu certo (18%), fácil aquisição nas farmácias (7%), tem o medicamento em casa (6%) . E quando perguntados no tocante às fontes de informações que incentivam esta prática tivemos que; parentes (48%), televisão (14%) amigos (16%), farmácias(11%) revistas(3%) jornais(2%), livros(1%) e rádio(3%) em ordem decrescente de freqüência. Com relação a prescrição de medicamentos 94% dos entrevistados admitiram indicar medicamentos para parentes e amigos caracterizando um ciclo continuado de indicações e prescrições. Outro fator que nos chamou muito atenção reside na eleição de substâncias improváveis e outras possivelmente tóxicas para o alívio da dor de dente. Tendo-se os seguintes valores em números de ocorrências: Alho (78), perfume (62), palha de fumo (39), álcool (26), palha de aço (26), óleo de carro queimado (13), ácido muriático (8), pasta de dente (8), Pinho Sol® (7) , Aguardente de cana (7) e gasolina (5).
CONCLUSÕES:
Considerando as condições da nossa pesquisa, e com base nos resultados obtidos, acreditamos ser lícito concluir que a automedicação é uma ação perigosa e de alto risco a saúde coletiva que necessita ser combatida, podendo ser minimizada através de uma maior assistência médico-odontólogica, devendo ser acompanhada de medidas que promovam a melhoria da qualidade de vida, tendo em vista os determinantes sociais e econômicos do país. Como a automedicação é um hábito incorporado por grande parte da população de Campina Grande, acredita-se que o mesmo ocorra em todo o país necessitando de ações vigorosas e eficazes, que diminuam ou erradiquem esse comportamento tâo praticado quanto arriscado.
Instituição de fomento: PIBIC\CNPq\UEPB
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Automedicação; Autoprescrição; Dor odontogênica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004