IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS QUANTO A SAÚDE BUCAL DE PRIMIGESTAS E MULTIGESTAS QUE PROCURAM OS SERVIÇOS DE SAÚDE DE CAMPINA GRANDE-PB
Gyselle Tenório Guênes 1, 3   (autor)   gyselletenorio@ig.com.br
Isis Rosa Cedro 1, 3   (autor)   isis.cedro@ig.com.br
Gymenna Maria Tenório Guênes 2, 3   (autor)   gymenna@bol.com.br
Sylvana Maria Onofre Duarte 1, 3   (autor)   smod@uol.com.br
Carmem Dolores de Sá Catão 1, 3   (colaborador)   sacatao@ig.com.br
Ana Luiza Carvalho 1, 3   (colaborador)   aninhaluca@hotmai.com.br
Jane Kenya Nogueira da Costa 1, 3   (colaborador)   jane.k@bol.com.br
Silvana Parreira Barbosa 1, 3   (colaborador)   sil.parreira@bol.com.br
Irma Neuma Coutinho Ramos 2, 3, 4   (orientador)   
1. Graduanda do Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Graduada pelo Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
3. Pesquisadora do Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
4. Profa. Mestra do Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
No decorrer das últimas duas décadas, a Odontologia tem sofrido inúmeras mudanças. A principal delas, foi a adoção de uma filosofia preventiva com o objetivo de se alcançar uma saúde bucal ideal. A mãe, por desempenhar um importante papel dentro do núcleo familiar, torna-se um ponto-chave no processo de prevenção, quando devidamente orientada, atuando como agente multiplicador de informações que visam a promoção de sua saúde e de sua família. A gravidez, dada a sua singularidade, remete a uma série de dúvidas que podem funcionar como estímulo para que a gestante busque informações relativas à própria saúde e à saúde do bebê. Com isso, as gestantes podem ser consideradas o grupo ideal para que o processo de aprendizagem se propague abrangendo a prevenção e detecção de eventuais complicações bucais que podem ocorrer durante a gravidez e no pós-parto. Diante do exposto, foi propósito do autor avaliar os conhecimentos quanto a saúde bucal de gestantes que procuram os serviços de saúde de Campina Grande. Dessa forma, é mister que haja um maior conhecimento da abrangência da saúde bucal na gestação, e a possível necessidade de uma intervenção por parte dos profissionais de saúde juntos ás futuras mães de maneira a evitar maiores riscos a esta população.
METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo exploratório-descritivo, cujo instrumento de coleta de dados constou de um formulário, aplicado diretamente pelos pesquisadores, destinado a avaliação dos conhecimentos quanto a saúde bucal de primigestas e multigestas, em 6 postos de saúde da cidade de Campina Grande-PB no período de outubro a dezembro do ano de 2003. A população alvo do estudo foi constituída por todas as gestantes que procuraram os centros de saúde e a amostra(n=83) foi composta de pacientes que aguardavam atendimento médico e concordaram em participar da pesquisa, não havendo por parte dos pesquisadores distinção de quaisquer informações de âmbito pessoal. As pacientes foram informadas sobre a natureza da pesquisa e o consentimento voluntário foi firmado pelas pacientes mediante assinatura do termo de consentimento pós-informado. O instrumento utilizado para a coleta de dados constituía-se de um formulário, contendo questões que permitiam obter informações quanto a saúde bucal das gestantes, com perguntas feitas de maneira clara, semi-abertas e fechadas, diretamente relacionadas com os objetivos da pesquisa. Após a coleta de dados, os mesmos foram analisados através de gráficos e tabelas, e submetidos a análise estatística.
RESULTADOS:
Após a análise dos resultados foi constatado que (37.35%) eram primigestas e (62.65%) eram multigestas. Questionadas sobre os problemas bucais de que tem conhecimento (28.1%) citaram a cárie e (24.35%) apontaram o mau-hálito e sua principal causa a falta de higiene (50.83%). Durante a gestação, observamos que as principais alterações relatadas foram cárie (32.59%), sangramento gengival (28.1%), aumento salivar (17.97%). A cárie foi considerada uma doença transmissível de mãe para filho por (39.76%) das futuras mães, sendo que (53.01%) acreditam não existir transmissibilidade. Durante a gestação (72,29%) gestantes receberam informações sobre os cuidados a serem tomados com os seus dentes. A correta escovação (44,97%) foi a principal orientação para cuidados com a saúde bucal, sendo que (27,9%) apontaram o uso do fio dental e (15,5%) o uso de enxaguatório bucal. O dentista (85,25%), como era esperado, foi o principal divulgador destas informações, seguido por programas de TV (4,91%) e médico, familiares e professores (3,28%) respectivamente. Neste estudo, (42.17%) das gestantes procuraram tratamento odontológico durante a gestação e (57.83%) não foram ao cirurgião-dentista e a razão para este comportamento foi (22.22%) não tinha tempo, (20%) tinha medo, (20%) não precisou, (17.78%) disseram que prejudica o bebê e (13.33%) afirmaram não possuir condições financeiras.
CONCLUSÕES:
A partir da análise dos resultados obtidos frente às gestantes entrevistadas, foi possível concluir que grande parte das gestantes possuem algum domínio semelhante de informações a respeito de saúde bucal, tendo a maioria das gestantes entrevistadas apontado a cárie e o mau-hálito como os problemas bucais mais conhecidos. No entanto, são poucos os conhecimentos mais específicos relativos ao desenvolvimento e prevenção da cárie enquanto patologia, apenas foi dito pela maioria das entrevistadas que a falta de escovação e higiene são um dos fatores decorrentes para o seu surgimento. Com relação as principais alterações bucais encontradas durante a gravidez, a cárie, o sangramento gengival e o aumento salivar foram os mais relatados, o que confirma referências encontradas na literatura e traz a luz alguns dos incômocodos mais particulares do estado gestacional. É necessário, portanto, que o cirurgião-dentista tenha o dever de orientar e motivar essas pacientes quanto a noções de higiene bucal, pela importância de melhorar o bem estar das gentantes e fomentar a educação famíliar a partir da mãe como agente multiplicador.
Instituição de fomento: PIBIC\CNPq\UEPB
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Saúde bucal; Odontologia; Gestantes.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004