IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
CONDICIONAMENTO DE TURFA COM CASCA DE ARROZ CARBONIZADA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE Matricaria recutita.
Rejane Cristina Roppa Kuss 1   (autor)   rkuss2003@yahoo.com.br
Rogério Antônio Bellé 2   (orientador)   
Samuel Roggia 3   (autor)   sr_roggia@yahoo.com.br
1. Pós-graduanda do Depto de Engenharia Agrícola, UFSM, Santa Maria/ RS
2. Prof. Dr. do Depto. de Fitotecnia, UFSM, Santa Maria/ RS
3. Graduando do Curso de Agronomia, UFSM, Santa Maria/ RS
INTRODUÇÃO:
A Matricaria recutita vulgarmente conhecida como camomila, maçanilha ou matricaria, é uma planta anual herbácea da família Asteraceae, originária da Europa e aclimatada ao Brasil. É uma planta medicinal e aromática que tem por constituinte principal um óleo essencial de ação antiinflamatória e bacteriostática, o camazuleno. O uso de plantas para fins farmacológicos requer um produto de qualidade e isento de produtos químicos como herbicidas e pesticidas. O plantio com o uso de mudas, e não diretamente no campo, é uma alternativa de manejo que facilita o controle manual de plantas invasoras, eliminando o uso de herbicidas. O cultivo de mudas de camomila em bandejas, requer um substrato estruturado, que proporcione uma boa consistência de torrão, tenha boa fertilidade além de um equilíbrio entre aeração e capacidade de retenção de água. A turfa é um substrato que atende parte dessas características, onde o principal inconveniente está na sua alta retenção de água e no custo. O uso de casca de arroz carbonizada como condicionante é uma alternativa que proporciona uma melhoria da aeração dos substratos e ao mesmo tempo reduz o custo de produção das mudas. Além da sua fácil obtenção é uma forma de dar um destino adequado aos resíduos agroindustriais das regiões produtoras de arroz. O presente trabalho teve como objetivo testar a viabilidade da produção de mudas de qualidade de camomila com a adição de diferentes proporções de casca de arroz carbonizada ao substrato turfa.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido em casa de vegetação, no Setor de Floricultura do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria, no período de maio a agosto de 2002. O Delineamento Experimental foi em blocos ao acaso, com quatro repetições (bandejas de 288 alvéolos). Os tratamentos testados foram: turfa (substrato comercial Turfa Fértil ®, TF) pura e em mistura com casca de arroz carbonizada (CAC), nas seguintes porcentagens volumétricas: 20, 40, 60 e 80 % CAC. Foram avaliadas dez plantas por bloco. A cultivar de camomila é de origem alemã, e se caracteriza por apresentar um crescimento fortemente rosetado, porte baixo e as inflorescências não apresentam flores liguladas. Foram semeadas 3 a 5 sementes/alvéolo em bandeja de polietileno preto de 288 alvéolos. Três semanas depois as plantas foram desbastadas ficando uma planta/alvéolo. O método de irrigação utilizado foi a subirrigação, sendo que a fertirrigação era por aspersão, com solução nutritiva na concentração de 100 mg.L-1 de N, duas vezes durante o ensaio. As mudas foram avaliadas dez semanas após a semeadura. As variáveis avaliadas foram: massa verde, número de folhas, consistência de torrão (nota um sem consistência, nota cinco consistência máxima), massa seca total, massa seca da raiz e comprimento foliar. Os dados avaliados foram submetidos à análise estatística pelo software SOC/NTIA, e as médias foram comparadas pelo Teste de Duncan a 5 % de probabilidade.
RESULTADOS:
Observa-se que a massa verde total decresceu com o aumento da porcentagem de CAC na mistura, não havendo diferença significativa entre o cultivo com TF e TF com 20 % de CAC. Para o número de folhas o cultivo de camomila em TF foi o melhor tratamento seguido de TF com 20 % de CAC e de TF com 40 % de CAC. O menor número de folhas foi obtido com TF com 80 % de CAC. Para o parâmetro consistência do torrão não houve diferença significativa entre nenhuma das misturas testadas, sendo que todas as misturas apresentaram uma boa consistência de torrão, pois essa foi beneficiada pelo denso sistema radicular da espécie. Já, a massa seca total seguiu a tendência de decrescer com o aumento da porcentagem de CAC na mistura. Para esse parâmetro o cultivo em TF foi superior aos demais tratamentos, seguido de TF com 20 % de CAC e TF com 40 % de CAC, ao passo que para a massa seca da raiz não houve diferença significativa entre todos os tratamentos. Para o comprimento foliar o cultivo com TF foi o melhor tratamento, seguido pelos tratamentos TF com 20 % de CAC e TF com 40 % de CAC, sendo que o menor comprimento foliar foi obtido com o tratamento TF com 80 % de CAC. Os tratamentos com maiores porcentagens de CAC como TF com 60% e TF com 80 % de CAC, não mostraram bons resultados por reduzir a quantidade de nutrientes disponíveis às plantas e por aumentar muito a drenagem reduzindo conseqüentemente a capacidade de retenção de água dos substratos.
CONCLUSÕES:
A análise dos resultados confrontados com o aspecto visual das mudas, leva a concluir que é viável a adição de até 40 % de casca de arroz carbonizada ao substrato turfa (Turfa Fértil®) sem comprometer a qualidade das mudas de Matricaria recutita.
Palavras-chave:  camomila; substrato; massa seca total.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004