IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
NÍVEIS DE TRIGLICERÍDEOS E DE COLESTEROL TOTAL DE PACIENTES ADULTOS NA PRIMEIRA CONSULTA AMBULATORIAL NO SETOR DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY (HULW)/UFPB - JOÃO PESSOA.
Andressa Barbalho Filgueira 1   (autor)   andressabarbalho@yahoo.com.br
Maria José de Carvalho Costa 1   (orientador)   
Maria Betânia Vale 1   (colaborador)   
Ilka Maria Lima de Araújo 1   (colaborador)   
Tereza Helena Vasconcelos 1   (colaborador)   
Sônia Cristina Pereira de Oliveira 1   (colaborador)   
Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves 1   (colaborador)   
Christiane Carmem Costa do Nascimento 1   (autor)   
Raquel Fernandes Leite 1   (autor)   
Rafaela Lira Formiga 1   (autor)   
1. Depto. de Nutrição, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
INTRODUÇÃO:
Os estudos de Framingham, dos Sete Países e da OMS demonstraram de maneira incisiva o papel da hipercolesterolemia, no desenvolvimento da doença aterosclerótica e recentemente níveis de triglicerídeos elevados foram reconhecidos como um fator de risco independente, segundo documento publicado pelo NCEP, logo o objetivo desse trabalho foi analisar os níveis de triglicerídeos e colesterol total de pacientes na primeira consulta ambulatorial no HULW/UFPB.
METODOLOGIA:
A casuística foi constituída de todos os pacientes que realizaram exames bioquímicos atendidos pela primeira vez no ambulatório de nutrição do mencionado hospital em um período de 12 meses. Todas as análises bioquímicas foram realizadas no laboratório do citado hospital, como parte da rotina do mesmo.
RESULTADOS:
A média do colesterol plasmático total nos pacientes com peso normal foi de 204,3mg/dl, com desvio padrão de 48,1; nos pacientes com sobrepeso foi de 237,1mg/dl, com desvio padrão de 57,8; já em relação a obesidade tipo 1, 2 e extrema os valores médios e os desvios padrões foram 222,4mg/dl, 36,7; 225,6mg/dl, 33,7; 228,7mg/dl, 81,4; respectivamente. Em relação aos triglicerídeos plasmáticos nos pacientes com peso normal o valor médio foi de 193,7mg/dl, com desvio padrão de 134,6; nos com sobrepeso foi de 149,2mg/dl, com desvio padrão de 59,6; em relação a obesidade tipo 1, 2 e extrema os valores médios e desvios padrões foram de 176,7mg/dl, 133,0; 114,0mg/dl, 40,2; 211,7mg/dl, 120,5; respectivamente.
CONCLUSÕES:
Os grupos de pacientes com IMC classificados com sobrepeso e obesidade apresentaram valores elevados de colesterol total em relação aos pacientes com IMC normal. Observando-se os valores médios de triglicerídeos dos pacientes com IMC normal e com obesidade extrema estes foram elevados quando comparados aos valores de referência para esta variável bioquímica. Recomenda-se, portanto medidas de intervenção mais eficazes para estes grupos, com destaque para a população com peso normal, grupo que apresentou valor muito elevado, de triglicerídeos.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Colesterol; Triglicerídeo; Estado nutricional.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004