IMPRIMIRVOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ESCOLAS AGROTÉCNICAS
Kelma Maria Nobre Vitorino 1   (autor)   kelma@ifrnet.com.br
Clêidida Barros de Carvalho 1   (autor)   cleididacarvalho@bol.com.br
Noely Marques Ferreira 1   (autor)   
Caio Miler Malta de Souza 1   (autor)   
Aécio José Araújo Passos Duarte 1   (autor)   
Railton César Azevedo Alves 1   (autor)   
Márcio Trindade Almeida 1   (autor)   
Antonio Sousa Silva 1   (autor)   sousaantonio@bol.com.br
Francisco Harley de Oliveira Mendonça 1   (autor)   
Marcos Antônio Marques de Brito 1   (autor)   
1. Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim - EAFSB
INTRODUÇÃO:
A conjuntura atual que vivemos e a crescente conscientização da sociedade, demonstram uma preocupação cada vez maior com os resíduos sólidos gerados e com a possibilidade de reaproveitamento e reciclagem dos mesmos.

As escolas que ministram cursos de educação profissional não podem se limitar apenas ao aspecto da produção, é necessário que as tecnologias adotadas sejam ecologicamente corretas e que os resíduos gerados tenham um destino final adequado. Afinal, essas unidades são formadoras de futuros profissionais e servem de modelo para a comunidade em geral, sensibilizando os administradores públicos e privados da necessidade do gerenciamento dos resíduos para melhoria da qualidade ambiental.

No contexto da educação tecnológica brasileira, as instituições que ministram cursos de agropecuária estão presentes nos sistemas de ensino Federal, Estadual e Municipal. Essas escolas apresentam em sua estrutura, unidades técnico-pedagógicas e administrativas como salas de aulas, laboratórios, refeitório, vestiários, residências e unidades educativas de produção: agricultura, zootecnia, cooperativa, agroindústria e mecanização.

O trabalho efetuado nessas Instituiçõess gera elevada quantidade de resíduos. Diante desse quadro surge a necessidade de que seja proposto um plano de gestão integrada de resíduos sólidos da Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim (EAFSB), contribuindo para a definição de técnicas de manejo, reaproveitamento, reciclagem e disposição final dos resíduos.
METODOLOGIA:
Inicialmente foi desenvolvido um projeto de quantificação e caracterização dos resíduos sólidos gerados em cada setor da escola, distribuídos do seguinte modo:

- Refeitório
- Residências
- Prédios administrativos e pedagógicos, cantina, oficina e alojamentos.
- Unidades Educativas e de Produção (UEP`S) de Agricultura, Zootecnia e Agroindústria.

A amostragem foi efetuada considerando-se o tipo de trabalho desenvolvido em cada setor.

Nessa segunda etapa do trabalho, através de artigos técnicos e conhecimentos gerais foram discutidas formas alternativas para o reaproveitamento e reciclagem dos resíduos gerados, buscando-se economia financeira, redução de impactos ambientais e promoção de atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Considerando que a gestão integrada de resíduos envolve geração, manejo, coleta, tratamento e disposição, dando a cada tipo de resíduo, atenção especial, foram analisados as quantidades e tipos de resíduos gerados em cada setor e as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem dos mesmos nos próprios locais de origem, diminuindo assim a quantidade de lixo disposta para a coleta municipal. Os Materiais não reaproveitados ou reciclados na origem serão enviados para o Núcleo de Reaproveitamento e Reciclagem (NRR) da EAFSB, com venda do excedente.
RESULTADOS:
Nas residências, a matéria orgânica é aproveitada como complemento alimentar de aves caipiras ou enviada para compostagem. Embalagens de ovos serão reutilizadas na cooperativa.

Nos prédios administrativos e pedagógicos, a pouca matéria orgânica, não era encontrada apenas na área da cantina, sendo inviável coletá-la separadamente. Na cooperativa, ovos quebrados e hortaliças não comercializadas serão enviados para alimentação de suínos.

Resíduos orgânicos do refeitório e da agroindústria são aproveitados na alimentação de animais das unidades zootécnicas. Evitam-se, sobras da limpeza de frangos, que serão enviadas para a esterqueira. Ossos serão calcinados com os do abatedouro e as cinzas serão utilizadas na agricultura.

Na Agricultura, embalagens de agrotóxicos serão enviadas ao local de compra para devido destino final. Restos vegetais serão enviados para alimentação dos animais ou transformados em adubo.

Na zootecnia, animais mortos e embalagens de pintos são incinerados ou enviados para a vala séptica. Agulhas com defeito serão acondicionadas em recipiente rígido e destinadas à vala séptica. Embalagens de vidro ou plástico, serão reutilizadas em laboratórios da EAFSB. Embalagens de papel e papelão são aproveitadas para acendimento de campânulas. A irrisória quantidade de metais será enviada para coleta municipal. Sacos de náilon serão reutilizados na fabrica de ração. A cama de frango será aproveitada para alimentação de suínos ou produção de adubo.
CONCLUSÕES:
A discussão e elaboração do plano de gestão integrada dos resíduos sólidos da escola demonstrou a possibilidade de promoção da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável nos projetos pedagógicos e de produção desenvolvidos na instituição.

O reaproveitamento e reciclagem de resíduos de forma integrada nos vários setores propiciará o ensino, aos educandos e demais membros da comunidade, de práticas economicamente rentáveis e ambientalmente corretas.

A redução da quantidade de lixo disposta para a coleta municipal evitará o descarte inadequado de uma quantidade considerável de resíduos no lixão da cidade.

Para a implantação do plano de gestão deverá inicialmente ser desenvolvido um projeto de educação ambiental para informar e sensibilizar os servidores e alunos sobre as ações a serem implementadas.

Durante a execução do mesmo deverão ser observadas as quantidades de resíduos encaminhadas para as diversas unidades de reaproveitamento e reciclagem, bem como a quantidade de rejeito resultante para a coleta, a fim de avaliar o trabalho desenvolvido.
Palavras-chave:  GESTÃO; RESÍDUOS SÓLIDOS; RECICLAGEM.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004